Movimento que tem crescido no mundo, todo o empreendedorismo feminino tem mudado a vida de várias mulheres, tornando-as protagonistas das próprias histórias.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
A pandemia de Covid-19 trouxe uma nova realidade e muitas pessoas tiveram que se reinventar. Muitos trabalhos acabaram ficando inviáveis em consequência do distanciamento social e foi o momento que muitas mulheres tiveram que trabalhar de outra forma, procurar alternativas ou mudar de área. A maioria perdeu o emprego e apesar do momento complicado, viram a oportunidade de tirar antigos sonhos do papel: Empreender.
A quarentena trouxe mais tempo para reflexões, avaliações, tempo para o autoconhecimento, de passar mais tempo consigo mesma, o que não acontecia antes pois vivíamos no automático. Todos nós tivemos que parar nossos trabalhos, nossas funções, paramos tudo e sobrou tempo para olharmos para nós.
Muitas mulheres têm o sonho de empreender, e por várias razões: seja para ficar mais próxima dos filhos, se dedicar a família, encarar novos desafios, ter mais flexibilidade de horários, mais tempo livre, trabalhar com o que gosta. Muitas vezes já trabalham com mais de uma atividade até para complementar a renda. Até que um dia essa atividade acaba virando o principal negócio.
Dentro do contexto geral, foram criadas maneiras diferentes de fazer negócio, o online cresceu muito, pois todos tivemos que aprender a usar os meios digitais para fazer praticamente tudo, e aí surgiram muitas oportunidades de negócios: Lojas virtuais, aquele salgado ou doce que era vendido presencialmente foi para o online, e assim como tantas outras atividades tiveram que se reinventar, pois o momento era difícil para todos.
Muitas pessoas foram afetadas financeiramente e se descobriram capazes de criar talentos ou talentos adormecidos foram despertados. E assim foram criados muitos negócios inovadores ou nem tanto, mas que sobreviveram a pandemia e foram responsáveis por levar comida a mesa de muitas famílias.
Mas sem dúvida um dos negócios que mais cresceram foi a criação de conteúdos para mídias sociais. Com um nicho enorme para explorar pois oferece serviços que resolvem toda a demanda de comunicação de empresas e marcas como fotografia, filmagens, design gráfico e social media.
O e-commerce se tornou o principal meio de compra de muitos consumidores, e a maioria das lojas tiveram que abrir além das lojas físicas, as lojas online, pelo Instagram. E o que mais a criatividade permitir.
O fato é que segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, realizada em parceria com o Sebrae, 55,5% das novas empresas criadas nesse período foram abertas por mulheres – um aumento expressivo na taxa de empresas nascentes.
Sabemos que nem tudo são flores, mas as mulheres se capacitam mais, são mais inovadoras, buscam mais flexibilidade, o sucesso de uma empreendedora impulsiona muitas outras. Elas criam uma rede de proteção e apoio inclusive financeiro para todas e quando percebem o quanto suas vidas se transformaram e como elas podem mudar a sua comunidade, sua família, a vida de tantas outras mulheres, elas passam a investir em mais educação para os filhos, elas estudam mais, estão sempre em busca de mais novidades, e pensam sempre em facilitar a vida dos clientes e isso gera confiança e fidelização. O que no mundo em que vivemos sempre tão corrido toda facilidade é bem-vinda certo?
O empreendedorismo feminino é uma ferramenta muito importante de transformação pessoal, melhora da autoestima, dá autonomia e gera independência e isso fortalece todas as mulheres.
E como é bom a gente se sentir produtiva, trabalhar com o que amamos e termos mais tempo para cuidar de nós!!
Um grande abraço e até semana que vem 😊
Selma Cabral
MAIS NESSA COLUNA
Segundo Tempo com Selma Cabral
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
Leia Também
|