
A morte de Éder Jofre, aos 86 anos, me faz pensar na chance diária que temos, como jornalistas, de estarmos bem perto de lendas – no caso do esporte e do boxe.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Vi Éder pela primeira vez em uma homenagem que fizeram a ele no Brasil Futebol Clube, no bairro da Aparecida, em Santos, ao transferir uma sessão da Câmara Municipal. Fiz uma entrevista para A Tribuna. No registro fotográfico, a mão dele no meu ombro. E eu, sorrindo.
A última ocasião foi em 2019, pelos 83 anos do eterno campeão, em homenagem prestada pela equipe Memorial na Churrascaria Tertúlia, na Ponta da Praia. Estive com o jornalista e amigo de sempre Anderson Firmino pelo canal Só Esportes, além de outros tantos, para este momento muito feliz.
Também assisti ao filme que conta sua trajetória, em sessão especial no Cine Roxy, em Santos. Dez Segundos para Vencer é uma produção ímpar do cinema nacional, de uma qualidade primorosa – quem não assistiu, veja porque vale a pena. O Anderson, por sinal, havia coberto para o canal Só Esportes a presença de Éder no cinema para outra exibição.
Foram 81 lutas, 75 vitórias, sendo 52 por nocaute, quatro empates e duas derrotas. Em sua galeria, estão o tricampeonato mundial de boxe, campeão peso-pena pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), e campeão do peso-galo pelo Conselho Mundial de Boxe e pela NBA (National Boxing Association), posterior Associação Mundial de Boxe (WBA).
Precisa de mais alguma coisa? Só reforçar a alegria por instantes com um campeão!
MAIS NESSA COLUNA
Ted Sartori
Jornalista nascido em Santos em 1979, com extensa carreira na cobertura esportiva, especialmente do Santos FC, atuando em veículos como A Tribuna, Expresso Popular, Santaportal, e Portal Mais Santos.
Leia Também
![]() |
|