Como melhorar a comunicação da sua empresa?


comunicação

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Sabemos que é muito importante ter uma comunicação eficiente, bem planejada nos mínimos detalhes e que funcione para todos.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Claro que existem várias maneiras para fazer tudo isso acontecer, mas sempre tem as melhores ferramentas para que tudo funcione, e como saber se a mensagem teve o alcance desejado, estudar atentamente, conhecer todos as ferramentas que estão à disposição, e aí sim traçar as minhas estratégias são pontos importantes para levar em consideração quando for fazer o planejamento de comunicação.

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

É preciso rapidez para fazer com que a ideia chegue ao meu público-alvo e permita o diálogo, pensar em utilizar todas as ferramentas de comunicação das mais tradicionais as mais modernas vai fazer com que a empresa alcance todo o público desejado, não importa como ele se conecta. 

Como a tecnologia está sempre inovando, precisamos ficar atentos a todas as mudanças e saber usar tudo a nosso favor, acompanhar todas as tendências na comunicação empresarial é o que vai ajudar a empresa a atingir os melhores resultados.

Continua após a publicidade

Assim como todas as pessoas tiveram que se adaptar ao avanço tecnológico, as novas formas de consumir produtos, comprar e se deslocar, não é diferente no mundo corporativo, é preciso adaptar os velhos hábitos ao novo contexto, é preciso que haja troca de informações, compartilhamento, se não com certeza vai ficar para trás, pois é necessário conhecer e se adequar as novas demandas do seu público-alvo. E só se faz isso acompanhando todas as tendências. 

E aí vocês devem estar se perguntando: Quais são essas tendências?

A primeira delas só poderia ser as ferramentas de comunicação digital, pois elas simplificaram todo o processo e ainda ajudam a construir a reputação da empresa para o bem ou para o mal, então fiquem atentos. Tudo é na hora, tudo vai para as redes sociais no mesmo segundo que você pensou. O mundo é online, então atenção.

A segunda e não menos importante, na verdade eu diria que até mais importante é o atendimento, esse é um ponto essencial, e infelizmente muitas empresas e funcionários pecam nesse quesito, e se esquecem que é a partir dele que podemos captar todos os tipos de informações dos clientes, ou seja direto na fonte.  Por isso é tão importante saber aproveitar esse canal de comunicação e corrigir os problemas apontados é mais do que importante, eu diria crucial para se atingir os resultados esperados.  Vale muito investir em softwares para gerenciar esses dados.

Continua após a publicidade

A terceira tem um nome complicado Omnichannel – cuja proposta é integrar todas as áreas de vendas e assim facilitar a vida do cliente, integrando todos os canais de comunicação seja online ou offline, a ideia é que o consumidor não veja diferença entre o mundo virtual e o presencial.

A quarta é o atendimento personalizado, pois todos os consumidores sejam de produto ou serviços, querem ser bem atendidos, respeitados, compreendidos, se sentirem especiais e nada melhor do que oferecer um contato personalizado e humanizado, com certeza é uma das melhores maneiras de fortalecer o relacionamento com o público.

A quinta tendência foca na comunicação instantânea, aquela em que o público-alvo recebe as informações em tempo real, dá aquela sensação de que a empresa está mais próxima dos consumidores e de seus colaboradores, e as redes sociais proporciona isso muito rápido e são muito utilizadas é claro, todas as transmissões ao vivo fazem com que o engajamento aumente e entrega muito mais valor para os consumidores.

A sexta é a minha área preferida: a capacitação, é sempre muito importante e eficaz promover treinamento com os colaboradores da empresa, é preciso que todos os colabores sejam atualizados de todas as mudanças, inovações que chegam na empresa, faz com que eles se sintam mais valorizados e prestem um serviço com muito mais qualidade. E obviamente que os resultados serão os melhores possíveis.

A sétima é muito moderna e tem um nome chique:Business Intelligence (BI) que em português nada mais é do que inteligência de negócios, que é utilizado para analisar dados de forma estratégica, e com isso vai permitir que as empresas tomem decisões mais assertivas. E como tudo surge da dificuldade, pois tanto os empreendedores como as empresas tinham dificuldade para encontrar soluções para suprir os desafios, e um deles é ter dados concretos para se basear, então essa tecnologia surgiu como a luz no horizonte e para facilitar a vida de todos né? E na verdade esse assunto merece uma coluna só sobre ele e prometo trazer nas próximas semanas e explicar direitinho certo?

Continua após a publicidade

Todas essas tendências de comunicação empresarial farão com que os seus negócios sejam empresariais ou institucionais cresçam. Mas tudo tem seus prós e contras, seus desafios que sempre aparecem ao longo do caminho, mas ter uma estratégia de comunicação eficaz é importante para que a informação circule da maneira correta tanto interna como externa.

Todo plano de comunicação deve ser alinhado diretamente com os objetivos da empresa, e para que isso ocorra é preciso identificar e priorizar os objetivos corporativos, a começar pelo entendimento de como seus gestores visualizam o futuro da empresa, o que vai ajudar a criar uma mensagem única para apresentar a missão da empresa.

Outra forma também é realizar pesquisas entre os funcionários para obter a percepção deles sobre a empresa, assim é mais fácil conseguir desenvolver uma estratégia de comunicação corporativa que atenda as necessidades e vise realizar melhorias sempre que for preciso.

É preciso também avaliar e saber o nível de compreensão de quem decide, pois eles são os principais responsáveis por transmitir com precisão a mensagem da empresa para o público e ainda internamente.

Continua após a publicidade

Ouvir o cliente a respeito da maneira que a sua empresa se comunica, entender como ele enxerga a sua comunicação, vai fazer com que você perceba aspectos positivos e negativos e quais precisam ser melhorados ou mantidos.

Tudo é um desafio, seja na vida pessoal como empresarial, então é preciso ficar atento as mudanças, novidades da área para que possamos alcançar nosso sucesso tão almejado e fazer uma boa comunicação. Amenizar problemas que possam surgir e construir uma comunicação integrada mantendo o diálogo sempre.

Somos muito cobrados sempre para alcançar os melhores resultados, obter o retorno sobre investimento, e principalmente a cobrança pela entrega de resultados, então além da criatividade é preciso que a comunicação seja pensada de forma bem estratégica para atingir todos os resultados esperados.

Claro que temos que pensar na agilidade como um fator de sucesso na comunicação das empresas, e a automação é uma ferramenta que não podemos dispensar e sim apostar nela como uma forte aliada porque além da velocidade, com o uso de sistemas podemos personalizar as mensagens e ainda o atendimento simultâneo a um público muito maior.

Outro desafio é a humanização, entender a busca do consumidor por empresas que tenham a ver com o seu estilo, que atendam os seus desejos, nesse contexto a comunicação das empresas precisa criar conexão com seu público e a melhor forma de fazer isso é transmitir valor, propósito nas suas mensagens direcionadas ao seu público-alvo.

E além de todos esses desafios ainda temos que mensurar os resultados da comunicação, para entender se atingimos os resultados esperados, a vida não é fácil em minha gente?

O bom é que atualmente a tecnologia e o ambiente digital veio para facilitar a vida do marketing  e da publicidade, e ficou muito mais fácil mensurar os resultados, uffa em minha gente, essa vou colar do meu filho publicitário que utiliza todas essas ferramentas: métricas de campanha digital,  métricas de acesso em redes sociais e sites, métricas de interação, e reações em redes sociais, pesquisa de satisfação do cliente, além de pesquisas internas com os colaboradores, e monitoramento das campanhas de marketing. Olha o pessoal do marketing e da publicidade trabalha hein, vamos valorizar a galera que não é fácil.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

E assim concluímos mais uma semana como assuntos interessantes para empresários e empreendedores e tem muita coisa nova chegando sempre e é preciso ficar atentos e atualizados sempre.

Dúvidas estou à disposição de todos.

Uma ótima semana a todos e até a próxima!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Como se vestir bem em cada fase da vida

Como se vestir bem em cada fase da vida

estreias

Saiba como os números te ajudam

camisa de time

Camisa de time

É possível emagrecer sem ir à academia?

É possível emagrecer sem ir à academia?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 14 =

Scroll to top