O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. marca
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
O objetivo do artigo desta semana é tranquilizar a todos que recebem ligações, emails, cartas, boletos informando que são do INPI e que :
- Alguém quer registrar sua marca mas como você tem prioridade estamos ligando para verificar se quer que entremos com o processo primeiro.
- Você tem que pagar este boleto para publicação de seu pedido
- Alguém já está registrando sua marca.
Estas e várias outras argumentações são usadas por empresas, algumas existentes de fato e outras não, como argumento para vender o serviço de registro de marcas junto ao INPI. Dito isso, INPI NÂO liga pra ninguém, NÃO manda email pra ninguém, nem emite boletos e envia por correio, NÃO CAIA NESSA!!
Nunca pague emails que chegam pelo correio!!! Vai perder seu dinheiro, INPI não expede boletos e não autoriza ninguém a isso. Procure um profissional de confiança na área.
Sou procurada por muitos que recebem ligações, emails nesse teor acima e que ficam desesperados por essa argumentação que para mim é anti ética, pois você está forçando o cliente a fechar o serviço com você na base do “susto” como eu falo.
O Registro de marca é feito pelo interessado ou seu procurador junto ao INPI e quem primeiro protocola tem o direito de preferência. Lógico que dentro da normativa existem vários detalhes que podem ocasionar o deferimento (aprovação) ou não deste pedido. Sim, há casos dentro da normativa que se você tem a marca a mais tempo, comprova e o outro não comprova este uso, você terá o direito, mas são as questões legais que somente quem conhece a Lei a fundo pode lhe orientar.
O processo é moroso e demora de 9 meses a 24 meses, de acordo com a tramitação do INPI e as ocorrências no processo.
Mas o objetivo de hoje é : não caia em ligações e emails, NÃO FAÇA nada por coação, sem pensar, sem analisar com quem está tratando, em quem está depositando o investimento de assessoria no registro de marcas junto ao INPI e principalmente a condução do seu bem maior!! A marca que seus clientes te procuram, conhecem e confiam!!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|