Quarenta anos. Quatro décadas. Eu já tenho 44 anos. Quatro décadas e quatro anos. Mas aquela final chegou aos 40. Quarentou
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Naquela tarde de domingo, 29 de maio de 1983, eu tinha 4 anos. Serei sincero: não me lembro de nada. Não acompanhava o futebol como passei a fazê-lo tempos depois. E ainda era bem criança.
Uma semana antes, Santos e Flamengo começavam a decidir o título brasileiro no Morumbi. O Peixe levou a melhor: 2 a 1. Pita e Serginho Chulapa marcaram para o Alvinegro. Só que Baltazar usou a cabeça e descontou para o Rubro-Negro.
Aquele gol do artilheiro de Deus atrapalhou as pretensões do Santos para o segundo jogo no Maracanã. E fica mais difícil ainda ter pretensões depois de sofrer um gol com menos de um minuto, de Zico, seu último antes de partir para vestir a camisa da Udinese, da Itália? Fez 40 anos!
Como o Peixe seguiria adiante depois de um pênalti de Marinho em Pita, reclamado até hoje e que o árbitro Arnaldo Cézar Coelho (será que a regra é clara mesmo?) marcou obstrução? Fez 40 anos!
Como sobreviver à cabeçada de Leandro nas redes de Marolla, depois de cobrança de falta de Zico? Era o segundo gol. E ainda no primeiro tempo. Fez 40 anos!
Como deter aquele timaço do Flamengo que ainda marcou o terceiro, no finalzinho, com Adílio? Fez 40 anos!
Como esquecer aquela briga em que os jogadores do Santos se envolveram, iniciada por Paulo Isidoro no gramado com um fotógrafo, apoiada pela maioria – Serginho Chulapa um deles – e que parecia não acabar nunca? Fez 40 anos!
Teve entrega de taça, o Flamengo chegou ao terceiro título brasileiro e o Santos foi campeão paulista no ano seguinte, em 1984.
Quarenta anos. Quatro décadas. Eu já tenho 44 anos. Quatro décadas e quatro anos. Mas aquela final chegou aos 40. O outro jogo decisivo, o do Paulistão, merece a frase no próximo ano. Só terei de corrigir minha idade para 45 anos.
MAIS NESSA COLUNA
Ted Sartori
Jornalista nascido em Santos em 1979, com extensa carreira na cobertura esportiva, especialmente do Santos FC, atuando em veículos como A Tribuna, Expresso Popular, Santaportal, e Portal Mais Santos.
Leia Também
![]() |
|