Eu começo a coluna de hoje com essa pergunta e á claro que tem um motivo bem específico para isso: Muitos empreendedores que conheço, alguns através da Mentoria para Negócios que faço, outros porque são amigos, outros porque ouvimos falar em exemplos do que não fazer, nunca sabem o valor do seu trabalho e nunca conseguem calcular o seu preço, ou o preço dos seus produtos. negócio
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Precificação de serviços ou de produtos sempre é difícil, inclusive tem matéria aqui na coluna sobre o assunto: https://40emais.com.br/como-precificar-servicos/
https://40emais.com.br/como-precificar-o-seu-produto/
Para quem ainda não leu ou não sabe muito bem como precificar é só dar uma olhada nas matérias.
![]() |
|
![]() |
|
Mas hoje especificamente eu vou falar sobre aqueles casos em que não existe um preço de tabela, por categoria de produto e sim, o preço vai de acordo com a necessidade do momento, e sim, isso acontece muito, por vários motivos, o principal é:Qualquer valor que entrar é melhor que nenhum, e isso é certo? No longo prazo é péssimo, as vezes até no curtíssimo prazo é um péssimo hábito.
Na minha opinião de Consultora esse hábito é nocivo a sua empresa e por quê? Porque você não cria um padrão, nem de atendimento, nem de valorização da sua marca. E isso vai ser muito prejudicial no futuro.
É só pensar que dessa forma você não tem em mente o custo do seu negócio: Quanto custa para você manter o seu negócio funcionando? Quanto custa o seu funcionário? A matéria prima para fazer o produto?
Tudo isso e tem muito mais coisas que você precisa saber para calcular o seu custo, mas hoje vamos ficar no básico, se você coloca o preço dos produtos de acordo com quem você está atendendo, se a pessoa diz que só pode pagar X – muito menos do que o valor normal e você aceita, é obvio que vai ter prejuízo, e muito pior, o seu cliente ou suposto cliente vai ficar viciado e sempre vai tentar desvalorizar o produto para tirar vantagem e você na ânsia ou necessidade de vender, aceita, e se acetar uma vez, vai aceitar outras.
E está totalmente errado, até perante quem trabalha junto com você, ou seu sócio, e para o seu negócio mesmo, isso é péssimo.
Quando abrimos um negócio, temos que planejar muito bem, ter clareza de onde queremos chegar, ter objetivos, e o principal é traçar os caminhos para atingir nossos objetivos, afinal ninguém abre um negócio para ter prejuízo, fechar em poucos meses. Ao contrário, queremos que o negócio seja próspero, seja reconhecido pelo público, tenha qualidade nos produtos e para isso precisamos ter padrões.
Produtos de qualidade, e ter também em mente que tipo de clientes nós queremos, como quero que minha marca seja reconhecida? É muito importante ter isso em mente, traçar metas e seguir uma a uma, e dar um preço mais baixo porque está sem caixa não é exatamente seguir uma meta, aliás não é nem uma meta e muito menos a coisa certa a fazer.
O correto é você ter isso claro em toda sua comunicação, desde a disposição dos produtos na loja, a divulgação do negócio, ter um posicionamento de marca, e seguir à risca tudo que o pessoal do Marketing te fala, as campanhas que são pensadas, são exclusivas para o seu negócio, então, é só deixar acontecer, esperar o resultado, que se você fizer tudo certo, com certeza vai aparecer e te surpreender positivamente.
Cuide do seu negócio com o carinho que ele merece, e nunca faça dele, algo banal como baixar o preço de acordo com que o cliente acha que ele vale, não ter um planejamento, ou um padrão de atendimento.
Se você tem dificuldade em falar NÃO contrate uma pessoa para essa função. E invista na comunicação do seu negócio, desde a fachada, até a disposição dos produtos, mesmo que seja um negócio online, toda a comunicação do seu site que com toda certeza será algo personalizado, tudo tem que mostrar que tipo de negócio e que tipo de público você quer atingir.
O cliente tem que entrar em contato com você já sabendo do seu valor, e se isso estiver bem claro em toda a sua comunicação ela nunca vai te pedir para baixar o preço, e sim perceber que lá não atende as necessidades dela, e se você ainda quiser ter preços mais acessíveis crie uma outra linha de produtos.
Ter uma linha Premium e outra intermediária é uma ótima opção para quem quer atingir vários públicos, mas tenha cuidado e direcione bem a sua comunicação para não ficar conhecido apenas com a linha mais básica, ou o melhor a fazer e o que eu aconselho é: Faça a sua marca ficar conhecida com a linha ou produtos mais caros, ou Premium como queira e só depois, bem depois lance uma linha intermediária e claro faça uma excelente campanha de Marketing para não ofuscar o negócio principal. Fica a dica!
Uma ótima semana a todos e essa tem um feriado no meio olha que legal!
Grande abraço
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
![]() |
|