E para quem já começou o ano novo às voltas, com as mil listas de promessas a cumprir, sinto muito, mas se a sua lista for cheia de coisas impossíveis, metas muito ambiciosas e tiver pelo menos cinco itens de listas anteriores que não conseguiu cumprir já te adianto que não vai cumprir esse ano também, é um caso recorrente de mais coisas a fazer do que realmente consegue. Mas tem solução calma…
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Não precisamos ser a louca das listas de final de ano gente, precisamos sim ser realistas na hora de fazer a nossa listinha, e isso mesmo, faça uma listinha bem justa e real do que é possível fazer, assim evita frustrações desnecessárias, já basta aqueles tombos do dia a dia né minha gente!
![]() |
|
![]() |
|
E como fazer uma lista real?
Vamos lá:
- Não comece com as coisas que não conseguiu cumprir em anos anteriores, aquelas que tentou, tentou e não conseguiu, só te deixará com mais e mais frustrações;
- Mude o foco, seja razoável com você mesma, não se cobre tanto, é aquela coisa de nem tanto ao mar, nem tanto ao céu sabe?
- Pense primeiro em você, nas suas necessidades, nos seus desejos, se conheça e pense em todas as coisas que quer fazer por você e nunca consegue e comece por aí….
Eu acho esse negócio de listas de final de ano, listas de obrigações muito pesado e inútil, para mim a boa e velha agenda sempre funciona, tenho todas as minhas e tudo que consigo fazer vou dando um ok. Adoro chegar ao final do ano com tudo ticado, cumpri tudo o que me propus, inclusive ir à academia, ir caminhar na praia ouvindo minha musiquinha, e principalmente não pular o Dia de Mim, que é o dia que chamo assim carinhosamente porque só dedico ele a mim mesma, e vale muito a pena.
Claro que leva um tempo, mas conseguimos e agenda também serve para reajustar os compromissos, mudar datas e horários e o melhor é que se está organizado com todos os seus compromissos não corre o risco de pegar mais atividades do que realmente consegue dar conta.
Muitas vezes essas listas não são tão benéficas e eficientes como imaginamos, pois, se você não se conhece bem, a tendência é exagerar na dose sabe como é? Ou não ter muito foco no que quer, e acabar colocando metas muito grandes, e que dependem de outras pessoas para realizar.
A lista e as metas são suas então procure focar no seu objetivo, no que é importante para você, e claro no que é possível. Uma sugestão é fazer listas pequenas, para três meses apenas e assim você vai revisando a cada trimestre e tira o que não fez e acrescenta algo que sabe que consegue, ou que possa surgir e você dá conta. Fica muito mais simples para gerenciar, pois ela te permite corrigir a rota, e não vai te deixar tão frustrada como uma lista gigante cheias de coisas que não foram realizadas certo?
Não tem uma regra específica, ou fórmula mágica para fazer essas listinhas e não sei quem inventou que é preciso fazer uma. Mas se você precisa e acha importante priorize os seus objetivos, deixe espaço para você, e seja flexível, não seja má com você mesma…
E se ainda assim ficar difícil, faça tudo por semana, viva o dia a dia, e não ligue para listas, regras, moda, você não é obrigada a fazer tudo que os outros fazem certo?
Seja original, faça as suas vontades, escolha você sempre e depois que tomar essas atitudes para com você mesma, sua vida vai seguir de vento em poupa e você vai realizar todas as suas tarefas e as mudanças que deseja pode acreditar!
O bom é levar a vida com mais leveza e ninguém vai saber se você conseguiu cumprir a sua lista ou não porque ela é sua, e ninguém tem nada a ver com isso! Essa é a lição para a vida que devemos sempre ter em mente e ser feliz é nossa única obrigação!
Grande abraço e até a próxima semana
MAIS NESSA COLUNA
Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
![]() |
|