Comece 2023 tirando seu negócio do papel!


negócio

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Não é muito difícil encontrar pessoas que fizeram do hobby um negócio de sucesso. A maioria começa apenas com a ideia de ter um ganho extra para complementar a renda, mas acabam não parando por aí e o que era apenas um complemento passa a ser o negócio principal e única fonte de renda devido ao sucesso.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Todos nós sabemos que abrir um negócio do zero não é uma tarefas das mais fáceis, mas o que não podemos é desistir na primeira tentativa, pode dar errado? Claro que sim, como tudo na vida, nada acontece sem trabalho e dedicação e muita, mas muita força de vontade.

Não interessa muito que tipo de negócio ou que área, o importante é ter conhecimento do funcionamento e ser familiar a você, tem que conhecer tudo a respeito e muitas vezes é por esse motivo que muitas pessoas acabam optando por fazer do seu hobby um negócio, pois já estão acostumadas com tudo que está envolvido, dá para começar sem sair de casa, claro que é preciso evitar alguns vícios como por exemplo: o fato de estar em casa e não ter organização e nem horário certo para  produção por achar que está perto e pode fazer a qualquer hora. Não separar um ambiente na casa para fazer as vezes de local de trabalho, criar um hábito com horário para realizar o trabalho, intervalo para refeições….

Mas é muito importante, eu diria que vital para o sucesso do negócio manter a organização da empresa, alinhar todos os processos, ter uma produção enxuta e organizada. O desafio é imenso e imagina que você vai cuidar de tudo praticamente sozinha: das compras, da produção, do financeiro, divulgação, redes sociais e ainda do atendimento. Mas é difícil e não impossível se organizar muito bem, é preciso entender que é um negócio e não mais um hobby, é necessário também alinhar os objetivos para fazer tudo funcionar.

Talvez para a maioria das pessoas o mais difícil sejam as vendas, por isso é muito importante estudar sobre formas de começar a vender, pesquisar alternativas e claro que temos dicas:

1 — Entender o negócio e tratá-lo como tal: entenda o que é o seu negócio, mantenha um planejamento e siga-o à risca, faça avaliações sempre que for preciso para mudar algumas estratégias que as vezes é necessário;

2 —Se apaixone pelos seus clientes: Não se esqueça que todo negócio depende dos clientes, então, faça do bom atendimento o seu diferencial;

3 — Não complique: as vezes vale mais um básico bem-feito do que inventar mil coisas diferentes, comece com calma e com o tempo vá inovando e trazendo novas opções para o negócio;

4 — Lembre-se não vendemos apenas um produto: Vendemos   lembranças, memórias, sonhos, desejos das pessoas, nunca se esqueça que não é só o dinheiro, vai muito mais além;

5 — Tenha aquele brilho no olho que faz toda a diferença: Faça tudo com vontade e demonstre para seus amigos e clientes que trabalha com alegria e boas energias, ninguém gosta de pessoas que vivem de mal humor e reclama o tempo todo, ao invés de atrair clientes, só vai afastar, seja positiva.

Mas você deve estar pensando: Como faço para conquistar meus primeiros clientes?

Continua após a publicidade

Essa é uma grande preocupação dos empreendedores, principalmente quem está começando seu primeiro negócio.  Atualmente com as redes sociais, ficou mais rápido e mais fácil para divulgar e vender, pois, com a internet podemos alcançar pessoas de qualquer lugar do mundo, mas o melhor é começar pela sua vizinhança, assim não terá custos elevados de entrega, e o que não faltam são opções para começar a vender:

  • Grupos de Facebook, WhatsApp, Instagram: Ninguém duvida que esses grupos funcionem muito e são importantes ferramentas de vendas. Além desses grupos nas redes sociais, faça parte dos grupos de pequenos negócios da cidade, participe de comunidades de empreendedores, seja vista e será lembrada. Sempre pergunte aos seus clientes onde souberam sobre o seu negócio, assim, terá um mapa real do seu alcance através desses grupos e do próprio Facebook.
  • Frequência: Sua presença nas redes sociais tem que ser constante não suma por dias e nem poste fotos de todos os seus produtos de uma vez, faça vários ao longo do dia e todos os dias, pois essa será sua vitrine, seja criativa ao tirar as fotos, lembre-se do ditado que primeiro comemos com os olhos, no caso aqui, aquelas fotos bem produzidas com certeza vão chamar atenção.  Assim como fazer vários stories dos bastidores da produção também gera curiosidade de conhecer o produto final. São muitas estratégias que dá para aproveitar, descubra a sua e capriche! 
  • Vizinhos: Não se esqueça deles, apresente seu produto, faça uma pequena degustação se for o caso, dependendo do tipo de negócio, participe de feiras de economia criativa do seu bairro, faça parte dos grupos dos condomínios, dos amigos do bairro etc.;
  • Influenciadores: Essa estratégia está muito em moda atualmente, o importante é pesquisar e ver o custo-benefício, se o seu produto se adequa a essa estratégia.

Uma estratégia que funciona também é fazer parcerias com o comércio local para pôr seus produtos em consignação. Dá para deixar em vários comércios e eles só pagam o que vender, é uma outra maneira de ter giro dos produtos também.

Ir nas escolas e conversar com pais e professores para divulgar seus produtos e eles podem comprar em datas comemorativas para lembrancinhas. E aqui vou citar o exemplo da minha irmã que deu super certo: Ela trabalha em um escola Bilingue em SP, e para complementar sua renda fazia bolo de pote, conversou com a diretora da escola e conseguiu autorização para vender. Como tudo que é bom se espalha, ela conseguiu aumentar suas vendas, os pais encomendam dela bolos e salgados para as festas de aniversário das crianças, e até encomendam para levar para casa no final de semana. Ela percebeu um outro nicho e ampliou os produtos com tortas doces e salgadas de sabores variados e até o bolo  dos mais simples ao de aniversário e já tem um tempo que é um sucesso e conquistou muitos clientes. Uma estratégia simples e que funciona!

Meu conselho para você: Nunca desista dos seus sonhos e objetivos e não desanime na primeira dificuldade, pois irão aparecer muitas outras.

O importante é acreditar na sua ideia, em você, no seu potencial e não desanimar jamais.

Claro que as vezes ficamos mais desanimados, pode ser necessário ajustes, mas é perfeitamente normal.

Entenda que o primeiro passo para alcançar o sucesso é você acreditar no negócio, ter muita força de vontade e comprometimento. Isso fará toda a diferença!

Espero que essas dicas te ajudem e qualquer dúvida é só entrar em contato que terei prazer em ajudar.

Uma ótima semana!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

four × four =

Scroll to top
Assine