Como melhorar a comunicação da sua empresa?


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Sabemos que é muito importante ter uma comunicação eficiente, bem planejada nos mínimos detalhes e que funcione para todos.

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Claro que existem várias maneiras para fazer tudo isso acontecer, mas sempre tem as melhores ferramentas para que tudo funcione, e como saber se a mensagem teve o alcance desejado, estudar atentamente, conhecer todos as ferramentas que estão à disposição, e aí sim traçar as minhas estratégias são pontos importantes para levar em consideração quando for fazer o planejamento de comunicação.

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É preciso rapidez para fazer com que a ideia chegue ao meu público-alvo e permita o diálogo, pensar em utilizar todas as ferramentas de comunicação das mais tradicionais as mais modernas vai fazer com que a empresa alcance todo o público desejado, não importa como ele se conecta. 

Como a tecnologia está sempre inovando, precisamos ficar atentos a todas as mudanças e saber usar tudo a nosso favor, acompanhar todas as tendências na comunicação empresarial é o que vai ajudar a empresa a atingir os melhores resultados.

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Assim como todas as pessoas tiveram que se adaptar ao avanço tecnológico, as novas formas de consumir produtos, comprar e se deslocar, não é diferente no mundo corporativo, é preciso adaptar os velhos hábitos ao novo contexto, é preciso que haja troca de informações, compartilhamento, se não com certeza vai ficar para trás, pois é necessário conhecer e se adequar as novas demandas do seu público-alvo. E só se faz isso acompanhando todas as tendências. 

E aí vocês devem estar se perguntando: Quais são essas tendências?

A primeira delas só poderia ser as ferramentas de comunicação digital, pois elas simplificaram todo o processo e ainda ajudam a construir a reputação da empresa para o bem ou para o mal, então fiquem atentos. Tudo é na hora, tudo vai para as redes sociais no mesmo segundo que você pensou. O mundo é online, então atenção.

A segunda e não menos importante, na verdade eu diria que até mais importante é o atendimento, esse é um ponto essencial, e infelizmente muitas empresas e funcionários pecam nesse quesito, e se esquecem que é a partir dele que podemos captar todos os tipos de informações dos clientes, ou seja direto na fonte.  Por isso é tão importante saber aproveitar esse canal de comunicação e corrigir os problemas apontados é mais do que importante, eu diria crucial para se atingir os resultados esperados.  Vale muito investir em softwares para gerenciar esses dados.

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A terceira tem um nome complicado Omnichannel – cuja proposta é integrar todas as áreas de vendas e assim facilitar a vida do cliente, integrando todos os canais de comunicação seja online ou offline, a ideia é que o consumidor não veja diferença entre o mundo virtual e o presencial.

A quarta é o atendimento personalizado, pois todos os consumidores sejam de produto ou serviços, querem ser bem atendidos, respeitados, compreendidos, se sentirem especiais e nada melhor do que oferecer um contato personalizado e humanizado, com certeza é uma das melhores maneiras de fortalecer o relacionamento com o público.

A quinta tendência foca na comunicação instantânea, aquela em que o público-alvo recebe as informações em tempo real, dá aquela sensação de que a empresa está mais próxima dos consumidores e de seus colaboradores, e as redes sociais proporciona isso muito rápido e são muito utilizadas é claro, todas as transmissões ao vivo fazem com que o engajamento aumente e entrega muito mais valor para os consumidores.

A sexta é a minha área preferida: a capacitação, é sempre muito importante e eficaz promover treinamento com os colaboradores da empresa, é preciso que todos os colabores sejam atualizados de todas as mudanças, inovações que chegam na empresa, faz com que eles se sintam mais valorizados e prestem um serviço com muito mais qualidade. E obviamente que os resultados serão os melhores possíveis.

A sétima é muito moderna e tem um nome chique:Business Intelligence (BI) que em português nada mais é do que inteligência de negócios, que é utilizado para analisar dados de forma estratégica, e com isso vai permitir que as empresas tomem decisões mais assertivas. E como tudo surge da dificuldade, pois tanto os empreendedores como as empresas tinham dificuldade para encontrar soluções para suprir os desafios, e um deles é ter dados concretos para se basear, então essa tecnologia surgiu como a luz no horizonte e para facilitar a vida de todos né? E na verdade esse assunto merece uma coluna só sobre ele e prometo trazer nas próximas semanas e explicar direitinho certo?

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Todas essas tendências de comunicação empresarial farão com que os seus negócios sejam empresariais ou institucionais cresçam. Mas tudo tem seus prós e contras, seus desafios que sempre aparecem ao longo do caminho, mas ter uma estratégia de comunicação eficaz é importante para que a informação circule da maneira correta tanto interna como externa.

Todo plano de comunicação deve ser alinhado diretamente com os objetivos da empresa, e para que isso ocorra é preciso identificar e priorizar os objetivos corporativos, a começar pelo entendimento de como seus gestores visualizam o futuro da empresa, o que vai ajudar a criar uma mensagem única para apresentar a missão da empresa.

Outra forma também é realizar pesquisas entre os funcionários para obter a percepção deles sobre a empresa, assim é mais fácil conseguir desenvolver uma estratégia de comunicação corporativa que atenda as necessidades e vise realizar melhorias sempre que for preciso.

É preciso também avaliar e saber o nível de compreensão de quem decide, pois eles são os principais responsáveis por transmitir com precisão a mensagem da empresa para o público e ainda internamente.

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Ouvir o cliente a respeito da maneira que a sua empresa se comunica, entender como ele enxerga a sua comunicação, vai fazer com que você perceba aspectos positivos e negativos e quais precisam ser melhorados ou mantidos.

Tudo é um desafio, seja na vida pessoal como empresarial, então é preciso ficar atento as mudanças, novidades da área para que possamos alcançar nosso sucesso tão almejado e fazer uma boa comunicação. Amenizar problemas que possam surgir e construir uma comunicação integrada mantendo o diálogo sempre.

Somos muito cobrados sempre para alcançar os melhores resultados, obter o retorno sobre investimento, e principalmente a cobrança pela entrega de resultados, então além da criatividade é preciso que a comunicação seja pensada de forma bem estratégica para atingir todos os resultados esperados.

Claro que temos que pensar na agilidade como um fator de sucesso na comunicação das empresas, e a automação é uma ferramenta que não podemos dispensar e sim apostar nela como uma forte aliada porque além da velocidade, com o uso de sistemas podemos personalizar as mensagens e ainda o atendimento simultâneo a um público muito maior.

Outro desafio é a humanização, entender a busca do consumidor por empresas que tenham a ver com o seu estilo, que atendam os seus desejos, nesse contexto a comunicação das empresas precisa criar conexão com seu público e a melhor forma de fazer isso é transmitir valor, propósito nas suas mensagens direcionadas ao seu público-alvo.

E além de todos esses desafios ainda temos que mensurar os resultados da comunicação, para entender se atingimos os resultados esperados, a vida não é fácil em minha gente?

O bom é que atualmente a tecnologia e o ambiente digital veio para facilitar a vida do marketing  e da publicidade, e ficou muito mais fácil mensurar os resultados, uffa em minha gente, essa vou colar do meu filho publicitário que utiliza todas essas ferramentas: métricas de campanha digital,  métricas de acesso em redes sociais e sites, métricas de interação, e reações em redes sociais, pesquisa de satisfação do cliente, além de pesquisas internas com os colaboradores, e monitoramento das campanhas de marketing. Olha o pessoal do marketing e da publicidade trabalha hein, vamos valorizar a galera que não é fácil.

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E assim concluímos mais uma semana como assuntos interessantes para empresários e empreendedores e tem muita coisa nova chegando sempre e é preciso ficar atentos e atualizados sempre.

Dúvidas estou à disposição de todos.

Uma ótima semana a todos e até a próxima!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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