Sabemos que abrir um negócio não é uma tarefa fácil, é um processo até muito solitário as vezes, com muitos altos e baixos, desanimo e vontade de desistir sempre acompanha o empreendedor em vários momentos. São muitas decisões importantes e esse processo todo gera muitas dúvidas e ele nem sempre dispõe das ferramentas necessárias para analisar tudo o que precisa e saber qual o melhor caminho seguir para que que tudo dê certo. mentoria
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
E é aí que surge a figura do Mentor, auxiliando e mostrando tudo que uma mentoria de negócios pode fazer pelo empreendedor e para o sucesso da empresa. É um processo que pode ajudar os empreendedores a entenderem melhor toda a operação do seu negócio e como demonstrar todo o seu potencial para um mercado cada vez mais competitivo.
Com a finalidade de auxiliar as empresas a chegar aos seus objetivos, mas sem interferir diretamente e sim indicando os caminhos. A ideia da mentoria é provocar o mentorado para que ele chegue nas respostas e soluções. É como se o Mentor fosse um professor que ajuda os empreendedores a traçar os objetivos para o desenvolvimento do negócio, colaborar para identificar os recursos e ferramentas, reduzir danos e gastos desnecessários e abrir novos contatos.
Como podemos perceber o empreendedor tem muito a ganhar com uma mentoria para negócios, é claro vamos entender essas vantagens:
- Além de todo aprendizado e amadurecimento profissional, a mentoria é um processo, uma troca de experiências. A cada fase do processo de mentoria de negócios, o empreendedor vai amadurecer como profissional. O mentor não vai fazer as tarefas por você, seu papel é abrir os caminhos e provocar ideias, te dando autonomia para você trilhar seu caminho sozinho. No final você vai adquirir muito mais segurança para tomar decisões.
- Você vai ganhar expertise sobre o setor de atuação, porque o mentor é alguém que já passou pelo mesmo caminho que você está passando e já tem experiência no mercado. Com uma mentoria você vai ampliar muito a sua visão do negócio e consegue assim antecipar desafios e obstáculos.
- Por ser um profissional reconhecido e que entende muito bem o ramo de atuação do seu negócio e do mercado de trabalho que a sua empresa faz parte, o mentor e toda sua experiência será fundamental no processo de construção do seu negócio. Ele vai fazer uma análise da concorrência muito mais precisa, deixando você e sua empresa sempre um passo à frente. Com uma mentoria profissional, você receberá sugestões e ideias únicas, com base em todo o conhecimento e experiência do seu mentor.
- Economia de gastos e redução de custos, pois o mentor é um profissional completo que te orienta sobre vários setores do negócio, você não precisa contratar e treinar novos funcionários para cada área do negócio, porque ele vai te orientar em tudo e você pode reduzir os custos iniciais e separar o que economizou para investir.
- Networking é tudo no mundo dos negócios, com uma mentoria você terá acesso a rede de relacionamentos que o seu mentor construiu ao longo dos anos de carreira e isso é um dos pontos altos da relação mentor-mentorado, e com certeza isso não é um Credicard, mas não tem preço.
Vamos entender o passo a passo de uma mentoria de negócios:
- Identificar as suas necessidades e do seu negócio;
- Definir os métodos que será utilizado para sua mentoria;
- Te ajudar e entender a complexidade do processo de gestão do negócio;
- Aprender a lidar com a burocracia e entender como funciona;
- Te orientar em assuntos práticos;
- Te ensinar como ter boas ideias e validá-las
- Te orientar sobre a importância de entender sobre finanças, contabilidade, planejamento, comunicação etc.;
- Manter a motivação sempre em alta;
- Fazer avaliação de desempenho sempre;
- Mudar o rumo sempre que for necessário ou perceber que não avançou em determinado ponto e eliminar a sua dificuldade.
Acho interessante também que você entenda que não existe um único método de mentoria a seguir, mas que um mentor tem que ser alguém que você admira seu trabalho, assim como sua carreira, porque o relacionamento com ele tem que ser construído com base no respeito mútuo.
Para ser um bom mentor é preciso:
- Ser apaixonado pela área em que atua e por seu trabalho;
- Ser conhecido pelo sucesso na área em você deseja atuar;
- Ser uma pessoa paciente, simpática, aberta e curiosa;
- Que goste de ensinar;
- Entende a importância da mentoria para quem está começando, pois já teve um mentor no seu início de carreira.
É muito importante que o mentor escolhido seja um profissional de sucesso, que já tenha enfrentado altos e baixos na carreira e nos negócios e que vai saber agir de forma estratégica quando surgirem problemas e desafios, deve te inspirar a todo momento: lembra daquela frase que sempre ouvimos e com certeza já falamos para alguém alguma vez na vida: “Quando eu crescer quero ser igual a você”, é isso!
Fique à vontade para procurar até encontrar a pessoa ideal para você, pesquise em sites seguros e recomendados e pergunte para amigos, conheça vários, converse até achar alguém inspirador para você e que te transmita confiança acima de tudo. Alguém que cumpre o que promete.
No mais, não tenha vergonha nunca de pedir ajuda.
E caso precisem de alguma orientação, estou à disposição através do: www.40emais.com.br.
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|