É desafiador administrar um lar, uma família, a rotina doméstica, trabalhar fora e ainda ter que cozinhar, não é mesmo? Por isso estou aqui para te ajudar a ganhar tempo na tarefa de cozinhar, basta planejamento. Com as dicas abaixo, tenho certeza de que você ganhará muito tempo durante a semana, sem ter que cozinhar todos os dias ou perder tempo pensando no que comer. E claro, economizará muito dinheiro, pois sua lista de compras será mais assertiva e sua família diminuirá o consumo de refeições prontas em restaurantes e aplicativos.Cardápio
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Vamos lá?
- Faça uma lista com a quantidade de refeições que sua família consome. Exemplo: uma família com 3 pessoas que consomem 4 refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Vamos considerar que a semana seja de 6 dias (considerando o domingo livre). Seriam então: 18 cafés da manhã, 18 almoços, 18 lanches e 18 jantares.
- Cada família tem um perfil, adapte essas dicas de acordo com a realidade da sua. Se sua família come o mesmo prato no almoço e no jantar, serão 18 pratos a menos para considerar na sua lista.
- Para quem não gosta de comer o mesmo prato no almoço e no jantar, aconselho a aproveitar a mesma proteína, porém feita de forma diferente. Exemplo: fez strogonoff no almoço, use uma parte do frango, desfie e faça uma torta ou uma sopa para o jantar. [sam_pro id=0_41 codes=”true”]
- Faça uma lista de pratos que seja do gosto de todos. Lembre-se de considerar possíveis intolerâncias e alergias. Falta criatividade? O google é excelente para pesquisar pratos deliciosos, práticos e rápidos de preparar.
- Agora é hora de definir o cardápio da semana. Exemplo: segunda-feira carne, terça-feira frango, quarta-feira peixe, quinta-feira carne, sexta-feira frango, sábado massa (aqui coloquei opções genéricas. Quando você for montar o seu cardápio, seja específica: almôndegas, carne assada, frango grelhado, strogonoff, salmão etc.).
- Com o cardápio definido, você pode usá-lo de forma fixa, ou seja, semanalmente. Pode ficar tranquila que sua família não vai enjoar, pois o prato só vai se repetir a cada 7 dias. Caso alguém da sua família goste muito de cozinhar, você pode criar 2 ou 3 cardápios e ir alternando.
- Cardápio pronto, agora é necessário preparar a sua lista de compras da semana. Comprar semanalmente evita o desperdício, você economiza e terá sempre alimentos mais frescos.
- Defina o que sua família vai consumir fresco e o que será congelado. Arroz, feijão e legumes podem ser congelados tranquilamente. O segredo está no preparo, no congelamento, no descongelamento e no preparo antes de servir. Ao contrário do que se pensa, os nutrientes são preservados e fica uma delícia. Ninguém vai desconfiar que estava congelado. [ls_content_block id=”12227″]
- Escolha um dia da semana para preparar todos os congelados da semana.
- No dia a dia, crie o hábito de toda noite separar tudo o que você vai precisar no dia seguinte. Alimentos congelados devem ser colocados na geladeira um dia antes, pois não é aconselhável descongelar alimentos em temperatura ambiente ou no micro-ondas.
- Convide uma amiga para fazer esta tarefa com você. Tenho certeza de que uma dará força para a outra e a criatividade vai ultrapassar barreiras.
Continua após a publicidade
Gostou? Compartilhe com uma amiga!
Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários.
Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?
Abraços e até a próxima
Tatiana França
https://linktr.ee/organizeeharmonize
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|