Qualidade no atendimento: Por que falhamos tanto?


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Semana passada estava dando uma olhadinha no Instagram e me deparei com um Post de uma amiga que dizia mais ou menos assim: Tem vendedoras de loja de rico que acha que são ricas também. Conversando com ela, comentamos que o atendimento é o nosso maior problema no comércio, e esse sempre foi um problema e fato de muitas reclamações.

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E por que isso acontece? De quem é a responsabilidade? Falta treinamento adequado para os funcionários?

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Vamos por partes: Toda empresa ou negócio tem sim que se preocupar em manter um padrão de qualidade no atendimento, não basta ter uma loja ou um ponto comercial impecável e falhar justamente no atendimento, ele é a peça mais importante da experiência de compra do cliente, os seus produtos podem ser maravilhosos, a decoração perfeita, funcionários bem-vestidos com uniformes impecáveis, mas no final o que vai prevalecer na avaliação do seu cliente é a maneira como ele foi atendido.

E como promover o espírito colaborativo na sua equipe?

Parece fácil, mas não é. Atualmente as pessoas vivem o tempo todo conectadas, com o uso da tecnologia perdemos o hábito de interagir com as pessoas, nos tornamos seres solitários, perdemos o tato ao lidar com as pessoas e isso é muito ruim, muitas pessoas parecem robôs, fazem tudo no automático e vão perdendo a gentileza tão gostosa ao tratar uma pessoa, e isso faz toda a diferença no atendimento ao público.

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Manter um ambiente saudável no dia a dia de trabalho nem é tão difícil, e para quem cuida de uma equipe tem a responsabilidade de ser gentil, de se preocupar com os colaboradores, promover responsabilidade sem agressividade no dia a dia, manter a equipe unida, sem estimular a competição entre eles, mostrar que todos estão ali para somar, e não para dividir, demonstrar simpatia por todos, e o velho e bom espírito de um ajuda o outro e todos saem ganhando, com certeza o resultado será muito melhor.

O fato de aprendermos a nos colocar no lugar do outro sempre e antes de qualquer atitude ríspida ou agressiva também é importante, porque uma vez que foi mal-educado a má impressão já deixou sua marca de atendimento ruim.

Por outro lado, os funcionários ou a equipe de trabalho também precisam fazer a sua parte, atender bem sempre com um sorriso no rosto, se colocar no lugar do cliente e pensar em como você gosta de ser atendido e usar como referência cada vez que for atender uma pessoa, observar se ela precisa de ajuda, se tem alguma dificuldade, e ser gentil sempre.

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Manter o foco no trabalho, essa é sempre a minha fala quando faço treinamentos de qualidade no atendimento. No momento que você chega ao seu local de trabalho, todo o seu foco deve estar ali, deixe todos os seus problemas em casa, e na volta se quiser volte para eles.

Mas no instante que saiu de casa, a sua atenção deve estar voltada as pessoas por onde você passa, seja no transporte público ou não, e quando chegar ao trabalho veja se algum colega está com alguma dificuldade, e ajude, pois um dia pode ser você a precisar de ajuda.

Sempre acho que temos que ter mais gentileza e menos arrogância, pois nunca vamos saber quando estaremos do outro lado do balcão e aposto que se um dia você for mal atendida em uma loja ou qualquer comércio, vai falar mal e talvez nunca mais voltar.

Sempre que for arrogante com alguém se pergunte se você gostaria de ser tratada dessa maneira, claro que não né, e isso independe de ser um cliente, um colega de trabalho, tente ser o mais gentil possível, atenciosa, delicada e preste atenção em tudo que acontece a sua volta, e se certifique de que está tudo em ordem, organizado e aí sim, você está pronta para começar o seu dia de trabalho.

Outra coisa muito importante quando trabalhamos com o público é nunca julgar ninguém pela aparência, pois não temos que saber quem é quem apenas pelas roupas que elas vestem, nunca temos como o saber se uma pessoa vestida de bermudas e chinelos é um cliente rico ou não, ou se ele pode pagar o valor do produto da loja ou não, ele pode ser apenas alguém que gosta de andar à vontade, então nunca julgue ninguém pela aparência ou roupa que esta vestido.

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Espero que gostem da minha reflexão de hoje, adoro usar pequenas lembranças que me chamem atenção para problemas sérios e esse é sim um problema sério em muitas cidades e comércios.

Toda vez que for atender uma pessoa lembre-se de ser gentil e delicado sempre!!

Uma ótima semana!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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