Todo mundo já ouviu essa palavra: Networking, mas todos sabem o que significa e o tamanho de sua importância? Networking na realidade significa rede de contatos e claro que todos nós já ouvimos falar em diversos momentos: faça amigos, circule, distribua cartões, faça com que o maior número de pessoas conheça você e seu trabalho.
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Semana passada falei sobre Marketing Pessoal e citei a velha frase: Quem não é visto não é lembrado, o mesmo vale para o Networking: Se ninguém vê você não tem como conhecer seu trabalho.
Mas será que fazemos isso da maneira correta? Lembre-se sempre que networking gera visibilidade que gera oportunidades. Isso é muito importante para entender que é networking e para que serve.
Mas como fazer um bom networking?
Muitas pessoas têm uma vergonha absurda em conhecer pessoas novas, conversar então nem pensar certo? Mas aí entra a cara e a coragem já ouviram falar? Acho que muitas vezes né? E é exatamente isso: Deixe a vergonha de lado e se apresente, confie em todo o seu potencial. Umas dicas que todo mundo já usa, mas não tanto para negócios e trabalho:
1-Participar de grupos de Facebook: Exatamente, use o Facebook para fazer networking e não apenas para se conectar com pessoas do nosso dia a dia. Procure grupos relacionados a sua área profissional, dá para conhecer profissionais de outras cidades, trocar experiências e estabelecer relações e nem é tão difícil assim vai…Só não vale se distrair e perder o foco, filtre bem os contatos que te interessam para não acabar ficando só na amizade hein…
2- LinkedIn: Quem conhece e usa? Atualmente a maior rede profissional do mundo e foi criada adivinhem só? Para conectar profissionais do mundo todo e assim eliminar as barreiras físicas, dá para ter mais de 30 conexões, seguidores, produzir conteúdo curto, artigos completos para quem acompanha seu perfil. Mas tem que saber filtrar, ser ativo também é conta né. Não deixe de aprender a usar essa ferramenta, eu aprendi a pouco tempo e estou gostando muito.
3- Participar de Eventos é muito, muito importante, essa parte eu adoro, principalmente os eventos que são da sua área de atuação, para fazer networking é o que há de melhor, ao vivo e em cores, mantenha conversas agradáveis e interessantes e se não conhecer ninguém não se preocupe: Se apresente que o objetivo de todos é basicamente o mesmo que o seu: Conhecer pessoas interessantes na sua área de atuação.
4- Compartilhe conhecimentos sem pedir nada em troca, não seja uma pessoa egoísta, divida com os outros o que sabe e assim vai estimular outras pessoas a fazerem o mesmo e vai ficando cada vez mais conhecida e com certeza alguém vai lembrar de você quando surgir alguma oportunidade nova.
5- Produzir conteúdos na sua área também é muito bom, muitas pessoas já se utilizam dessa estratégia: o alcance nos meios digitais vai aumentando aos poucos, à medida que você vai ficando mais conhecida, além de ajudaras pessoas, também divulga seu trabalho. Assim aos poucos você se tornará uma referência em sua área de atuação.
6. Mantenha relacionamentos profissionais, fique em contato com as pessoas que você vai conhecendo ao longo do caminho, se não de que adianta conhecer um super profissional hoje e nunca mais falar com ele? Tem que interagir com seus contatos, assim eles se lembrarão de você, e do que você faz, que no caso aqui é o mais importante, certo?
Mas não vale só procurar a pessoa quando está precisando, isso é chato. Atualmente é muito fácil manter contato, basta usar as redes sociais, muito simples, rápido e eficiente. Não tem nem a desculpa que não teve tempo de ir até a pessoa.
7- Lembre-se que qualidade não quer dizer quantidade nesse caso. É muito melhor ter poucos e bons contatos confiáveis do que ter vários e nem tão bons assim.
Vale também se reunir com os amigos para um café ou happy hour de vez em quando e por a conversa em dia, assim, você mantém contato, sabe das novidades de várias áreas, e é muito bom rever os amigos sempre e cada café ou drink aumente a lista de amigos, convide os amigos dos amigos e não necessariamente tem que ser só os amigos do trabalho, vale os amigos da academia, daquela festa que você foi outro dia e conheceu mais algumas pessoas interessantes e assim sua rede de contatos vai aumentando cada vez mais. E é essa a ideia tá?
Espero que gostem e se precisarem de uma ajudinha, pode me convidar para um café que vou adorar.
Um abraço e até a próxima semana 😊
Selma Cabral
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Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
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