Quantas pessoas que conhecemos e estão insatisfeitos com o trabalho ou a carreira e por medo ou insegurança de mudar ficam no mesmo lugar e sempre reclamando ou se sentindo infeliz, as vezes doente, mas não conseguem sair desse círculo, muitas vezes pela parte financeira, medo do novo, ou de não dar certo, ou porque não sabe exatamente o que está errado, o quer de fato e por comodismo acaba ficando onde está.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
E isso é muito ruim, tanto para a própria pessoa que não se sente realizada, quanto para quem trabalha junto, que não sabe nem lidar com tanta frustração e não consegue ajudar.
|
|
Toda mudança gera insegurança, dúvidas, principalmente quando não conseguimos identificar o real motivo da mudança, porque torna tudo mais fácil e claro a empolgação, a satisfação e o prazer e entusiasmo com que você vai realizar é muito melhor e torna tudo mais divertido também.
Ao longo da vida vamos mudando também, nossos objetivos são outros e que bom né porque ninguém merece fazer a mesma coisa sempre, ainda mais se for algo que não goste tanto, e as vezes a profissão que escolhemos lá na adolescência não cabe mais na nossa vida atual, o trabalho já não nos satisfaz, não pensamos mais da mesma maneira. E devemos mudar tudo? Claro que sim, lógico que ninguém vai sair correndo e pedir demissão amanhã, ou fechar seu negócio da noite para o dia né minha gente?
Como sempre falo por aqui: planejamento é tudo. Então se você está nesse momento estude bem, planeje todo o seu passo a passo de acordo com as suas possibilidades tanto pessoais como financeira. E aí sim mude e seja feliz.
Mas não esqueça, o essencial para atingir seu objetivo é preparar um grande planejamento. Por exemplo, se quiser seguir uma área diferente e precisa se especializar, procure um curso livre ou uma nova faculdade. Com isso, vem a necessidade de ter uma reserva financeira no seu planejamento. O dinheiro guardado pode ajudar a investir na sua nova carreira e em cursos. Também existe uma possibilidade de você, por estar começando em outro ramo, receber um menor salário do que recebia antes. E deve levar isso em conta também.
Outras dicas para você se organizar:
- Pesquisar sobre o novo ramo desejado, como está o atual mercado de trabalho, quais são suas exigências e as áreas de atuação e ver se encaixa em seus planos.
- Conversar e trocar experiências com pessoas que se sentiam insatisfeitas com seus trabalhos e mudaram de carreira pode ajudar você a escolher o melhor caminho a tomar e ainda elas podem fornecer dicas, principalmente se atuam na área que você pretende seguir.
- O networking é muito importante hoje em dia e principalmente na transição de carreira, pois pode lhe proporcionar uma indicação de emprego.
- Começar a frequentar ambientes que tem a ver com o que você pretende trabalhar, sentir como é, observar para ter certeza de que é isso que deseja é muito importante.
- Cuide de sua saúde física e mental pois mudar é um processo complicado, longo e difícil então, durante a transição, invista na sua saúde para que não fique doente nem esgotado mentalmente. Faça exames de rotina, certifique-se de que está tudo certo, e busque qualquer método que possa ajudar.
- O mais importante é ter certeza daquilo que quer fazer, após muito conhecimento e estudos, assim a transição será tranquila e bem-sucedida também muita determinação para realizar! Continua após a publicidade
Dicas para os empreendedores:
- Se você tem um negócio próprio e quer mudar o tipo de negócio, mas não pode simplesmente fechar e abrir outro, porque corre o risco de perder os clientes. A minha sugestão é ir aos poucos, perguntando para os seus clientes e amigos o que acham da mudança, assim já tem um feedback mesmo que pequeno;
- Pesquise nas redondezas se tem um negócio igual;
- Se o seu negócio atual é totalmente diferente do que você pretende trabalhar e não der para conciliar, o ideal é ir mudando aos poucos para não perder nem clientes e nem dinheiro, e quem sabe no final dá para manter os dois negócios?
Mas se você for como eu que fez uma mudança de 360 graus, ou seja, mudou tudo: De carreira, voltou a estudar, se apaixonou pelo novo curso e todas as possibilidades, saiu do trabalho antigo e abriu um negócio que ama, aí terá certeza de que acertou na escolha.
Foi fácil? Claro que não, ainda mais que tinha filhos pequenos, tinha que administrar casa, escola deles, reuniões, dentista, trabalhar fora, e todas as demandas de todas as mulheres. Mas planejei tudo e segui à risca e deu tudo certo. E como sempre falo para vocês tudo que escrevo aí, eu já testei comigo mesma, tive erros e acertos como todos, mas o importante para mim é tentar, se arriscar, se reinventar e ir à luta, pois quem fica parado é poste certo?
Espero que gostem das minhas dicas e se precisarem de um empurrãozinho estou à disposição. Me mandem mensagem, faça comentários que vou até vocês!
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|