Comunicação empresarial: Por que é importante?


comunicação empresarial

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

A comunicação empresarial é responsável por toda e qualquer informação da empresa ou instituição com o seu público. É através dela que o público conhece a empresa, o que ela faz, sua missão, seus valores ou o seu propósito.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Ela é uma das ferramentas utilizadas para melhorar a imagem da empresa, assim como seus resultados. E ainda a comunicação interna da empresa, como seus funcionários recebem as informações necessárias para seu trabalho.

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Cada empresa cria o seu tipo de comunicação, seus procedimentos, para que todo o processo de transmissão das informações sobre o que pode ser comunicado como por exemplo: desempenho de resultados, objetivos, metas, projetos, processos, normas, procedimentos, instruções de serviços, regras gerais para todos os envolvidos.

E claro, é uma solução de gestão e deve ser muito bem aproveitada para garantir um ótimo funcionamento integrado, coeso e além de tudo a produtividade na empresa.   

Quando ela é bem-feita e bem utilizada é um grande diferencial competitivo em relação a outras empresas, mas do mesmo modo pode ser um problema se for malfeita ou mal gerenciada.

Não existe apenas um tipo de comunicação empresarial e nesse processo para saber qual a melhor maneira de comunicar uma informação, temos que entender e saber quem vai receber a mensagem e entender que para cada público existe uma maneira certa e mais eficiente de enviar a mensagem que queremos transmitir.

Continua após a publicidade

O local onde a mensagem vai ser transmitida também é importante e vai me trazer o maior ou menor alcance da informação. O teor da mensagem também precisa estar adequado ao público específico que vai receber a mensagem. Então já temos aqui três requisitos: O tipo de público, o alcance que é até onde a minha mensagem vai chegar, e o teor da mensagem que significa saber se ela está adequada para quem vai ouvir.

Perceberam que não é assim tão simples, por isso tem que ser bem planejada porque é preciso alcançar o público-alvo, no canal correto, na linguagem certa para cada público que desejo atingir.

Sabemos que as principais maneiras de comunicação são a escrita e a verbal, sendo que dentro das organizações a escrita é a mais usada; e pode ser aplicada por e-mail institucional, jornal, mural, agenda, redes sociais, intranet…

Por outro lado, a comunicação verbal pode ser realizada através de palestras, reuniões, no happy hour da firma e por que não? Já une o útil ao agradável, e ainda deixa a turma descontraída, tudo para facilitar a compreensão da mensagem que é o objetivo principal.

Para que a comunicação seja bem entendida pelos seus devidos públicos, a comunicação empresarial se divide em comunicação interna e externa: Interna é voltada exclusivamente para os funcionários e colaboradores de uma empresa ou instituição, e sua função é transmitir as informações de forma clara e segura e quando ela é bem-feita melhora o clima das empresas.

Ainda em relação a comunicação interna temos a comunicação ascendente que é aquela feita do subordinado ao gestor, quando um funcionário leva uma informação ao seu superior, ou vai tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou sugestão.

Na comunicação descendente é o contrário: é quando acontece do superior ou líder ao subordinado, que pode ser a delegação de tarefas, comunicados, instruções, reuniões etc.

Na comunicação externa o público-alvo são todos aqueles que não fazem parte da empresa ou instituição, no caso a sociedade. E seu objetivo é divulgar informações que queremos e que sejam de acordo com a missão e valores da empresa ou instituição, cujo objetivo é manter ou melhorar a imagem da empresa para o público externo.

Continua após a publicidade

Para ter uma excelente comunicação externa é prioritário que se tenha uma assessoria de imprensa, que é a equipe responsável pela divulgação dos acontecimentos e da imagem da Empresa ou Instituição para o público externo.

Atualmente e com as redes sociais que dissemina os mais variados tipos de informações e infelizmente são utilizadas para o bem e para o mal, temos que ter cuidado, ter um excelente plano de comunicação interna e externa, e revisar tudo que vai ser divulgado para que não aconteça nenhum erro ou informação errada, mesmo que sem querer porque o estrago costuma ser grande e uma imagem arranhada é muito difícil de reverter e leva tempo.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

Nas próximas semanas vamos falar mais a respeito dos benefícios da comunicação empresarial; então se preparem e se tiver dúvidas ou quer ver por aqui algum assunto do seu interesse é me enviar as sugestões certo?

Uma ótima semana!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Como se vestir bem em cada fase da vida

Como se vestir bem em cada fase da vida

estreias

Saiba como os números te ajudam

camisa de time

Camisa de time

É possível emagrecer sem ir à academia?

É possível emagrecer sem ir à academia?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dez =

Scroll to top