A expectativa não era das maiores, confesso, a respeito do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022. E não só minha. Era quase voz corrente, exceto na palavra deste ou daquele torcedor mais fanático.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
As divisões de base do Peixe passaram por muitas mudanças no último ano e não parecia conveniente apostar nos garotos santistas na final da competição, apesar das superações que o clube está acostumado a mostrar.
Enganei-me redondamente. Os meninos foram avançando, mostrando evolução a cada jogo, superando as dificuldades e chegaram à decisão diante do Palmeiras, este, sim, um favorito com todas as letras, em razão de um trabalho feito há muito mais tempo.
O local da decisão foi bastante questionado pela torcida e diretoria do Peixe. Afinal, já não bastava torcida única palmeirense – fruto de medidas antigas contra a violência presentes no Estado de São Paulo – e o palco ainda seria o Allianz Parque, casa do Verdão. Por outro lado, não houve dúvida a respeito do domínio palmeirense na partida.
Levar três gols em 15 minutos é prova inquestionável de que a taça já tinha dono. E ainda houve a quarta bola na rede na etapa final. E poderiam ter acontecido tantas outras – uma, inclusive, anulada corretamente por impedimento -, tamanho o poderio dos jogadores alviverdes, que defendiam e atacavam como profissionais.
O título não veio, mas fica a perspectiva de um futuro promissor, ainda com pontos a serem lapidados e a certeza de que esta decisão da Copinha não será a única nas trajetórias de Diógenes, Jair, Derick, Lucas Pires, Weslley Patati, Rwan Seco e outros tantos integrantes deste elenco.
Costuma-se dizer que, no Santos, a base salva. Prefiro dizer que ajuda a salvar. Diante disso, boa sorte aos meninos!
MAIS NESSA COLUNA
Ted Sartori
Jornalista nascido em Santos em 1979, com extensa carreira na cobertura esportiva, especialmente do Santos FC, atuando em veículos como A Tribuna, Expresso Popular, Santaportal, e Portal Mais Santos.
Leia Também
![]() |
|