A comunicação empresarial é responsável por toda e qualquer informação da empresa ou instituição com o seu público. É através dela que o público conhece a empresa, o que ela faz, sua missão, seus valores ou o seu propósito.
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Ela é uma das ferramentas utilizadas para melhorar a imagem da empresa, assim como seus resultados. E ainda a comunicação interna da empresa, como seus funcionários recebem as informações necessárias para seu trabalho.
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Cada empresa cria o seu tipo de comunicação, seus procedimentos, para que todo o processo de transmissão das informações sobre o que pode ser comunicado como por exemplo: desempenho de resultados, objetivos, metas, projetos, processos, normas, procedimentos, instruções de serviços, regras gerais para todos os envolvidos.
E claro, é uma solução de gestão e deve ser muito bem aproveitada para garantir um ótimo funcionamento integrado, coeso e além de tudo a produtividade na empresa.
Quando ela é bem-feita e bem utilizada é um grande diferencial competitivo em relação a outras empresas, mas do mesmo modo pode ser um problema se for malfeita ou mal gerenciada.
Não existe apenas um tipo de comunicação empresarial e nesse processo para saber qual a melhor maneira de comunicar uma informação, temos que entender e saber quem vai receber a mensagem e entender que para cada público existe uma maneira certa e mais eficiente de enviar a mensagem que queremos transmitir.
O local onde a mensagem vai ser transmitida também é importante e vai me trazer o maior ou menor alcance da informação. O teor da mensagem também precisa estar adequado ao público específico que vai receber a mensagem. Então já temos aqui três requisitos: O tipo de público, o alcance que é até onde a minha mensagem vai chegar, e o teor da mensagem que significa saber se ela está adequada para quem vai ouvir.
Perceberam que não é assim tão simples, por isso tem que ser bem planejada porque é preciso alcançar o público-alvo, no canal correto, na linguagem certa para cada público que desejo atingir.
Sabemos que as principais maneiras de comunicação são a escrita e a verbal, sendo que dentro das organizações a escrita é a mais usada; e pode ser aplicada por e-mail institucional, jornal, mural, agenda, redes sociais, intranet…
Por outro lado, a comunicação verbal pode ser realizada através de palestras, reuniões, no happy hour da firma e por que não? Já une o útil ao agradável, e ainda deixa a turma descontraída, tudo para facilitar a compreensão da mensagem que é o objetivo principal.
Para que a comunicação seja bem entendida pelos seus devidos públicos, a comunicação empresarial se divide em comunicação interna e externa: Interna é voltada exclusivamente para os funcionários e colaboradores de uma empresa ou instituição, e sua função é transmitir as informações de forma clara e segura e quando ela é bem-feita melhora o clima das empresas.
Ainda em relação a comunicação interna temos a comunicação ascendente que é aquela feita do subordinado ao gestor, quando um funcionário leva uma informação ao seu superior, ou vai tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou sugestão.
Na comunicação descendente é o contrário: é quando acontece do superior ou líder ao subordinado, que pode ser a delegação de tarefas, comunicados, instruções, reuniões etc.
Na comunicação externa o público-alvo são todos aqueles que não fazem parte da empresa ou instituição, no caso a sociedade. E seu objetivo é divulgar informações que queremos e que sejam de acordo com a missão e valores da empresa ou instituição, cujo objetivo é manter ou melhorar a imagem da empresa para o público externo.
Para ter uma excelente comunicação externa é prioritário que se tenha uma assessoria de imprensa, que é a equipe responsável pela divulgação dos acontecimentos e da imagem da Empresa ou Instituição para o público externo.
Atualmente e com as redes sociais que dissemina os mais variados tipos de informações e infelizmente são utilizadas para o bem e para o mal, temos que ter cuidado, ter um excelente plano de comunicação interna e externa, e revisar tudo que vai ser divulgado para que não aconteça nenhum erro ou informação errada, mesmo que sem querer porque o estrago costuma ser grande e uma imagem arranhada é muito difícil de reverter e leva tempo.
Nas próximas semanas vamos falar mais a respeito dos benefícios da comunicação empresarial; então se preparem e se tiver dúvidas ou quer ver por aqui algum assunto do seu interesse é me enviar as sugestões certo?
Uma ótima semana!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
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