Nos últimos meses falamos aqui sobre tudo que envolve o seu negócio: A diferença entre Mentoria e Consultoria, Plano de Negócios, Networking, formatação de preços, e tantos outros assuntos importantes para os empreendedores.
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Mas se mesmo assim você não conseguiu alcançar seu objetivo e alavancar o seu negócio, tem que avaliar o que deu errado, o que faltou fazer e o quanto levou a sério todas as orientações que recebeu. E está na hora daquela autoavaliação, mas tem que ter sinceridade, hein pessoal!
Primeiro é preciso avaliar exatamente o que é esse já tentei de tudo. Seja honesto com você mesmo: você realmente tentou ou apenas pensou em fazer?
Muitos clientes quando me pedem Mentoria no primeiro encontro conversamos sobre o negócio, os planos e sonhos, onde querem chegar, qual ou quais os seus planos para chegar ao seu objetivo.
Claro que no papel ou numa conversa tudo é lindo, e como ouvi sempre: papel aceita tudo, isto é um fato. Mas o como tirar os planos do papel?
Pois bem, num primeiro momento toda vez que vou atender um cliente pela primeira vez converso bastante, deixo várias perguntas para ele responder com calma e aí dou sequência, é claro que ele precisa ser sincero nas respostas e mais sincero ainda na tomada de decisões, em avaliar seus pontos fortes e fracos, quais as suas dificuldades, onde precisa melhorar, e se realmente não conseguir superar alguma dificuldade, é preciso pensar em contratar alguém que vá suprir essa deficiência.
O que envolve também saber delegar e não se apegar na função, delegar é uma necessidade que você precisa entender, aceitar que precisa e fazer e claro, avaliar o resultado depois. E por incrível que pareça muitas pessoas tem dificuldade em delegar por excesso de apego ao negócio, em não querer dividir e achar que pode fazer tudo sozinha, o que é um erro e um dos motivos para o negócio não ir adiante.
Lembrando que ninguém precisa saber fazer todas as funções de uma empresa, mas é preciso entender como funciona todos os departamentos, para cobrar e delegar tarefas é preciso entender minimamente como funciona.
O mais importante é ter claro o seu objetivo de vida e traçar as metas do que fazer para chegar lá, eu aconselho sempre a ir devagar, com pequenos passos de cada vez, assim, você vai percebendo os resultados e isso vai te dar fôlego e ânimo para ir em frente. E vale para a vida e para os negócios.
Tirar um negócio do papel ou da sua cabeça dá muito trabalho, mas tem passos que temos que seguir um a um, pular etapas, num primeiro momento podemos achar que levamos vantagens, mas no final vai perceber que não é bem assim.
- Primeiro faça uma pesquisa de mercado para ver os tipos de negócios que tem na redondeza, assim você já vai analisar a concorrência e fica mais fácil definir o seu tipo de negócio;
- Faça um planejamento detalhado de tudo que envolve o negócio, mas tudo mesmo;
- Faça cursos que possam suprir as suas deficiências, ou mentoria que possa te orientar,
- Calcule todos os custos certinho;
- Tenha uma reserva financeira para uns seis meses;
- Faça um plano de negócios que vai te ajudar muito, tem matéria aqui na coluna com o passo a passo;
Com tudo definido, você vai saber o que precisa investir, se vai poder começar ou se precisa se preparar mais um pouco e se tiver dificuldade em alguma etapa, converse com pessoas que possam te ajudar e muito importante: Se optar por uma Mentoria especializada, leve tudo a sério, faça tudo o que foi planejado e combinado, tire todas as suas dúvidas, e o principal: Não jogue dinheiro fora. Por isso precisa ser honesto com você mesmo.
Lembre-se sempre que o maior prejudicado é você então leve tudo a sério e se achar que ainda não é hora não tem problema, retome a ideia quando se sentir seguro.
E qualquer dúvida pode contar comigo!
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
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