Tenho certeza de que muitas pessoas ao menos uma vez na vida já se fizerem essa pergunta:
E se?
Ao longo de nossa vida vamos tomando decisões de acordo com as fases que estamos, a primeira decisão importante é escolha da faculdade, desde o ensino médio somos pressionados a escolher e decidir, a menos que desde criancinhas você tem certeza do que quer fazer na vida adulta, esse é o assunto pelo qual nos sentimos mais pressionados, seja por nossos pais, professores e até amigos.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
E as vezes ou quase sempre nem estamos preparados para tomar uma decisão tão grande e importante e que achamos que será para a vida toda.
Muitas pessoas devem estar pensando: Sim é para a vida toda ou não?
Nada tem que ser permanente, ou para a vida toda, tudo muda, nós mudamos, nossos gostos mudam, nossa vontade muda e nossas habilidades também, até porque vamos nos aprimorando ao longo da vida.
E não, não precisamos ficar ou trabalhar com a mesma profissão a vida inteira, a não ser que você esteja feliz e realizado no seu trabalho e mesmo assim tenho certeza de que você já mudou algo e se ainda não mudou já pensou em mudar algo certo?
E não é diferente para o empreendedor, as vezes quando vamos planejar nosso negócio pensamos em um nome no calor do momento, e a empolgação é inimiga da perfeição, na maioria das vezes sem o planejamento adequado, sem um estudo de mercado, ou sem nem pensar no público que queremos atingir, porque na hora ou naquele momento só pensamos em abrir logo e começar a faturar.
Mas todas essas questões são muito importantes e pode determinar o sucesso ou não do negócio. E aí quem nunca pensou nisso deve estar se perguntando: E agora? O que faço? Me arrependi da escolha do nome, posso mudar tudo? Existe uma época certa para tomar essa decisão?
A minha resposta é: SIM. Você pode e deve mudar tudo, desde que dessa vez faça tudo aquilo que deveria ter feito lá atrás, e mais faça um estudo bem amplo do que você quer comunicar para as pessoas, esse é um ponto muito importante, e que geralmente é algo que não nos preocupamos.
Escolheu um nome para o negócio e não emplacou por vários motivos: Pode ser difícil para as pessoas associarem o nome ao que você faz ou vende, ou com o serviço que você oferece?
Muda tudo: Logomarca, identidade visual, mas faça da maneira certa, com planejamento e principalmente com a imagem que você quer transmitir para os seus clientes.
Mas é claro que não é só ir mudando de qualquer jeito né minha gente, depois de fazer todo o planejamento, e tudo mais, pense como cliente: é um exercício simples e de dá muitas respostas assertivas: Como sua cliente como você gostaria de ser vista? Olhando a sua loja ou vitrine ou suas redes sociais você já identifica de cara qual o produto ou serviço?
Se a resposta for não, você tem que repensar a sua imagem, como já tem um negócio faça uma pesquisa entre os clientes para ver a opinião deles, o que eles imaginam e pensam e sugestões, com isso você vai ter material para estudar, decidir, e depois que tiver algumas ideias por favor contrate uma Agência de Publicidade e pensem juntos no melhor nome para o seu negócio. As vezes um olhar mais profissional é tudo que precisamos e tem que fazer todas as mudanças com o negócio funcionando se for possível claro, assim os clientes vão acompanhando as mudanças e já ficam familiarizados com sua nova marca.
E para quem ainda não é empreendedor, mas sente que está estagnado no trabalho, ou não vê mais futuro na atividade, ou simplesmente quer fazer algo diferente também pode mudar tudo ou ir aos poucos, com uma atividade paralela que não atrapalhe o trabalho principal e quando perceber que o seu trabalho secundário te dá muito mais prazer e realização e a sua renda extra é quase igual a principal só com muito mais alegria, mude tudo e faça desse o seu negócio e vai viver mais feliz e realizado.
Tem muitas maneiras de mudar o rumo de nossa vida profissional, ou daquilo que não nos representa ou não nos satisfaz mais e em algum momento da nossa vida vamos perceber que não temos mais aquele brilho no olho quando falamos ou pensamos sobre nossas atividades e isso nos dá uma vontade imensa de fazer mais, de ousar mais, e de MUDAR! E essa é a hora certa!!
E então preparados para partir para novas experiências e ser mais feliz?
Espero que se sintam inspirados para as mudanças e se precisar de um empurrãozinho podem contar comigo!
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|