Sapatos são uma paixão para milhões de pessoas, certo? E que tal aprender a limpar e conservá-los da maneira correta para que durem mais? Prontas? Então vamos lá:
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Dicas gerais:
- Pés e sapatos sempre bem limpos e secos
- Nunca guardar os sapatos sujos
- Deixar arejar algumas horas antes de limpar
- Paninho limpo e seco para tirar a poeira
- Separe uma esponja dupla face para a limpeza: parte áspera para limpar a sola e a parte macia para limpar por dentro e por fora
- Sempre secar à sombra
- Evitar usar o mesmo calçado por 2 dias seguidos, pois os pés transpiram. O uso contínuo pode causar o terrível “chulé” (e não queremos isso, certo?)
- Para evitar odores desagradáveis use talco ou spray antisséptico. Outra opção é polvilhar bicarbonato de sódio dentro dos sapatos (absorve umidade e neutraliza odores)
- Nas sapateiras, use saquinhos de tule com canela em pau, bola de cedro ou cravo da índia (neutraliza odores e espanta insetos, como traças)
- Evite o uso de caixas de papelão para organizar os sapatos. Além de reter umidade, a celulose é alimento de traça. Prefira caixas de plástico ou saquinhos de TNT. Botas devem ficar com o cano sempre reto para não deformar (use “macarrão” de piscina)
Camurça/Veludo:
Faça a limpeza usando uma escovinha com cerda de metal ou palha de aço (sempre no mesmo sentido/direção). Para retirar possíveis fiapos, utilize um pano limpo e seco.
Manchas: em cores claras, utilize borracha escolar branca para remover. Proceda com a limpeza.
Lama: espere secar e limpe normalmente.
Manchas antigas: escovinha com água morna (último caso).
Chinelos:
Quanto mais claro, maior a chance de encardir. O ideal é manter os chinelos sempre limpos. Uma ótima alternativa é lavá-los durante o banho. Água morna e sabão podem ser o suficiente para mantê-los limpos. Se estiver muito sujo, lave-os com escova macia, água e sabão/detergente neutro.
Couro:
A limpeza do couro deve ser feita apenas com um pano limpo e seco.
Hidratação (ideal a cada 3 meses. Depende da frequência de uso e o local onde mora): passar um hidratante de couro com ajuda de um pano. Esperar secar e pronto!
Em caso de mofo, esfregue as manchas com vaselina líquida, glicerina ou vinagre de álcool branco. Finalize com pano limpo e seco.
Galochas:
Sujeira leve: esponja úmida com detergente neutro. Lave a esponja e passe novamente para retirar os resíduos.
Sujeira impregnada: misture 1 colher de bicarbonato de sódio em ½ xícara de água morna e passe com uma esponja macia. Em seguida lave com água e detergente neutro.
Pantufas:
Em geral podem ser lavadas na máquina, mas a limpeza manual, com água e sabão neutro, preserva melhor.
Rasteirinhas/Sandálias:
Sujeira leve: pano limpo e seco. Precisa limpar? Pano úmido com detergente gente, passe outro para tirar o resíduo e finalize com pano limpo e seco.
Tênis:
Não deixar meia usada dentro do tênis para evitar mau odor. Lavar em água corrente com uma escova macia. Utilize água fria e sabão/detergente neutro. Não utilizar água sanitária e/ou alvejantes. Não colocar na máquina de lavar e secar.
Verniz:
Limpar com pano limpo e seco.
Para evitar riscos entre um pé e outro do sapato, proteja-os com meia de nylon na hora de guardar.
Gostou? Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários.
Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?
Bjoks e até a próxima
https://linktr.ee/organizeeharmonize
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|
Tati adoro todas suas dicas. Na próxima semana gostaria de dicas de como conservarem guardar bolsas e malas diversas. Sempre tenho dúvidas principalmente em como limpar e tirar manchas de bolsas de couro.
Obrigada 🙂
Amei as dicas principalmente, sobre como conservar calçados de couro. Obrigada!
Adorei as dicas, valiosas! Agradeço!