A Noite


noite

Buenossss.

‘Você é o que faz,

Se você faz o que quer à noite’.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Quem me conhece sabe que sempre fui, sou e serei da noite. Passei infância e adolescência acordando cedaço, porque meu velho pai Joaquim (eeêe), talvez intuindo essa minha vocação noturna, me matriculava todo ano no período da manhã. Estudei a vida inteira em escola pública, num tempo em que a escola pública era forte, antes de ser sucateada por governos inescrupulosos que atendiam e ainda atendem aos interesses da ‘indústria do ensino’. Bueno, mas isso é um outro assunto, sorrrry. 

Voltando, então, só passei pro período noturno quando comecei a trabalhar, aos quinze anos. Seeeempre de manhã, sempre de manhã. Mas nem assim me acostumei a acordar cedo. Porque no que comecei a atuar profissionalmente com música em 1979 e no que fui aprovado em um concurso público para o cais do porto em 1982, veio então a possibilidade de trabalhar à noite, aaaaaaaahh, aí eu me abracei.

E assim tem sido, anos e anos, noites e madrugadas em cima de palcos e conveses.

Continua após a publicidade

‘Eu faço samba e amor até mais tarde

E tenho muito sono de manhã’.

Eis que esses dias fui pra Maceió. A passeio. Fui para fugir da chuva e do frio (que tempo é esse, em Santos?) e descansar a cabeça, um pouco. Levei uma muda de roupa e ele, claro, o violão. 

Então. Sábado passado, cheguei da noitada e estava com um pouco de fome (e sede). Na pracinha em frente à pousada onde me hospedei, havia um trailer que servia espetinhos, aqueles de sempre. E cervejas.

Ali fiquei, uma caixa de som tocando um monte de coisas boas e ruins. Conheci um cara bacana que trajava a camisa do CRB, ele havia sido músico profissional, ficamos conversando. Foi quando tive a ideia (e a vontade) de buscar o violão no quarto. Voltei, o rapaz gente boa do trailer desligou a caixa e ficamos cantando e tocando na madrugada de Maceió, sem profissionalismos, sem obrigações, a Lua no céu, bêbados, que bom.

Eu, Luiz, ainda que tão triste pelas tantas pessoas que se foram e estão indo nessa pandemia louca e vendo o país mergulhado na estupidez e na ignorância, consegui estar tão próximo de ser feliz. 

Realmente, só a noite é capaz disso.

Inté, besos a todes.

Fotos colunistas Luis Claudio - 40EMAIS

Luiz Claudio de Santos

Compositor, cantor, violonista e contrabaixista, Luiz Cláudio de Santos nasceu em Santos/SP. Está na estrada há mais de 40 anos, trazendo mais de 200 composições próprias na bagagem.

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Gestão de Qualidade em Empresas de Turismo!

Será que as salsichas são feitas de jornal?

Será que as salsichas são feitas de jornal?

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

A Revolução da Inteligência Artificial na Produção Musical

Birdwatching na Baixada Santista! Será?

Birdwatching na Baixada Santista! Será?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • IAP Propaganda

    IAP Propaganda

    Design e Marketing Digital. 20% de Desconto para assinantes.

3 Comentários

  1. Rosali Toledo23 de outubro de 2021

    A noite fez com que muitos de nós tornassemos.amigos , você mais do que ninguém sabe disso. A sua crônica falou do seu tempo e do tempo de duas cidades a beira-mar. Da Música que está impregnada na sua alma. Guarde todos os seus escritos para transformá-los em um livro. Salve Negron poeta, escritor, compositor, cantor, que sempre me ajudou a viver mais feliz.

    Responder
  2. Barbara Santos29 de outubro de 2021

    Sensacional essa sua passagem ! E sao esses pequenos momentos de felicidade é que fazem a vida valer a pena! 🙂 (mas os meus momentos coleciono de dia hehehe)

    Responder
  3. Selma Bizon30 de outubro de 2021

    Me senti em Maceió, agora, virando a madrugada bêbada e cantando com vocês. Que bom!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 17 =

Scroll to top
Assine