Basicamente, o que podemos fazer para proteger o nosso organismo de infecções é: manter hábitos de vida saudáveis, como higiene, atividade física e uma boa alimentação. A fim de ajudar você a manter seu sistema imune fortalecido para a mudança da estação e para enfrentar o novo coronavírus, alguns alimentos podem contribuir.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Consuma CEREAIS INTEGRAIS (arroz, macarrão, pão integral, aveia), FRUTAS e VERDURAS cruas: esses alimentos são ricos em fibras alimentares, que ajudam no funcionamento do nosso intestino. Este é um dos principais órgãos do nosso sistema imunológico, sabia? Então, se o seu intestino não está funcionando muito bem, cuide dele. Troque os alimentos refinados pelos integrais e aumente o consumo de frutas e verduras cruas TODOS OS DIAS. Para cuidar do seu intestino, você vai precisar aumentar o consumo de água também!
Alimentos fontes de PROTEÍNAS EM TODAS AS REFEIÇÕES: as proteínas são nutrientes essenciais no bom funcionamento do organismo como um todo. Então, devemos ter atenção e consumir quantidades significativas desses alimentos ao longo do nosso dia, de preferência em TODAS AS REFEIÇÕES. No café da manhã, inclua queijo, leite, iogurte, creme de ricota, ovo, pastas de grão de bico ou de soja, castanhas, extratos de vegetais. Nos lanches, opte também por alimentos desse grupo + frutas (in natura ou secas). No almoço/ jantar, carnes, queijos, ovos, leguminosas, cogumelos etc.
Aumente a VITAMINA D no seu organismo: a vitamina D é importante aliada no sistema imunológico, tendo inclusive pesquisas associando doses elevadíssimas desta vitamina na proteção contra diferentes doenças. Alimentos como ovos, leite e derivados, peixes como salmão, sardinha, fígado (que, aliás, é cheio de muitos nutrientes amigos do sistema imune) e carnes. Mas, a forma pela qual o nosso corpo tem a maior capacidade de “produzir” a vitamina D é por meio dos raios UV, ou seja, tomando Sol. Expor partes do corpo ao Sol diariamente, como braços e pernas, ajuda a elevar os níveis dessa vitamina no organismo.
Consuma alimentos que contenham ZINCO: as ostras são as campeãs em quantidade desse mineral que atua no nosso sistema imune. Mas, calma, se você não come ostras, vários outros alimentos nos ajudam a suprir essa necessidade: carnes bovinas, aves e outras, feijão, sementes de abóbora, chocolate amargo, semente de linhaça (moída), ovos, castanhas e amendoim.
Alimentos ricos em ÔMEGA 3: nos itens anteriores, eu citei vários alimentos que aqui estarão presentes, o ômega 3 é um tipo de gordura que está presente na membrana das células, e ajuda na boa seletividade e funcionamento celular em todo o nosso corpo. Então, veja se você está consumindo alguns desses alimentos diariamente: peixes de forma geral salmão, arenque, sardinha, atum, pescada, óleos de peixes, óleos de linhaça, semente de linhaça (moída), semente de chia, nozes.
Saúde e Abraços!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|