Se está difícil começar as mudanças comece pelo mais simples: Mude o cabelo, a roupa, a cor do esmalte…
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Ainda vamos continuar conversando sobre mudanças. Talvez porque o final do ano está chegando e todo final de ano temos as intermináveis listas de coisas a fazer, compras, presentes e a agenda nova para anotar o queremos para o próximo ano. Sempre fazemos isso, repetimos e repetimos e a maioria das vezes fazemos tudo sempre igual. Quem é assim?
E se você tem medo vá com medo mesmo e comece pelo simples e mude a cor do cabelo, do esmalte, mude pequenas coisas em você e vá sentindo se gostou, observe como as pessoas se dirigiram a você, se notaram algo diferente e comentaram, e perceba a sensação que você teve ao mudar e sair de casa de um jeito diferente. E toda vez que tiver medo lembre-se dessa sensação, guarde na memória e vá promovendo todo as a mudanças que você acha que precisa. Um dia quando se der conta você já se tornou outra pessoa, mais corajosa, cheia de atitudes e feliz.
Todos nós vamos sentir a necessidade de mudanças em algum momento da nossa vida, seja interna ou externa e é normal, e só saberemos se é bom ou ruim se tivermos coragem para mudar.
Mudar não é fácil, nem simples. Mas se começarmos com pequenas coisas ou até mesmo atitudes e ir construindo essa mudança aos poucos, de forma bem consciente e principalmente sabendo exatamente onde queremos chegar torna esse processo mais fácil e sem chance de dar errado.
Claro que podemos tropeçar no meio do caminho, mas isso não significa desistir e sim uma pausa, as vezes até uma mudança de rota. E isso não é nenhum fracasso, e sim que precisamos reavaliar algo, não precisa fazer tudo correndo, sem pensar direito. O importante é que quando sentimos que não está tudo bem e precisamos dar uma sacudida em alguma coisa, temos que fazer, não dá para ficar assistindo a vida passar paralisados e só olhando a vida dos outros.
Sempre que penso em mudanças me vem na mente a letra da música do Chico Buarque Cotidiano que fala: Todo dia ela faz tudo sempre igual e fico pensando será que tem pessoas assim ainda? No mundo atual onde tudo muda a cada segundo, tem sempre uma ou várias novidades, muitas formas de fazer as coisas de todo dia só que de maneira diferente. Isso para mim é incrível: a oportunidade que temos de mudar tudo a toda hora, as vezes pequenas coisas por mais insignificantes que pareçam nos fazem um bem enorme e aí pensamos: Por que não fiz isso antes?
E é isso que tem graça na vida: o poder está em nossas mãos. Podemos fazer quando quisermos e acharmos que devemos, e sem medo. O medo paralisa, nos faz perder um tempo absurdo analisando, pensando, nos preocupando com o que os outros irão pensar. Não importa, o que importa é o que nós vamos fazer e o que vamos sentir depois, e isso sim é importante e se não gostarmos do resultado não tem problema: Mudamos de novo e dessa vez com coragem e com a certeza que sempre podemos mudar quantas vezes forem necessárias.
Então vamos começar um novo ano planejando algumas coisas que não estamos gostando, algo que nos incomoda há tempos, e nunca tivemos coragem de mudar?
Esse é um ótimo momento para analisarmos nossa vida de forma diferente, prestar atenção em nós mesmos e ver onde erramos, o que não queremos ou o que não nos serve mais.
Comece anotando tudo que você quer mudar. Faça uma lista de tudo:
- Cor do cabelo;
- Jeito de se vestir,
- Mudar de casa;
- De trabalho;
- Abrir um negócio;
- Aprender um novo idioma;
- Viajar sozinha;
- Praticar um esporte novo.
Seja qual for, faça uma lista do mais simples e fácil para o mais difícil, ou do mais barato ao mais caro, e assim você já sabe por onde começar, coloque prazos, isso é importante para não perder o pique e ir deixando para depois.
Acompanhe e anote todas as pequenas mudanças, conquistas e vá eliminando da sua lista, assim, você tem a noção exata do que falta, e se possível, anote junto qual a sensação que teve ao concluir uma mudança, por mais simples que tenha sido, e isso vai te dar coragem para ir avançando com sua lista, até eliminar tudo e começar a pensar nas mais difíceis e complicadas, mas com uma boa bagagem e coragem suficiente para encarar qualquer uma.
Como sempre digo: O que não podemos é ficar sentadas esperando algo acontecer e reclamando da vida.
Temos que ser a nossa MUDANÇA!
Boa semana e até a próxima 😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|