Final do mês: vamos organizar o ano?


organizar

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Como organizar a vida financeira e conseguir realizar os seus sonhos sem ficar todo endividado, já pensou nisso? Tudo é uma questão de mudar os hábitos, os pensamentos e ter determinação para seguir os planos.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Fácil não é. Mas não é uma tarefa impossível de se realizar, para a maioria de nós as palavras economizar e realizar sonhos são duas coisas impossíveis certo? Nada disso, se você conseguir fazer a primeira, a segunda fica muito mais fácil.

Quem não pensa em comprar a casa dos sonhos, cursar uma faculdade, fazer aquela viagem incrível, trocar de carro, sonhar não custa nada, mas temos que aprender a economizar e tirar todos os projetos e planos da gaveta ou da mente. O primeiro passo é entender que não existe fórmula mágica, é preciso ter disciplina e força de vontade e muito foco no objetivo. Nada de desistir na primeira tentativa e nem desanimar. Por isso vamos com algumas dicas muito importantes para todos chegarem lá:

  • Controle os seus gastos e saiba o caminho do seu salário: Sim, entender com o que gasta o salário é muito importante para não se perder e ficar sem entender onde foi parar o seu dinheiro, todos nós sabemos que comprinhas pequenas e aparentemente sem muita importância no final do mês cria um rombo no orçamento, é o cafezinho de todo dia, o docinho depois do almoço, aquela promoção imperdível na loja favorita. Para evitar esses pequenos deslizes, é muito importante anotar tudo, seja na agenda, num caderninho, num aplicativo de despesas pessoais, assim você vai saber onde pode cortar gastos desnecessários e no final do mês vai conseguir ver exatamente o caminho do seu dinheiro, onde você pode cortar ainda mais gastos supérfluos.
  • Crie metas para seus gastos: Quando você tem um “mapa” do caminho do seu dinheiro, fica muito mais fácil saber onde gastou, e onde pode cortar ainda mais despesas desnecessárias; todos nós temos as contas fixas, e não podemos atrasar para não ter que pagar juros e sair ainda mais do orçamento, então o ideal é fazer um orçamento mensal com todas as despesas, as prioridades coloque sempre no topo. A seguir analise onde mais pode economizar:
  • Almoçar fora todos os dias: Você pode levar marmitas, isso vai ajudar a economizar e a comer mais saudável também, deixe o almoço fora para a sexta-feira por exemplo;
  • Na Academia: Pense friamente se você usa o quanto paga na academia: se você vai todos os dias, ou só alguns, se tem outra mais perto do seu trabalho e com preço menor talvez seja melhor trocar;
  • Tenha metas definidas para o controle e uso do seu dinheiro, assim aumenta as chances de ele durar o mês inteiro;
  • Pratique o consumo consciente: Sim é possível e vai deixar a sua vida muito mais simples. Quer ver como? Com três perguntinhas básicas cada vez que você ver uma promoção e cair em tentação.
Continua após a publicidade
  • Eu preciso mesmo?
  • Onde vou usar?
  • Vai valer a pena gastar esse dinheiro agora?

Depois que responder objetivamente com muita sinceridade as perguntas, avalie bem se compensa, ou ainda o que você pode deixar de fazer futuramente se continuar a comprar sem necessidade. Mas ainda tenho uma dica que evita muito fazer compras desnecessárias: mantenha seu armário bem organizado e fácil de ver o que você tem, assim, todos os dias quando for se arrumar, você olha rapidinho para dentro dele e tem uma ideia de tudo que tem, e de vez em quando tipo uma vez por mês faça a limpa e tire tudo que não usa, ou não serve mais, aí você decide se precisa de novas peças ou se pode reciclar algumas, combinar mais peças entre as que você já tem, é uma maneira ótima de evitar comprar sem necessidade.

  • Não perca o controle do cartão de crédito ou débito: a gente sabe que é muito prático pagar tudo com cartão, mas é uma maneira muito fácil de perder o controle também. É preciso usar a tecnologia com inteligência para não ver seu dinheiro ir pelo ralo, e levar um susto com a fatura do cartão todo mês. O fato de não ver o dinheiro saindo da sua carteira, faz com que perca o controle, então, só use o cartão para compras grandes, e para despesas pequenas do dia a dia use dinheiro vivo, assim, fica mais fácil de controlar. Os aplicativos dos bancos são uma ótima ferramenta de controle, uma vez que estarão sempre a mão, é só dar uma olhada no final do dia, ou sempre que cair em tentação de fazer uma comprinha, mas olhe o saldo antes de comprar hein.
  • Pagar as contas em dia: parece obvio, mas conheço muitas pessoas que deixam acumular as contas do mês, e esquecem que vão pagar juros e multas, correm o risco de ver seu nome parar no Serasa, e vamos combinar que isso não é nada bom, toda vez que você paga juros, pense que esse valor poderia ir para uma poupança. Pagar as contas em dia, evita muitos transtornos e despesas desnecessárias. Então crie o hábito de uma vez ao mês, sentar e pagar todas as contas do mês, não demora muito uma vez que dá para pagar tudo pelo celular rapidinho e sem filas.
  • Planeje o pagamento de todas as suas dívidas: O ideal é não ter dívidas, mas as vezes não tem como evitar, principalmente agora que estamos saindo de uma pandemia, com muita restrição e isolamento e muitas pessoas perderam renda e obviamente o orçamento de muitas famílias ficaram comprometido. Mas agora, que estamos todos voltando aos poucos, é hora de fazer um planejamento para quitar todas as dívidas que forem possíveis. Negocie o quanto antes, tente diminuir juros, parcelar para caber no seu orçamento e lembre-se de só fazer um acordo que você consiga pagar, não adianta fazer um acordo em que você só vai conseguir pagar uma ou duas parcelas, e isso se transformará numa bola de neve. Então é importante, antes de ir negociar as dívidas, você ter um planejamento bem claro do quanto pode pagar por mês, assim não compromete o seu salário, e não atrasa outras despesas, o que só vai gerar mais dívidas. Ter um planejamento consciente e respeitar seu orçamento é o primeiro passo para colocar tudo em ordem.
  • Poupe um pouco por mês: sabemos que não tá fácil sobrar salário no fim do mês, mas se apertar um pouquinho, dá para guardar 10% por mês, ou 5% mas tem que ser algo permanente, assim, sempre terá um extra para emergências , evita que recorra ao crédito ou cheque especial,  o que não vai ser nada bom. Eu tenho um truque que sempre funciona para mim: Eu crio uma meta de fazer uma viagem daqui a X tempo, calculo o valor que vou precisar, divido por mês e deposito a quantia todos os meses, claro que se precisar para alguma emergência eu uso e continuo depositando, foi uma maneira que encontrei de me obrigar a poupar. Cada um pode encontrar uma que funcione para si, o importante é não desistir.
  • Mude os hábitos: Todos temos alguns hábitos ou manias que nós mesmos inventamos, ou como desculpas para algumas coisas, não assumir responsabilidades por exemplo, e muitas vezes esquecemos de reavaliar se ainda precisamos delas, ou se continuam servindo como desculpas. Por exemplo: Pagar a academia anualmente quando sabemos que não vamos nem todo mês? Por quê? Peso na consciência, talvez por achar que se pagou o ano inteiro, vamos mudar e ir todos os dias. Não se engane, se você não vai sempre, mude seu plano e pague pelas aulas avulsas, é muito mais simples e pode funcionar melhor pra você. Outra coisa: ter assinatura de todos os canais de streaming se você não fica em casa, não gosta de TV, não vê filme, e esses são só dois exemplos, mas se for analisar tem muito mais, são pequenos hábitos que se tornam inúteis e uma enorme fonte de despesas, ou seja dinheiro jogado fora. O melhor é rever seus hábitos, mudar as preferências e fazer só que usa de verdade.
  • Compras como presente, compensação: Não use as compras como desculpas para a tristeza, o dia ruim, a carência, esse é um péssimo negócio para o seu bolso. Cultive uma relação boa com o dinheiro. Planeje suas compras de acordo com a necessidade. Problemas emocionais não se resolve com presentinhos e sim com terapia, ter a mente tranquila para encarar e resolver problemas. Claro que um agrado de vez em quando não vai levar ninguém a falência né minha gente, mas não vá fazer dívida para isso…
  • Use seus hobbies para uma renda extra: E que tal usar seus talentos para ter uma renda extra? Se o salário não chega até o final do mês, essa pode ser uma ótima solução que inclusive pode virar um negócio rentável mais para frente. Se você tem um talento que usa só por Hobbie, porque não usar para ganhar dinheiro também? Comece vendendo para os amigos, vizinhos, deixe em lojas de consignação. Pense no que você tem habilidade para fazer que pode prestar serviço até para empresas, estudantes, tem muitos sites que contratam freelancer. Talvez seja a solução para os seus problemas, e o melhor pode ser o seu negócio para depois da aposentadoria, ou antes mesmo se você usar todo seu talento e dedicação para transformá-lo num sucesso. O que importa é que é sempre bom ter renda extra independente da situação financeira.

Claro que essas dicas não são obrigatórias e nem vale para todos, são algumas que usei e uso para mim mesma, e tudo que é bom gosto de dividir com vocês. E se tiverem mais dicas que usam e funcionam, podem compartilhar que aceito hein pessoal!

O importante é ter foco, determinação e planejamento para se organizar e ter um vida tranquila e sem sobressaltos, e ainda viajar nas férias, realizar sonhos e ser feliz!

Uma ótima semana 😊

Grande abraço e até a próxima!!

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Scroll to top
Assine