O nosso ordenamento jurídico, nossas Leis, não impedem que tenhamos marcas com palavras em outros idiomas , sejam quais forem. Porem cuidado, algumas regras tem que ser observadas, seja em que idioma for!!! marca
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Pela norma, não podemos registrar nomes que já tenham proteção do registro, que sejam semelhantes a ponto de causar confusão entre as marcas e também que tenham na logo símbolos protegidos por lei, brasões federais, estaduais e municipais, monumentos, bandeiras, desenhos que remetam a algo fálico. Ou seja, quando colocar o nome com termos estrangeiros, cuidado com a tradução, pois ela será exigida na hora do registro, e cuidado com imagens que contenham os itens acima citados, serão indeferidos.
Tivemos um registro cujo nome era viável, porém na logo tinha um desenho que remetia lembrança ao órgão reprodutor masculino, o que logico seria indeferido, orientamos o cliente e procedeu alteração de forma que não configurava algo fora da norma, mas atendia aos desejos da marca. Estes cuidados são essenciais para o inicio de um processo de sucesso de registro de marcas.
- Nomes que já foram indeferidos no INPI, como exemplo: Fuck de Fashion Pra Puta que pariu, baseado, entre muitos outros que não foram aprovados no crivo do INPI.
Há muitos outros itens que devem ser observados para evitar o indeferimento de seu processo de pedido de registro de marcas.
Vale lembrar ainda que as buscas devem ser feitas de forma criteriosa, dentro da Classe NICE, ou seja, segmento de atuação da empresa, e que respeito todas normas que dispõem sobre o assunto.
Se formos elencar os casos de marcas vetadas, teremos vários capítulos e muitas risadas, pois a criatividade humana é incrível e alguns registros, são dignos de serem artigos de revista.
Sua marca é seu maior bem, é quem te representa junto ao seu cliente, cuidado para não registrar algo que causará repulsa ou inibirá o cliente. Marca é pra sempre!!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|