Nos dias de hoje, é muito comum escutarmos pais e mães reclamando que seus filhos não ajudam nas tarefas de casa. Mais comum ainda é escutarmos esposas reclamando que seus maridos não ajudam em casa.
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Pais e mães, entendam que esta responsabilidade é 100% de vocês. Envolver as crianças nas tarefas domésticas os tornam adultos mais responsáveis, cooperativos, sociáveis, autoconfiantes, autônomos, saudáveis etc.
E isso não é coisa da minha cabeça não, mas sim de diversos estudos feitos sobre crianças e atividades domésticas.
IMPORTANTE: jamais condicione a mesada com tarefas que devem fazer parte da rotina da família.
Lição de casa para os pais e mães de plantão: listar as tarefas de acordo com a idade da criança e começar a implementar já!
Defina os horários das tarefas quando um dos genitores estiverem disponíveis para ensinar e realizar a tarefa com a criança. Nesta fase de aprendizagem e adaptação, paciência é primordial.
Não, a tarefa não será realizada com perfeição nem da primeira, segunda, terceira ou talvez na décima vez. Comece mostrando como se faz. Depois faça junto com a criança. Quando ela estiver confiante, deixe que faça sozinha e não refaça. Aponte as correções necessárias com amor, carinho e respeito. Não queira que o outro faça exatamente como você faz. Afinal, somos únicos. Cada um com seu jeitinho.
LEMBRE-SE: não existe tarefa de menina e tarefa de menino. Ambos devem aprender todas as tarefas domésticas, afinal podem vir a morar sozinhos em algum momento da vida e serão cônjuges muito melhores para seus parceiros.
Sugestões de tarefas e faixa etária (lembrando que cada criança é uma criança. Vá testando as tarefas e se perceber que alguma delas está muito difícil, espere mais algum tempo para introduzi-la):
2 a 3 anos: jogar a fralda no lixo, tirar e colocar a própria roupa, colocar roupa suja no cesto, guardar os sapatos, guardar os brinquedos, colocar os guardanapos na mesa, tirar seu prato da mesa, ajudar a limpar o que sujou, ajudar a cozinhar (nada quente. Colocar os ingredientes e mexer um bolo, por exemplo. As crianças nesta faixa etária amam) etc.
4 a 5 anos: arrumar a cama, colocar roupa na máquina, dobrar e guardar a própria roupa, ajudar a pôr e tirar a mesa, guardar louças não quebráveis, tirar o pó das superfícies baixas, regar plantas, separar o lixo etc.
6 a 8 anos: lavar parte da louça, varrer, passar aspirador, ajudar a guardar as compras, pendurar roupas em varal de chão, trocar os lixos dos banheiros, ajudar a lavar quintal etc.
9 a 11 anos: trocar roupa de cama, ajudar a preparar as refeições, preparar lancheira da escola, ajudar a limpar a casa, ajudar a fazer a lista de compras, cuidar dos pets etc.
12 a 14 anos: ser responsável pelo próprio quarto e banheiro, colocar roupa para lavar, passar pano no chão, lavar banheiros, preparar refeições básicas, limpar a cozinha, fazer compras rápidas (padaria, mercadinho do bairro), cuidar dos irmãos mais novos etc.
Veja o que alguns estudos apontam:
Associação Pediátrica de Desenvolvimento Comportamental (2019): crianças que realizavam tarefas domésticas desde o jardim da infância, tiveram melhores desempenhos em comportamento pró-social, habilidades acadêmicas, relacionamentos e índices de satisfação pessoal, independentemente de gênero, família, renda ou estrutura. Além disso, ajudar em casa mostrou-se estar associado a um bom desempenho em matemática em alunos do ensino médio.
Revista de Saúde Pública do Japão (2016): além de criar uma oportunidade de comunicação entre pais e filhos, as tarefas domésticas influenciam em bons hábitos alimentares e na saúde. A pesquisa concluiu que crianças que não realizam tarefas em casa estavam menos propensas a comer legumes e vegetais, mais propensas a rejeitar alimentos, pular o café da manhã e fazer mais lanchinhos durante o dia. Elas também se exercitavam menos, ficavam mais tempo na TV e tinham pior qualidade de sono. A pesquisa concluiu que crianças que não realizam tarefas em casa tinham menos satisfação pessoal, eram menos calmas e tinham piores índices de autoafirmação.
https://www.jstage.jst.go.jp/article/jph/63/4/63_15-070/_article/-char/ja/
Universidade de Minessota (2002): Marty Rossman, professor emérito de educação familiar, realizou uma pesquisa que apontou que envolver as crianças nas tarefas domésticas tem um impacto positivo em suas vidas. Ao realizar pequenas tarefas domésticas, as crianças desenvolvem senso de responsabilidade, competência, autoestima, autoconfiança que perdurarão com o indivíduo para o resto de sua vida. Tal pesquisa foi longa o suficiente para avaliar o desenvolvimento de crianças de 3, 4 anos até seus 20 e poucos anos de idade. Com base nos dados, Marty Rossman pôde concluir que crianças que desde cedo ajudam à família nas tarefas domésticas se envolvem mais com os estudos, relataram melhor saúde mental na vida adulta e menos propensão ao uso de álcool ou drogas. Tudo porque o envolvimento entre os membros da família e o senso de responsabilidade acabam por desenvolver diversos aspectos cognitivos e emocionais que vão auxiliá-lo durante toda a vida.
Vale a reflexão: “Que adulto você estará deixando no mundo?”
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Abraços e até a próxima
Tatiana França
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