Quem vai empreender precisa tomar alguns cuidados. É necessário avaliar o produto ou o serviço que vai oferecer ao seu público, além disso precisa ver se tem algum potencial que o difere dos demais.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Eu gosto de fazer essas perguntas:
- Qual o meu concorrente próximo?
- O que o meu produto tem de diferente?
- Por que as pessoas comprariam meu produto ao invés de continuar consumindo o que já estão acostumados?
Dependendo das respostas que tiver, já pode identificar o seu diferencial dos demais. Por exemplo a resposta da pergunta número 3: Se você vai produzir de uma maneira mais sustentável, comprar matéria prima de pequenos produtores, aí já está o seu diferencial. Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a proteção do meio ambiente, com inclusão social, atitudes mais positivas e sustentáveis agrega valor ao seu negócio.
Mas para um negócio ter sucesso é preciso um caminho longo e as vezes não são todos os empreendedores que têm essa paciência, muitos tem a noção equivocada de achar que um negócio teve sucesso da noite para o dia, mas não imagina que ele começou bem antes, a maioria das vezes com poucos recursos, sem local definido, e depois de muito tempo obteve o sucesso tão esperado, mas só o dono sabe o quão difícil e longo foi o seu caminho.
Empreender é um desafio diário, é preciso estudar sempre, pois precisamos aprender cada vez mais, acompanhar todas as mudanças de mercado, de tecnologia, sempre é tempo para coisas novas e quanto mais preparados e atualizados melhores empreendedores seremos.
É preciso acreditar no que você faz, pois quando gostamos e acreditamos no negócio tudo flui melhor e nossa satisfação pessoal também, e isso reflete em nossa postura, da maneira de trabalhar e até na forma com que tratamos nossa família e amigos.
Temos que assumir muitos riscos, calculados ou não -sim as vezes temos algumas surpresas no caminho, e só vamos saber se tentarmos e não importa quantas vezes, se não deu certo na primeira, tente a segunda, a terceira, o mais importante é aprender com os erros e não desistir por causa deles, tem que acreditar em você mesmo. Tem um exercício muito simples: repita na frente do espelho o que é o seu negócio, como você vai começar, qual a projeção de crescimento, investimento necessário, se você gostar das respostas e ficou entusiasmado, já está pronto para começar, pois quando falar para as pessoas, os amigos ou investidores elas vão sentir o mesmo entusiasmo que você viu na frente do espelho: uma pessoa confiante, que acredita no seu negócio.
Diante disso é preciso agir para tudo sair como o planejado, porque nada que fica só no papel ou na nossa cabeça tem sucesso. Não tenha pressa, tudo leva tempo e tudo tem seu tempo, o importante aqui é AGIR.
Com o seu produto ou serviço todo pronto e planejado é hora de conhecer o seu cliente: Para quem você vai vender? Se você conhecer muito bem os seus clientes, saber do que eles gostam, dos seus hábitos, poderá oferecer exatamente o que eles querem e precisam.
Algo muito importante que eu mesma costumo levar muito em conta e a maioria dos empreendedores não gostam muito de ouvir são as reclamações dos clientes, eu gosto porque assim dá para identificar onde estão nossas falhar e onde podemos melhorar.
Conhecer a fundo o seu negócio também é outro fator primordial, dessa maneira você pode oferecer um serviço ou produto de excelência, então aprenda tudo sobre ele e faça tudo dentro da sua empresa: da limpeza ao cafezinho, vai que um dia você precise fazer?
É minha gente vida de empreendedor não é fácil: temos que estar atento a todos os detalhes, todas as mudanças, estar preparado para imprevistos e sempre procurar um diferencial. Vou dar um exemplo bem simples: Salão de cabeleireiro, costumamos falar que tem quase um em cada esquina certo? E por que uns estão sempre cheios e outros não?
Eu conheço um especificamente que quando foi se instalar num bairro, tinha no entorno vários salões, uns até antigos, e muitas pessoas perguntavam: nossa, mas tem tanto salão aqui e você foi escolher esse bairro?
De repente, o salão se tornou referência porque muitas pessoas trabalham e chegam tarde e não tem tempo durante o dia para ir ao salão de beleza e esse especificamente não tem hora para fechar. Dá para ir tranquilamente depois do trabalho, na hora do almoço, feriados.
Ela descobriu que a maioria das pessoas do bairro não iam regularmente nos salões porque eles fechavam cedo e elas simplesmente não tinham como ir.
Entenderam como é descobrir um nicho, um diferencial. Eu mesma tenho horários malucos e as vezes preciso fazer tudo em uma hora apenas e ela consegue me atender perfeitamente e olha que nem é no meu bairro, mas o fato dela priorizar as clientes faz toda a diferença. A questão é exatamente o que falamos no começo do texto: observar a concorrência.
São coisas simples que as vezes vai nos levar ao sucesso ou ao fracasso.
Espero que gostem e se tiverem dúvidas ou sugestões estou à disposição.
Boa semana e até a próxima 😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|