Como escolher uma logomarca?


logomarca

Recebo diariamente consultas de registros de marcas que, infelizmente, não podem ser feitos junto ao INPI.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Claro que quando abrimos nossa empresa, ou sejamos profissionais liberais, queremos que nosso nome seja algo que gostamos, tenha uma logomarca de impacto e que traduza o que pensamos, mas temos que ter cuidados, pois a normativa impede registro de vários símbolos e termos. logomarca

O primeiro erro que vejo muito é inserir em logomarcas expressões populares, ditados, ou seja, partes que não podem ser registradas, sempre precisamos confirmar antes de gastar em fazer uma logo e criar toda uma identidade visual.

Nomes iguais não podem ser registrados, ou seja, já tem registro, e similares também. De forma simples podemos falar que nomes que confundem a cabeça do consumidor e que não sejam fáceis de distinguir quem é uma marca e quem é outra, não poderão ser aprovados. E aqui entende-se tanto na parte da grafia, como da sonoridade da marca.

Continua após a publicidade

A logomarca tem que ser coerente com o nome da marca. Exemplo: “Icaro pet shop amigo”. Se sua logomarca não for só uma imagem, quiser escrever, terá que escrever o mesmo que está no extenso, na parte escrita. Imagem e nome tem que ser consonantes.

Cor é algo muito importante também quando for desenvolver sua logo marca, pois as cores nos trazem sentimentos, e quem atua na parte específica de criação, de identidade visual deve saber isso, tem cores que nos trazem determinados sentimentos ou que nos remetem a alguns campos de atuação.

Mas Carmem, o que isso tem a ver com Registro de Marcas? Tem sim, pois quando você protocolar seu pedido junto ao INPI, e espera-se, tenha o deferimento e seja “dono” dessa marca, você conviverá com ela e mais importante que tudo, seu público também. O Registro é para isso, para resguardar seu direito e que ninguém copie você, que ninguém possa roubar sua marca.

Visto isso, você com certeza quer uma marca que tenha a aceitação de seu público, que traduza uma imagem consonante com seu produto ou serviço e que vire inesquecível. 

Para isso terá que se preocupar com tudo que falamos acima, afinal, sua marca será o futuro da sua empresa, será como você vai ser conhecido e indicado.

O que seria o Mc Donald’s hoje em dia se tivesse que trocar o M e se passasse a ser  azul por exemplo? Sua identidade visual te acompanhará para sempre! Pense nisso antes de criar uma.

Fotos colunistas Carmen Mosteiro - 40EMAIS

Carmem Mosteiro

Eu sou Carmem Mosteiro Sixto, especialista em Registro de Marcas e Direito Autoral e vou te ajudar a entender mais sobre esse tema!

Estréias nos cinemas em 21 de Novembro

Estréias nos cinemas em 21 de Novembro

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

five × 3 =

Scroll to top
Assine