Como precificar o seu produto?


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Agora que já estruturamos todo o nosso negócio e já entendemos como fazer um plano de negócios, a diferença entre plano de negócios e modelo de negócios, e ainda tivemos um resumão do empreendedor e quais indicadores econômicos devemos acompanhar, vamos aprender a precificar os nossos produtos.

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E essa é uma dúvida da maioria dos empreendedores principalmente quando estamos começando. Mas qual a maneira correta? O que entra no custo final? Qual a margem de lucro? Como saber se o preço está acima ou abaixo dos valores de mercado?

São muitas perguntas, mas calma que vamos entender direitinho e não errar mais, além de não deixar nenhum custo de fora e acabar tendo prejuízo. Sim, porque se você colocar um preço muito abaixo e pensar que vai vender mais, pode cometer um grande erro e no final o que vendeu não dá para cobrir nem os custos de produção.

Temos que pensar também que na hora de calcular o preço não devemos pensar apenas no lucro, temos que pensar no valor de mercado, posicionamento de marca e público-alvo: Para quem eu vou vender o meu produto? Ele está disposto a pagar o meu preço?

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Não tem fórmula mágica ou uma que sirva para todos os produtos, existem vários métodos e cada um tem seus prós e contras, tudo vai depender de cada empreendimento. Para alcançar seu objetivo que é vender bem e ter lucro é importante se atentar a todos esses detalhes:

  • Sempre considere todos os custos envolvidos com o negócio e com os produtos. Considere tantos os custos diretos como os indiretos:

Custos diretos:  costumam variar de acordo com cada tipo de produto. Mas o básico é:

  • Matéria-prima;
  • Produção;
  • Embalagem;
  • Distribuição.

Custos indiretos: são o que chamamos de custos fixos, tudo que está relacionado ao funcionamento da empresa:

  • Desenvolvimento de produto;
  • Mão de obra;
  • Despesas gerais da empresa (aluguel, energia, impostos etc.)
  • Conhecer o público-alvo é muito importante, eu diria que fundamental para definir os preços, eu preciso que as pessoas estejam dispostas a pagar o valor do meu produto, por isso preciso conhecer o perfil do meu consumidor final. Entender se eles estão buscando o menor preço ou se querem mais qualidade, um excelente atendimento, mesmo que gastem mais? Percebem como é importante conhecer o público que eu quero atingir?
  • Sempre pesquise os seus concorrentes, outro item muito importante antes de definir o meu preço, saber quanto o meu concorrente cobra por um produto similar ao meu, sim, tem que ser marcas que vendem o mesmo tipo de produto, para obter as informações certas; não adiante ir a uma loja de grife se os meus produtos são mais simples, entendem? Tenha em mente também que sempre vai existir outras empresas que vendem o mesmo produto e isso não quer dizer que são concorrentes. Tem muitos outros detalhes que devem ser considerados para compor a identidade da marca.
  • Para definir a sua estratégia de lucro você pode optar por lucro na margem ou no giro. Mas vamos entender como é cada um:
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Margem: é o valor que sobra quando tiramos o custo de um produto do seu preço. As empresas podem definir seus preços definindo seu lucro na margem ou no giro:

Margem: os produtos são vendidos com uma margem de lucro mais alta. Geralmente são itens de maior valor agregado, como joias e carros, que demoram mais para serem vendidos. Assim, uma única venda representa um alto lucro.

Giro: nesse caso, a margem de lucro é bem mais baixa, porém, como são itens muito vendidos, a empresa ganha através do rápido giro de estoque. Um bom exemplo disso são os supermercados, que realizam vendas o tempo todo.

É preciso verificar direitinho qual dessas estratégias funciona melhor para o seu negócio. Você pode também chegar a um meio termo: nem tão alta e nem baixa e ficar na média.

  • Sinta o mercado: se ele está favorável em relação ao preço, para isso é fundamental conhecer o seu público-alvo, acho que já deu para perceber o quanto é importante ter esse conhecimento, assim, você consegue verificar a sensibilidade dos clientes em relação ao preço. Alguns segmentos podem sofrer reajustes sem prejudicar as vendas, outros talvez não consigam.
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É preciso entender também se o seu produto é essencial para as pessoas, por exemplo: medicamentos temos que comprar de qualquer forma, alimentos mesmo que seja de primeira necessidade podemos substituir, fazer adaptações, no caso de alta de preços podemos trocar por produtos mais em conta. Por isso é importante perceber a aceitação do cliente. E isso só se consegue se estiver atento ao mercado, a economia no geral, a inflação, acompanhar tendências e principalmente o movimento das vendas, se começar a cair é hora de tomar alguma providência para corrigir a rota e manter as vendas, mesmo que com um lucro um pouquinho menor.

Deu para entender como calcular o seu preço? Tentei passar de uma maneira bem simples para não deixar muitas dúvidas. Mas se precisarem de mais alguma informação é só entrar em contato através do 40emais que terei prazer em ajudar. E para quem perdeu alguma coluna é só entrar no link que estão todas lá: https://40emais.com.br/colunas/segundo-tempo-com-selma-cabral/

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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