O feriado do Dia do Trabalho, 1/5, cair num sábado parece até piada de mau gosto, né? Mas depois de mais um lockdown, até o ato de trabalhar ganhou novo peso e, porque não dizer, merece ser muito celebrado.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Afinal, diante dos 14,4 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do IBGE, estar empregado é tão desafiador quanto ficar livre do coronavírus.
Pra mim, o dia primeiro de maio sempre foi dia de trabalhar e receber um pouco mais! Ninguém queria estar no plantão da redação esse dia, principalmente quando emendava com final de semana. E eu sempre me dava bem, substituía algum editor e o holerite vinha lindo no final do mês. Ô saudade de um holerite!
No primeiro de maio de 2008, esse feriado ganhou outro sentido pra mim, outra cor e um valor que não se converte em dinheiro, pois meu primeiro filho, Lucas, nasceu. Não tive trabalho de parto, mas ganhei um novo ofício da noite para o dia: ser mãe. Ah, e esse não tem folga, nem paga hora extra e muito mesmo dá direito à férias!
Bem, acho que já mostrei o quanto essa data é marcante pra mim, seja pelo presente que completa 13 anos neste 1/5/2021, ou pela certeza de que o trabalho sempre vai me escolher, me cativar, e nunca o contrário.
Já que estamos nessa ode ao trabalho, listei aqui alguns filmes pra te inspirar a olhar de outra forma a labuta nossa de todo dia.
Erin Brockovich – uma mulher de talento
Esse filme do ano 2000 está em alta na Netflix e mostra a dedicação de uma determinada assistente de um escritório de advocacia. Mãe de três, divorciada e tendo que viver com pouca grana, ela começa a investigar os problemas dos moradores de uma cidade do deserto, descobrindo que a causa é a água contaminada. Nem advogada ela é, mas conseguiu ganhar um processo com indenização de 333 milhões de dólares. Um clássico, nunca fica cansativo e é motivação pura. Só veja, jovem!
Um senhor estagiário
Robert De Niro interpreta Ben, um viúvo aposentado em busca de um novo desafio para voltar ao mercado de trabalho. Ele consegue uma vaga de estagiário num e-commerce de moda feminina, mas logo se torna uma referência entre os colegas de trabalho, tamanha suas experiência e vivência. Além de uma grande amizade, a relação dele com a gestora do local traz ganhos para o próprio negócio. Ele é do tipo caxias, todo certinho, e é bacana ver a troca entre um sênior e um novinho!
O discurso do Rei
Pensa num trabalho de responsa! É o que Lionel Logue, fonoaudiólogo e ator, encara ao ser contratado para preparar o futuro Rei George VI a falar em público. Ele era muito inseguro e gaguejava, mas não dava para um monarca do Reino Unido quase desmaiar de nervoso porque teria que discursar. Além de trazer a segurança e técnica que o futuro rei precisava ter, Logue cria um vínculo de amizade com seu nobre aluno. É verdade esse bilhete, o filme é baseado em fatos reais!
Sully: o herói do Rio Hudson
Nesse filme, não basta o piloto trabalhar, ele precisava evitar uma tragédia com um avião que acabara de decolar. Não sei você, mas eu lembro da cena, nos telejornais e sites, dos passageiros em pé nas duas asas do avião, depois de um pouco de emergência no gélido Rio Hudson. Isso mesmo, o piloto Sully existe de verdade e o filme conta a rigorosa investigação que se seguiu ao acidente. Nem ele podia imaginar, ao bater o ponto, que aquele seu dia de trabalho entraria para a história da aviação!
Aproveite as dicas pra curtir essas histórias que nos mostram quanto o trabalho pode impactar na vida das pessoas!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|