Registrar a marca, para alguns, parece super simples, afinal é só entrar no site do INPI, que é de acesso público e lá fazer seu protocolo de registro de marcas. Mas a pergunta que não cala: você conhece todas as normas e leis que regem o assunto? Conhece todos os manuais do INPI?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Para outros, é um bicho de 1000 cabeças, quase um E.T. mutante!! Brincadeiras à parte, Registro de Marcas é algo muito sério, pois é o nome da SUA empresa ou do seu cliente, e ali você pode causar vários estragos, que vão desde perder seu nome e ter que entregar para terceiros um nome, uma marca consolidada, onde investiu muito dinheiro e esforço para ter respeito do cliente e ser indicada de olhos fechados.
Fora disso, pode sofrer processos judiciais de danos morais e materiais onde a indenização pode ser uma pequena fortuna! Ou seja, a marca tem que ser original, não pode imitar terceiros.
Apesar da brincadeira (e criatividade), devemos sempre ser autênticos na criação da nossa marca! Originalidade é um diferencial e faz com que sua marca se destaque das demais e com que você consiga efetivamente o registro de sua marca.
O INPI veda marcas iguais ou semelhantes a marcas que já gozam da proteção do registro junto ao INPI, e aqui valem várias regras a serem observadas como marcas de alto renome e marcas notoriamente conhecidas. Em termos bem simples e leigos, a marca não pode “causar confusão” na mente do consumidor, do terceiro. Tem que ser distintiva, original, ou seja, somente sua!!
Então, ao criar sua marca, use a sua imaginação e lembre-se de registrá-la para ninguém roubar sua ideia!
Embora curto o texto, aqui ficam várias indagações para você que está prestes a consolidar uma nova marca, ou que já tem e não possui o registro, ou seja, na verdade somente usa a marca, mas ela não é sua!!
Sempre se instrua antes de investir em divulgação e consolidação se essa marca pode ser registrada, pode ser sua!!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|