Quem está escolhendo a primeira profissão ou quem sonha em mudar de área, deve ter o hábito de pesquisar muito e acompanhar as tendências do mercado, as mudanças, e a economia também. Assim, ficará por dentro de tudo que acontece e o que está em alta e o que se encaixa nos seus sonhos, e até o que valerá o investimento no futuro. profissões Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Mas o que acontece na maioria das vezes é exatamente o contrário: a maioria das pessoas perguntam para os amigos, ou fazem o que eles fazem e depois se arrependem, ou pior ainda, não se encaixam em determinadas áreas, ou tem algum tipo de dificuldade e desistem.
|
|
O ideal é escolher e investir em algo que gostamos e temos facilidade em aprender, e se possível, dentro das necessidades do mercado, assim, não teremos feito um investimento que não terá o retorno desejado.
Mas como fazer isso?
Acompanhando as tendências de mercado e aliando as nossas próprias habilidades: não adiante escolher algo que vai exigir uma habilidade que você não tem, com certeza vai ser muito mais difícil, mas não é impossível, depende da sua dedicação e de gostar de se desafiar, uma vez que tenho a opinião sincera de que com dedicação, superamos barreiras, mas cada um tem seu limite e isso é algo que não se pode forçar.
Pesquisando, descobri uma matéria sobre as profissões do futuro, aliás, uma parêntese aqui: de tempos em tempos saem muitas matérias com esses assuntos: ou as melhores profissões para investir ou as que não valem a pena, pois serão extinta daqui há alguns anos, mas na verdade podemos e devemos ler claro, prestar atenção e munido de todas as informações, escolher a que vai nos fazer mais felizes e claro que não vamos nos tornar obsoletos e sim, vamos nos atualizar juntamente com as profissões e o que o futuro nos impõe.
Mas se você está começando agora e ainda na fase de escolhas é muito bom ficar atendo as novidades com projeção de futuro garantido: Salários mais altos com potencial retorno financeiro mais rápido, maior número de vagas e por consequência menor concorrência inicial. Mas também muita exigência para que você se empenhe e estudo muito e sempre.
Não se assustem com os nomes difíceis, aliás, outra coisa que precisamos ficar atualizados: os nomes das novas profissões que muitas vezes parecem um palavrão ou coisa de outro mundo, mas calma que nos acostumamos com eles e daqui a pouco é tudo muito familiar. E quem quiser se manter informado principalmente sobre profissões novas nas áreas de tecnologia é bom ler o Tecmundo.com. Lá tem muitas novidades na área, inclusive essas:
- Tech Recruiter: Profissional que trabalha exclusivamente recrutando pessoas da área de tecnologia que tenham a capacidade de atender às demandas tecnológicas das organizações. Além de ter um conhecimento prévio em programação e necessidades internas, sabe avaliar a competência de cada um dos candidatos, atentando-se às suas credenciais. Apesar de trabalhar na área de recursos humanos, costuma ser um executivo com salários mais altos que os demais recrutadores. Continua após a publicidade
- Engenheiro de dados: Profissional que estrutura sistemas de captação, tratamento e gestão de base de informações importantes. Dessa forma, o profissional consegue definir exatamente o que é preciso para desenvolver um software que vai automatizar os processos empresariais, transformando informação em conhecimento, indispensável nas tomadas de decisão.Especialista em cibersegurança:O especialista que tem um papel jurídico importante na empresa, ao evitar que multas sejam aplicadas caso as regras da Lei Geral de Proteção de Dados sejam ignoradas. Atualmente, uma série de medidas são exigidas quanto ao relacionamento com os consumidores, sendo responsabilidade do profissional promover um ambiente virtual seguro aos colaboradores e clientes.
- Site Reliability Engineer (SRE) / (Engenheiro de confiabilidade de Sites): profissional tem como principal responsabilidade a otimização dos sistemas de uma empresa. Por meio de diversos recursos matemáticos, incluindo cálculos, estatísticas e até mesmo probabilidades, a função consegue avaliar os principais problemas de uma plataforma, desenvolvendo melhorias estruturais para que os usuários tenham uma boa experiência. Continua após a publicidade
- Traffic Manager / Gestor de Tráfego: No Marketing Digital, há inúmeras novas funções, as quais foram desenvolvidas em consonância aos fenômenos de comunicação vistos nos últimos dois anos, sobretudo com a chegada da pandemia de covid-19. Dessa maneira, um profissional responsável por administrar o tráfego precisa analisar as métricas de audiência e engajamento de postagens feitas, principalmente, nas redes sociais. Um dos principais requisitos dessa posição é estar antenado a todas as tendências do mundo digital, tendo conhecimento avançado em marketing, publicidade e áreas relacionadas.
- Machine Learning Engineer (Aprendizagem das máquinas): Profissional voltado à programação de inteligência artificial, é um dos conhecimentos mais valorizados por empresas que trabalham com tecnologia de ponta. Da estruturação de soluções usando IA às configurações de um BOT de atendimento, existem muitas possibilidades de atuação.
- UX Researcher: Pesquisador de Experiência do usuário: Uma das profissões que mais crescem no mercado. O especialista busca pesquisar jornadas de consumo e desenvolver um plano de atuação, procurando fazer com que cada pessoa vivencie um serviço ou compra de um produto de maneira inesquecível.
E então preparados para todas essas mudanças e essas novas profissões? Não se assustem, estudem e entendam que tudo é possível. Só precisamos ficar atentos e dispostos a aprender sempre, acompanhar as tendências. E só depende de nós mesmos e nossa força de vontade.
Espero que gostem e se tiverem alguma dúvida, podem me perguntar à vontade.
Excelente semana a todos 😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|