O futuro do futebol brasileiro com a SAF

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

SAFEm 21 de julho, tive oportunidade de conversar com Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, para o canal Só Esportes. Naquela noite, ele participou de evento organizado pelo LIDE Litoral Paulista, no Clube XV, em Santos.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Na pauta principal, a mesma do evento, falamos de SAF (Sociedade Anônima do Futebol), criada pela Lei 14.193/2021 e promulgada em 6 de agosto do ano passado. É a que permite que os clubes de futebol sejam transformados em empresas.

O clube mineiro, presidido por Sérgio, abriu esta porteira, que vai sendo seguida em outras agremiações, assim que aprovadas pelos respectivos Conselhos Deliberativos. E ele deixou claro que a SAF não pode ser considerada uma salvação para todos os clubes.

“Não é a salvação. É para alguns clubes, como o Cruzeiro, que passou por problemas políticos, necessidade de colocar dinheiro rápido e engenharia financeira, mas é um grande passo para a profisionalização do futebol brasileiro, que é necessária ser feita e que vai gerar boas consequências no futuro”, afirma. “Tem muita gente que quer um financiador e não um investidor”, emenda.

Continua após a publicidade

Dentro desse aspecto, outra confusão que tem de ser desfeita – e é comum entre torcedores – é que SAF é sinônimo de dinheiro fácil. “Vai lá no Cruzeiro pra você ver se é fácil”, disse, rindo. “Existem modelos diferentes, claro. No Cruzeiro, é um modelo bacana trazido por uma pessoa que, além de ser conhecida e ter prestígio, veio para fazer gestão e modelo sustentável”, argumentou Sérgio, referindo-se ao atacante Ronaldo Fenômeno, um dos líderes do penta mundial da Seleção em 2002 e lançado pelo Cruzeiro.

O presidente do clube mineiro não recomenda que se atrele o resultado desportivo ao sucesso da gestão. “É o médio e longo prazo que vão dizer isso”, afirma, lembrando das situações de Vasco e Botafogo, outros clubes atualmente regidos por SAFs, mas de características diferentes e com situações em campo igualmente distintas.

Sérgio Santos Rodrigues também acredita que a SAF contribui para que uma nova tentativa de criação de Liga entre os principais clubes brasileiros possa ser melhor sucedida. Há duas em desenvolvimento e arregimentando integrantes: a Libra (a que estão Cruzeiro e Santos, por exemplo) e a Forte Futebol (um dos integrantes é o Atlético/MG).

“São coisas que caminham juntas, por mais que não seja necessária uma coisa para a outra. A chegada de novos atores é fundamental para mostrar estruturação, atuando junto aos clubes e à própria mentalidade deles, de forma a mostrar como o dinheiro chega. O momento tem que ser agora. O atual contrato vence em 2024. Os clubes têm de se estruturar”.

A íntegra da entrevista que fiz com o presidente do Cruzeiro, antes do evento promovido pelo LIDE Litoral Paulista, está disponível no canal Só Esportes. Eis o link:

 
mudancas

Por que resistimos tanto as mudanças?

sanduíche

Até mesmo um sanduíche pode ter o valor nutricional adequado

Amadeus

Amadeus: Uma Jornada pela Genialidade e Intriga Musical

música

Mudança e Transformação – a música como bússola durante o caos

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Bradia

    Bradia

    Gráfica e Design. 10% de Desconto para assinantes.

Mais nessa Coluna

Ted Sartori

Conheça a Coluna de Ted Sartori
Eu nasci em Santos no dia 23 de fevereiro de 1979. Trabalhei de 2003 a 2018 nos jornais A Tribuna e Expresso Popular. Fui repórter setorista do Peixe por mais de quatro anos, viajei para vários países em função do time e, mesmo fora da cobertura diária do clube, continuei colaborando bastante na cobertura. Entre 22 de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2020, fui um dos subeditores do Santaportal, integrante do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Desde 4 de maio de 2021, integro a equipe do Portal e Revistas Mais Santos. Tenho um acervo de vídeos (em diversos suportes), revistas, jornais e muitos itens de memorabilia, tudo ligado à memória do esporte (futebol, em especial) e da TV, que você pode conferir no www.youtube.com/user/Arquivos1000. Também mantenho o www.youtube.com/c/S%C3%B3EsportesOficial, em parceria com o amigo e também colunista do 40eMais, Anderson Firmino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Scroll to top