Como transformar seu negócio em uma franquia!


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Semana passa falamos sobre as vantagens e desvantagens entre ter um negócio próprio ou uma franquia, tudo que vocês possam decidir com segurança na hora de empreender, e é fato que precisamos analisar o mercado, entender sobre tudo e ficar atento a todas as notícias, e só assim podemos tomar uma decisão com segurança, mas também não podemos esquecer que para que o negócio tenha sucesso é preciso e muito que tenhamos afinidade com ele, paixão, essa é a palavra que melhor define para mim tudo na vida, seja negócio, estudo, compra, tudo tem que ser feito com vontade e paixão, se não tem grande chance de não ir para frente, ou ficar num meio termo.

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Então depois que decidiu ter seu próprio negócio e ele se tornou um sucesso, entende que tem potencial para transformá-lo em uma franquia, de novo, é preciso avaliar todos os prós e contras, para fazer tudo com segurança. https://centraldofranqueado.com.br/franchising/franquia-ou-negocio-proprio/

Para isso, indicamos o curso “Formatação de franquia – Segredos da Franquia “, ministrado pelo especialista em franchising, Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com.br, especializado em consultoria para franquias e sócio fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.

Com mais de 16 anos de atuação com consultoria de formatação e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. O curso irá detalhar todo o processo necessário para tornar o seu negócio em uma franquia.

Dividido em seis módulos, o curso oferece um aprendizado de tudo que é necessário para franquear e ingressar no mercado de franquias. Os módulos contemplam desde a definição do modelo da sua franquia, auxiliando a estruturar seu planejamento financeiro e mostrando detalhadamente como montar a estrutura da rede, como prestar suporte ao franqueado, disponibilizar manuais, até as questões jurídicas para operar como franquia.

Como está o mercado de franquias atualmente?

Agora que você entendeu as principais diferenças entre ter uma franquia ou um negócio próprio, que tal aprender sobre como anda o mercado de franquias? Em março de 2020, o franchising e a economia de todos os países do mundo sofreram um abalo: a pandemia de coronavírus. Durante o ano de 2020, o franchising encolheu aproximadamente 10%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Depois, em 2021, o faturamento foi finalmente recuperado. Em 2022, as franquias continuam crescendo sem parar. No segundo trimestre deste ano, o setor de franquias faturou R$ 48 bilhões, aumento de 16,8% em comparação ao mesmo período no ano anterior. Nesse sentido, é possível afirmar que as franquias, mesmo em períodos em que a economia está desfavorável, apresentam um índice de confiabilidade, estabilidade e faturamento acima de outros modelos de negócio. 

Vale lembrar também da Lei nº 13.966/19, conhecida Nova Lei de Franquias, que aumenta a transparência entre franqueador e franqueado, é mais uma segurança para os empreendedores que estiverem interessados em entrar para o mercado do franchising. 

Quer entrar para o mercado de franquias, mas não sabe por onde começar? A Central do Franqueado criou o Portal de Franquias para te ajudar a encontrar a melhor franquia para investir. No Portal você encontra as melhores alternativas para colocar o seu dinheiro para trabalhar e confere em detalhes as principais informações sobre as redes de franquia. 

Valor de investimento inicial, taxas de franquia, propaganda e royalties estão disponíveis de forma simplificada e acessível. O que falta para você realizar o sonho de ser um empreendedor? Acesse o Portal de Franquias e encontre a opção de investimento que mais combina com você!

Quais são os principais formatos de franquias?

Destacando-se como um setor versátil, o franchising possui diversos formatos de franquias para atuação. Desta forma, cada formato é adaptável a uma faixa de valor de investimento e se adapta aos diferentes perfis de empreendedor.

Confira quais os principais formatos de franquias:

  • Lojas: formato mais tradicional, podendo ser loja de rua ou até mesmo dentro de centros comerciais e shoppings. Este formato é ideal para empreendedores que buscam trabalhar com público e operar com relacionamento com fornecedores, gestão de colaboradores etc.
  • Quiosque: com uma versão menor da loja, os quiosques são encontrados majoritariamente em shoppings. Com um valor de investimento menor que uma loja, este formato se destina a empreendedores com menor capital.
  • Containers: assim como os quiosques, os containers são formatos menores que lojas, mas ainda menores que quiosques, com mais foco em ambientes externos ou praças de alimentação. O valor de investimento deste formato é menor por necessitar de menor estrutura, sendo construído com materiais reciclados e pré-fabricados.
  • Food Trucks: os modelos de franquia em food trucks são parecidos com os containers, porém sendo construídos em espaços dentro de um automóvel. Este modelo possui um valor de investimento menor que de uma loja, mas maior que um container e pode ser uma boa opção para quem deseja ter seu ponto comercial móvel e na rua.
  • Home based: este formato tem crescido cada vez mais nos últimos anos e consiste na operação da franquia sem um ponto físico, podendo operar de casa. O formato se encaixa mais em franquias de serviços, comunicação, entre outros segmentos. É ideal para quem procura uma oportunidade de baixo investimento e busca trabalhar em casa.

Toda esta versatilidade de formatos para atuar no mercado de franquias faz com que o setor se torne uma ótima opção para quem busca iniciar seu empreendimento. O franchising oferece oportunidades para os mais diversos tipos de empreendedores, oferecendo diversidade e flexibilidade aos investidores.

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As principais taxas do mercado de franquias

Como mencionado anteriormente, as taxas pagas por um franqueado são parte da remuneração da franqueadora. Estas taxas ajudam a cobrir custos com a manutenção da unidade e influenciam no crescimento da rede.

Confira abaixo as principais taxas de franquia:

  • Taxa de franquia: esta taxa é cobrada do franqueado na assinatura do contrato de franquia. Este valor é exigido para cobrir os custos de implantação da nova unidade que a franqueadora terá. É um valor único pago à rede para abrir a franquia.
  • Royalties: este valor é referente à remuneração mensal que a franqueadora recebe do franqueado por ceder o direito de uso da marca e know-how da rede. Normalmente é uma porcentagem sobre o faturamento, compras que a unidade faz ou valor fixo mensal.
  • Taxa de propaganda: como o próprio nome diz, este valor é cobrado por algumas redes para estruturar o marketing e campanhas da rede. Normalmente é a franqueadora a responsável por promover a marca, para que garanta a sua padronização. Com a contribuição das unidades, a franqueadora estrutura toda a promoção e fortalecimento da identidade da marca.

Diante de todo o panorama apresentado sobre o mercado e vantagens de entrar no setor, que tal encontrar a franquia perfeita para você? Navegue por nosso portal e encontre as melhores franquias do Brasil por segmento, faixa de preço, formato, entre outras seleções feitas para você.

https://centraldofranqueado.com.br/franchising/franquia-ou-negocio-proprio/

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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