Sempre ouvi essa frase: Quem não é visto não é lembrado, demorei um tempo para entender seu significado real na vida de empreendedora. Como sabemos, Marketing Pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias para valorizar nossa marca individual, assim esperamos ter destaque em nosso setor de trabalho, seja em uma empresa ou como empreendedora.
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E como surgiu? É um conceito recente, surgiu na metade do século XX, mais ou menos em paralelo com visão de marketing de vendas e produtos.
Todo profissional precisa se ver também como uma espécie de produto, e precisa se valorizar, se reinventar, se modernizar para não perder espaço junto a concorrência. Afinal, se ficarmos parado no tempo, saímos de circulação e somos esquecidos, daí vem a frase lá de cima do texto: Se não somos vistos não somos lembrados. Faz sentido para você?
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Para mim faz muito, porque se ficamos meses sem aparecer em reuniões, encontros, eventos, com o tempo, ninguém vai se lembrar de nós, a não ser os parentes, mas aí no mundo empresarial não conta.
E é aí que entra o Marketing pessoal, que nos ajuda a chamar atenção para o nosso trabalho, fortalecendo o nosso trabalho e nossa imagem profissional, chamando a atenção de outros profissionais e assim nos tornamos referência na área de atuação.
Eu sempre estou em busca de coisas legais para compartilhar com vocês e assim contribuir para melhorar a vida e os negócios. E essa semana estava falando com cliente justamente sobre esse assunto e encontrei essas 14 dicas ótimas desse site: https://ead.unifeob.edu.br/blog/marketing-pessoal
E Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de suar o marketing pessoal vamos elencar aqui para vocês:
1. Identifique sua missão, visão e valores:
Para trabalhar como uma marca, é preciso definir parâmetros que lhe posicionem tal qual uma. Missão, visão e valores vão lhe orientar nesse sentido.
A missão é composta pelos motivos que lhe movem e aquilo que pretende entregar para os clientes. Ela norteia a estratégia de um negócio ou pessoa para deixar os objetivos dela explícitos.
Uma visão, por sua vez, é um planejamento de longo prazo. Onde você pretende estar em alguns anos e que papel planeja ter como profissional ao chegar lá? Os valores são o que orienta a sua postura profissional e funcionam como alicerces de um bom Marketing Pessoal.
Utilizar esses parâmetros lhe fará entender que mensagem você precisa passar para conquistar clientes.
2. Pratique o autoconhecimento com a Matriz SWOT:
O Marketing Pessoal pode utilizar todos os elementos da matriz SWOT para se guiar. Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades são sempre úteis quando é necessário definir um planejamento de Marketing.
Faça uma lista com aquilo que o coloca à frente da competição, os problemas que pode enfrentar para conseguir espaço no mercado, o que ainda não faz bem e os nichos em que pode atuar para amplificar seus resultados.
A matriz lhe ajudará a entender que tipos de qualificações devem ser obtidas para se tornar um profissional completo, quais empresas precisa abordar para concretizar seus objetivos e o que deve listar como argumento para a sua contratação.
Agora que você já sabe o que é preciso para criar um bom plano de Marketing para si mesmo, vamos para os próximos passos que te ensinarão como colocar a estratégia em prática!
3. Navegue bem pelas redes sociais:
As redes sociais são uma oportunidade para fazer Marketing acessíveis a todos os profissionais. Ganhar destaque nelas depende apenas de entender como funcionam e fazer um bom trabalho. Uma marca maior pode até ter mais visibilidade ao ingressar na internet, entretanto, a sua pode se destacar por conteúdo de alta relevância, e logo passar um concorrente que dispõe de mais recursos.
Como o custo de promover-se nas redes sociais é muito menor do que aquele necessário para fazer um anúncio tradicional, profissionais encontram na web oportunidades de fazerem suas marcas pessoais crescerem.
4. Faça networking:
Um bom networking também é importante para o Marketing Pessoal. Participar de eventos na sua área, entrar em contato com empresas que contratam os serviços que você presta e manter um relacionamento com outros profissionais vai ajudá-lo a encontrar um volume maior de oportunidades de trabalho e propostas melhores.
5. Comece a operar como um consultor virtual:
Blogs são uma oportunidade de se transformar em um consultor virtual. Falando de suas experiências e comentando como marcas podem se beneficiar daquilo que faz, em posts explicativos capazes de demonstrar sua expertise, você se transforma em um tipo de “consultor virtual”, alguém que as pessoas procuram quando têm uma dúvida sobre assuntos específicos.
6. Desenvolva uma marca para identificá-lo:
Ter uma maneira de identificar você, torna a divulgação do seu trabalho mais fácil. Por isso, construa uma logo que seja única para o seu website ou assinatura de e-mail. As pessoas aprenderão a associá-la a você e o reconhecimento funcionará a favor da credibilidade.
7. Envolva-se com projetos que lhe darão destaque:
Precisa constituir um portfólio que realmente se diferencie dos demais? Que tal fazer trabalho voluntário?
Muitas ONGs precisam de ajuda e você pode oferecê-la recebendo em troca divulgação. As tarefas pro bono lhe ajudam a ganhar experiência e, geralmente, oferecem mais liberdade criativa, podendo envolvê-lo tanto na execução quanto no planejamento de estratégias.
8. Mantenha contato constante com seus clientes:
Para um bom Marketing Pessoal, é preciso jamais se esquecer dos clientes que atendeu no passado. Faça uma lista com o contato deles e mantenha comunicação.
Há uma grande probabilidade de que eles precisem dos seus serviços novamente e um relacionamento bem nutrido fará com que eles se lembrem sempre de você.
9. Aprenda a argumentar a seu favor:
Por último, não se esqueça de desenvolver um pitch. Esse modelo de contato, que relembra suas qualificações e antecede uma proposta, é muito eficiente ao conhecer novos clientes. Ele aumentará as conversões se for adaptado constantemente de acordo com as respostas que obtém.
10. Conte boas histórias:
Uma característica constante dos principais líderes, empreendedores e empresários de sucesso é que eles contam e constroem boas histórias. Basta lembrar do Steve Jobs e seus inúmeros discursos como exemplo.
Portanto, para chamar a atenção para você e seu trabalho, a habilidade de Storytelling pode ajudar muito!
11. Promova o seu trabalho:
Há alguns canais específicos em que promover o seu trabalho trará mais resultados. Esses canais abrem espaço para que alguém mostre o próprio trabalho, entre em contato com pessoas interessadas e construa autoridade na área em que atua. Veja como cada um deles pode ajudá-lo no Marketing Pessoal!
Blog pessoal: é uma ótima maneira de fazer Self Marketing, porque ele permite que a sua imagem seja construída ao longo do tempo. Nele, você consegue compartilhar artigos de opinião e dicas que só um profissional experiente poderia oferecer. Assim como um website lhe permitirá criar um funil de vendas e conduzir leads até a conversão.
Comunidades criativas: Redes sociais podem ser vistas como comunidades criativas, nas quais o seu trabalho deve ser explorado sempre que possível. Os grupos de Facebook que conectam profissionais e empresas são um ótimo lugar para buscar oportunidades de trabalho. Entretanto, não se esqueça dos sites exclusivos para indústrias específicas.
O Dribbble, por exemplo, lhe permitirá contato mais próximo com clientes que já sabem o que querem e estão filtrando os profissionais ideais para ajudá-los em um projeto.
O LinkedIn: É claro que não poderíamos concluir este texto sem mencionar o LinkedIn. Começou como uma rede social de currículos evoluiu e hoje é também um lugar para se produzir e publicar conteúdo.
Por lá, você consegue, como nas comunidades criativas, estabelecer contato direto com pessoas que precisam do seu trabalho e com aquelas que têm interesse nele. Uma boa reputação no site lhe ajudará a construir autoridade e tornar-se uma referência no mercado.
12. Invista em qualificação:
Tanto em termos profissionais e de desenvolvimento, quanto em termos de divulgação e fortalecimento do seu marketing, é crucial procurar investir em qualificação constante.
Procure por cursos, online ou presenciais, que possam agregar valor aos seus conhecimentos. Seja na sua área de atuação, marketing ou alguma outra de seu interesse.
13. Cuide da sua imagem:
Já se perguntou por que as empresas se preocupam tanto com branding? Há uma ciência por trás disso. Quando marcas e pessoas melhoram as impressões que transmitem a clientes e contratantes, elas são muito mais bem-sucedidas nas vendas.
A imagem de empresas como a Apple é responsável pela margem de lucro que elas conquistaram ao longo do tempo. Um iPhone pode custar o dobro do preço de um Android, ainda que tenha as mesmas especificações. Isso porque a imagem da Apple é vista como melhor pelas pessoas.
Marketing Pessoal pode transformá-lo na Apple da sua área de atuação, ou seja, na referência de excelência que influencia clientes a preferirem os seus serviços.
14. Posicione-se de maneira coerente:
Credibilidade não se constrói da noite para o dia, porém se perde em um único tweet.
Portanto, depois de se planejar e construir seu marketing pessoal, você precisa se preocupar em posicionar-se de maneira congruente com sua atuação.
Isto é, evitar contradições em seu posicionamento que possam trabalhar contra o seu perfil profissional e seus ideais. Uma maneira bem simples de se evitar esse problema e garantir um posicionamento bem coerente é fazendo pequenas promessas, e cumprindo.
Seguindo todas essas dicas, você garante a construção de uma audiência e clientela fiéis, que podem até mesmo se tornar evangelizadores de seu trabalho.
Espero que gostem e aproveitem as dicas!
Grande abraço e até semana que vem 😊
Selma Cabral
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