Feira de Negócios: Planeje-se para aproveitar melhor!


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Como aproveitar os eventos de negócios para melhorar o seu networking?

O Empreendedorismo explodiu no Brasil nos últimos anos e principalmente em nossa região da Baixada Santista, onde acontecem muitos eventos durante o ano, a economia criativa nunca esteve tão presente e prestigiada em nossa cidade, assim como em várias outras.

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Em todos os grandes eventos que acontecem em nossa cidade, existem as pequenas feiras de negócios, onde podemos encontrar vários artesãos, com muitos produtos diferentes, e tenho o hábito de observar o comportamento das pessoas e a maneira como elas fazem negócios, e as vezes me pergunto: qual o objetivo de um expositor participar de determinado evento?

Num primeiro momento podemos pensar que é a exposição da marca, do produto, alcançar visibilidade, ou VENDER? Esse para mim seria o objetivo principal, embora os outros dois são importantes. Mas como podemos aproveitar melhor esses eventos e nos destacarmos no meio de vários outros empreendedores?

Se ninguém nunca pensou nisso, está na hora de começar a pensar como aproveitar melhor esses eventos para alcançar os seus objetivos, melhorar seu networking, fazer negócios, aumentar o seu público-alvo e vender muito mais.

Quando pensamos em feiras de negócios sempre o que vem a nossa mente são stands um do lado do outro, ou o que chamamos de ruas quando o evento é muito grande e o número de expositores também. E à primeira vista parecem todos iguais certo?

A verdade é que observando de longe parecem mesmo, mas cada stand é um negócio diferente, um produto diferente, e como podemos fazer para nos destacar em meio a tantos stands praticamente iguais?

E a resposta é: se planejando, sim o planejamento é o que faz a diferença em todos os negócios e em tudo que fazemos. Quando o tipo de negócio nos permite ou nos interessa participar de feiras criativas e outros tipos, temos que pensar em como vamos nos destacar no meio de tantos outros, e desde o início, desde a ideia do stand, da forma que vamos apresentar os produtos, como atrair mais pessoas e como vender mais e melhor? Tudo tem que ser pensado para tirar o melhor proveito e fazer valer a pena o investimento.

Sei que são muitas coisas para se pensar e organizar, mas temos que ter estratégias para nos destacarmos na multidão. E isso se aplica a quase tudo em nossa vida e nos negócios não seria diferente.

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A primeira coisa é quando for pensar no seu stand veja que tipo de feira é: Se todos os stands têm que ser iguais tipo aqueles padrões para todos; se cada um pode levar o seu, estilizar, o espaço de cada um, já saiba de todas as regras antes para não sair fazendo e ter que mudar tudo.

Com tudo isso já em mãos, quando pensar no que fazer, no material que precisa, um banner por exemplo você pode fazer um que sirva para várias feiras, não deixe ele datado, faça apenas com sua logomarca, assim, vai conseguir aproveitar muito mais;

Se os stands forem todos iguais, pense na forma de expor os seus produtos de maneira que chame a atenção do público, um arranjo de flores bonito, um modo diferente de colocar os produtos na bancada para que eles se destaquem, uma boa ideia é colocar em níveis diferentes de altura, claro que se o produto der para fazer assim, o que vale é usar a criatividade e nada de atrapalhar a visibilidade do stand do colega hein.

Faça negócios com outros expositores, converse com todos, seja simpático, às vezes, temos a ideia errada de encarar todos como concorrentes, mas, na realidade você pode conseguir vários parceiros nas feiras, aumentar seus contatos, trocar serviços, preste atenção nos outros expositores, antes de começar ou mesmo na montagem converse com todos se apresente, troque ideias, as vezes você pode se tornar um fornecedor para outros e fazer negócios entre vocês.

Nunca vá para um evento, seja ele feira ou outro, desanimado, ou achando que não vai dar em nada. A atitude positiva, a criatividade, simpatia, são ferramentas que devemos usar nesses tipos de eventos, onde podemos encontrar vários produtos similares e muitas vezes fechamos a cara e não interagimos com os outros, e ao contrário, devemos chamar a atenção positivamente, oferecendo o que temos de melhor.

Algo diferente e bem bacana que podemos fazer é transformar nosso modo de expor e proporcionar experiências para o público, se o seu negócio for bijuterias, que tal levar miçangas, linha, agulha, e propor para cada um fazer sua própria bijuteria, as crianças adoram esse tipo de atividade, imagina a alegria dela ao criar sua própria bijuteria numa feira? Claro que pode cobrar até um pouco mais caro, pense em formas diferentes de adaptar o seu produto de maneira simples para que o cliente possa ter uma experiência e não apenas ficar olhando, pois tem tanta coisa para ver que no final ele já esqueceu do primeiro stand que passou, mas com certeza se você fizer algo diferente e que desperte memórias afetivas ele nunca mais vai esquecer.

Entenderam a diferença de apenas ir e de simplesmente vivenciar e tirar o melhor das coisas? Todos os dias podemos ter coisas que nos proporcionem mais e melhores ideias, seja no dia a dia observando as ruas e as pessoas, seja em um curso, em um negócio que estamos fazendo ou planejando. O importante é estarmos abertos e ver o melhor da vida.

Pense como cliente e o que gostaria de ver de diferente e aplique ao seu negócio. Tenho certeza de que a sua participação num evento de negócios nunca mais será a mesma.

Espero realmente que consigam entender como estar abertos a novas ideias pode renovar e mudar nossos negócios para melhor e com certeza isso se refletirá no aumento das vendas, afinal não é o que todos nós desejamos?

Se precisarem de algumas ideias, eu faço mentoria para negócios aqui no 40emais. As vezes só precisamos de um novo olhar para mudar algo que não está como desejamos.

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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