Mais um mês está começando e esse em particular nos acende um alerta de que faltam apenas quatro meses para o final do ano, então precisamos ajustar a agenda e terminar tudo o que foi programado e dar um start para o próximo ano?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Calma não é preciso sair correndo e fazer tudo ao mesmo tempo agora, até porque na maioria das vezes não dá muito certo (sou a prova viva disso). É preciso organizar para aproveitar melhor nosso tempo e começar a agenda e os planos para o próximo ano. Mas tudo tranquilo e com muito foco certo?
E como sempre gosto de dar muitas dicas e espero realmente que vocês sigam, pois elas são todas as que uso para mim:
- A primeira é anotar sempre seus compromissos se possível e aconselhável separar por datas;
- Planeje uma rotina que você consiga cumprir, use sempre uma agenda que pode ser digital se para você for mais prática, eu gosto de escrever então….
- Não esqueça de incluir momentos de lazer e descanso, pode parecer bobagem, mas não é, ao contrário é muito importante, se não tiver muito tempo, inclua momentos ao longo dia ou um dia da semana, já faz muita diferença;
- Estabeleça quais são as suas metas pessoais e profissionais para o mês, ou se puder a cada dois meses, mas não esqueça de revisar toda semana;
- Nunca pegue mais tarefas do que realmente dá conta, temos que aprender a falar NÃO as vezes;
- Também não faça nada de qualquer jeito, só para terminar, pois o retrabalho só atrapalha e te faz perder mais tempo;
- Crie listas de prioridades, assim, você terá uma visão clara de tudo que precisa fazer e sem se perder, imagina se não tem uma lista e acabar fazendo algo que seria só para o final do mês e deixar de fazer outra que era para amanhã? Olha aí o desespero e o estresse….
E quais são as vantagens de sermos organizados? São muitas é claro:
- A primeira delas com certeza é menos estresse, pois manter tudo organizado, já vai otimizar o seu tempo e não fica nada para a última hora. Isso fará você trabalhar bem e ter uma melhor qualidade de vida, ou seja: sem estresse;
- Menos retrabalho: fazendo tudo com mais calma você evita erros, e assim não perde um tempão tendo que refazer;
- Sabendo aproveitar melhor o seu tempo, consegue ser mais produtivo, não se atrapalha em meio a tantas tarefas, estabelece prioridades e consegue fazer tudo no tempo correto e resultado: sobra tempo até para o cafezinho! Olha que delícia!
- E olha só: menos estresse, menos retrabalho, mais produtividade é igual a: Trabalho com mais qualidade, tempo bem-organizado, prazos maiores, melhor foco e execução de todas as tarefas.
- E olha aí: juntando todos os benefícios você vai conseguir um desempenho cada vez melhor e atingir os resultados que espera. Assim cada você fica sempre motivado e o seu trabalho será muito mais valorizado e com todo o tempo livre que sobrar você pode tirar até uma folga e cuidar da sua beleza, passear, bater papos com os amigos.
Viram como tem muitas vantagens um pouco de organização e planejamento de tarefas?
E ainda vai conseguir começar a pensar no final do ano, se vai viajar, o que vai fazer, ou até se não vai fazer nada. Mas tudo isso no tempo livre que sobrou. Entenderam como e importante se planejar?
Temos que deixar a vida mais leve o que não significa ser desleixado, precisamos entender que o trabalho é importante, mas o nosso bem estar é muito mais, de que adianta sermos uma excelente profissional, mas estarmos sempre estressados, com dor de cabeça, sem tempo para o lazer, ver os amigos, e quando falo ver os amigos, é dar atenção de fato ao que estamos fazendo no momento, prestar atenção nas pessoas, nas coisas ao nosso redor, é estar de corpo e alma no local, e dar a atenção de verdade para as pessoas.
É simplesmente estar presente!
Espero que aproveitem as dicas e se precisarem de algo, só me enviar mensagem que sempre respondo.
Uma ótima semana 😊
Um abraço
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|