Ser chefe de uma grande equipe não é tão simples como muitas pessoas imaginam. Quem nunca comentou com colegas que queria estar no lugar do chefe, ou já implicou e falou mal dele para os colegas no happy hour ou no intervalo do cafezinho? Aposto que várias pessoas…
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Não é uma tarefa fácil estar à frente de uma empresa, são várias pessoas com personalidades e comportamentos diferentes, e muitas das vezes o comportamento tomado vira influência para os funcionários, assim como as atitudes enquanto é responsável por conduzir a equipe são muito importantes, como por exemplo: empatia, respeito, pulso firme e parceria.
Entender e identificar as competências dos colaboradores para designar as funções mais de acordo com suas habilidades, além de ajudar para que possam evoluir tanto na empresa como fora dela é uma característica importante de um bom líder.
Mas que atitudes um chefe deve evitar na hora de liderar?
1 – Não ouvir a opinião dos funcionários: É essencial ouvir a opinião de funcionários e colabores para construir um ambiente de trabalho agradável e produtivo. Não dar a devida liberdade para se expressarem e darem feedbacks sinceros, provavelmente sua empresa terá sérios problemas no futuro, porque as tensões precisam ser resolvidas, é preciso encontrar um caminho de construção e crescimento. Se você como chefe se recusa a ouvir a opinião dos seus colabores só vai atrasar o desenvolvimento.
2 – Achar que os funcionários são inferiores a você: Ninguém faz nada sozinho, é importante nunca se esquecer disso. Um bom líder precisa trabalhar junto com sua equipe, falar a mesma língua e promover um crescimento mútuo. Se você pensar apenas no seu sucesso e deixar o desenvolvimento dos funcionários de lado, sua empresa continuará estagnada junto a eles.
3 – Ter um time padrão: A maioria pode achar que ter um time padrão é o ideal, mas está errado: a diversidade no ambiente de trabalho é muito saudável para todos: empresa, funcionários e colaboradores. É com a diferença e o conflito de ideias que a empresa muda. Para que uma empresa tenha inovação é preciso ter diversidade entre colaborares, ouvir diferentes para tomar a decisões sobre vários pontos de vista.
Uma equipe diversa pode ser um desafio, pois com a divergência de opiniões pode ocorrer alguns conflitos. Mas se você conseguir acolher estas diferenças e ouvir o que elas podem gerar no ambiente de trabalho, o crescimento é garantido.
4 – Não deixar que os colaboradores cometam erros: Todos nós estamos sujeitos a erros, e diante da inovação é muito comum cometer erros, e só assim se encontram muitas soluções para diversas coisas. E você pode aprender com seus funcionários, aprenda com eles e com os erros também e tente tirar uma lição disso tudo e ensine o caminho com calma e empatia. Não perca a chance de ser a diferença na vida de alguém e de aprender de verdade com as pessoas. Essa atitude com certeza vai te tronar uma pessoa melhor e um líder de excelência e claro vai te trazer muito amigos.
Minha dica pessoal é: Se não se sente preparado para ser chefe de alguém, muito menos de uma grande equipe, não aceite, ou ainda: Se prepare, aprenda a lidar com pessoas e a entender que cada uma é diferente e um ser único, não há mais espaço para a arrogância, isso é ser ignorante, e no mundo atual não cabe mais esse tipo de atitude mesquinha. Somos humanos e lidamos com seres humanos então precisamos de mais empatia, isso faz a diferença.
Eu sempre escrevo que a sua atitude pode mudar a vida de alguém, e acredito muito nisso, porque as vezes encontramos pessoas que estão com problemas graves e claro não temos como saber, mas a maneira com que você olha para ela pode fazer diferença: Pense em como você gosta de ser recebido: Com um lindo sorriso ou com uma cara fechada ou de maneira ríspida nem cumprimenta?
Tenho certeza de que com um sorriso é bem mais agradável certo? Pense nisso sempre que for conhecer uma pessoa, ou conversar com alguém, ou apenas quando passar pelas pessoas cumprimente comece sempre com um sorriso e sinta a diferença!!
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para novos Negócios no portal 40emais.
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Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
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