Quem consegue se lembrar de todas as vezes que ouviu essa pergunta e do que respondeu?crescer
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Tenho certeza de que todo mundo já ouviu essa pergunta pelo menos uma vez ao longo da vida.
E quem conseguiu fazer exatamente o que respondeu?
Provavelmente poucas pessoas. Primeiro porque era muito criança, segundo porque as opiniões e as circunstâncias mudam.
|
|
Mas o fato é que ao longo de nossa vida pensamos em fazer várias coisas e nem sempre o plano ou projeto de vida sai como o esperado e por vários motivos:
- Condições financeiras;
- Algum imprevisto;
- As opiniões mudam;
- Motivo de doenças;
- Motivos familiares;
- Circunstâncias aleatórias (que incluem as amizades, namoro, casamento, filhos não planejados e tantas outras).
E isso é ruim?
Num primeiro momento podemos pensar que sim, mas, se pararmos para analisar pode não ser de todo mal.
Vejamos: planos podem ser adiados, o que conta mesmo é o que fazemos para chegar até eles.
Quando temos um objetivo bem forte e a certeza do que queremos o tempo que vai demorar não é o mais importante, mas sim o que vamos fazer para chegar lá.
No caminho entre um sonho e a nossa realidade existe vários obstáculos, que no caso aqui é o que acontece com a nossa vida: Estudamos o suficiente? Tivemos que trabalhar cedo para ajudar em casa? Nos apaixonamos e nos casamos e paramos de estudar por um tempo?
Não importa o motivo, o que importa de verdade é o que estamos fazendo para um dia atingir nossos objetivos, os obstáculos vamos resolvendo ao longo do caminho. Não podemos desistir dos nossos sonhos e sim ir traçando metas para um dia chegar lá.
Quantas pessoas mudam totalmente de profissão, de vida, de país?
Será que foi o destino ou sorte como costumamos ouvir?
Eu tive um professor na faculdade que sempre falava que sorte não existe e sim um trabalho bem-feito, e gosto de me lembrar disso toda vez que vou fazer um projeto. Tento entregar o melhor para surpreender o cliente.
Mesmo que por qualquer motivo fomos obrigados a adiar nossos sonhos e projetos, podemos ir aos poucos, fazendo o que tiver ao nosso alcance para nos prepararmos para a nossa grande realização.
Se teve que parar de estudar faça cursos gratuitos, atualmente da até para aprender um novo idioma pela internet. Procure aprender o máximo de coisas possíveis que vão te ajudar a chegar aonde quer e no final você verá que sabe muito mais do que precisa e está preparada para enfrentar todos os novos desafios que com certeza terá.
Mas, voltando a pergunta lá do início: O que você vai ser quando crescer?
Eu hoje responderia que seria tudo o que eu quiser. Mas posso afirmar que consegui realizar os meus sonhos, tive que adiar muitas coisas, como muitos que conheci, mas nunca desisti, sempre persisti com muito foco e determinação.
E isso é importante: Não importa as dificuldades, os problemas, temos que subir degrau por degrau até chegar no topo e pensar: Foi difícil. Mas eu consegui. Essa frase tem um poder imenso de alívio, de orgulho de nós mesmos, ela carrega tudo que tivemos que enfrentar para chegar aonde queremos, é como se passasse um filme em nossa mente e tudo que passamos e fizemos valeu a pena e faríamos tudo de novo não é mesmo?
Não importa a idade, o importante é não desistir, é se dar uma segunda chance, eu acho o máximo quando vejo pessoas com + de 50, 60, 70 anos e até mais realizando os sonhos de aprender a ler, de fazer uma faculdade, fazer um trabalho voluntário porque agora tem tempo livre, e temos muitos exemplos de pessoas que não importa a idade vai realizar seu sonho de ser advogada, médico, enfermeira e isso é o gostoso da vida, é viver em busca de objetivos e sonhos, fazer coisas que nos mobilizem sempre e nos fazem sentir aquele friozinho na barriga, aquela alegria e para isso não importa quanto tempo passe, a sensação é maravilhosa e vale a pena.
Experimentem, façam um exercício de memória e tentem lembrar se fizeram e escolha certa, aquela que te faz levantar todos os dias da cama de bom humor e com muita vontade e pensar: Bora para mais um dia de sucesso?
Ótima semana a todos e até a próxima!
Abraços 😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|