Semana passada dei algumas dicas para você que precisa fazer a gestão doméstica da sua casa sem uma funcionária. Nesta semana vou dar algumas dicas para quem tem funcionária. Você pode estar pensando: “ah, mas quem tem funcionária não tem do que reclamar”. É aí que muita gente se engana. Ter uma funcionária não significa que todos os problemas estão resolvidos e você vai entender o porquê.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
A maioria das minhas clientes tem pelo menos uma funcionária doméstica e os problemas são muitos: acomodação, displicência, não dar conta do recado, não realizar as tarefas de acordo com o que se espera, resistência a novos aprendizados etc.
Se você tem uma funcionária e está insatisfeita com os seus serviços, mas é uma pessoa de confiança e que vale a pena manter, só há uma solução: investir em treinamento. Este treinamento pode ser feito por você mesma ou por um profissional.
O primeiro e mais importante passo, é o diálogo. Sua casa é como uma empresa, precisa de direcionamento. Sua funcionária precisa saber o que você espera dela e como você gosta das tarefas feitas. Ela pode ter ou não experiência, mas cada casa é uma casa e cada família é uma família. Faça uma reunião semanal até que tudo esteja como você espera. Analise os pontos positivos e negativos das rotinas e tarefas. Ajuste o que for necessário. Lembre-se sempre de enaltecer os pontos positivos e não parecer muito crítica com os negativos (os erros não são de propósito).
Outra questão que vejo muito acontecer é as pessoas terem medo de dispensar a funcionária e com isso se tornam reféns, dando um poder imenso para que elas façam o que bem entenderem. Lembre-se que a casa é sua e quem faz as regras é você. Não caia nessa armadilha da dependência. Se você já tentou conversar, já propôs mudanças, treinamento e mesmo assim a pessoa continua resistente, dispense! Pare de sofrer. Há muitas pessoas honestas precisando de emprego.
Agora vou defender o lado das funcionárias. Cuidado com o excesso de tarefas. Se de um lado as patroas reclamam das funcionárias, do outro as funcionárias reclamam das patroas. Vejo que em muitos casos a demanda é alta e a funcionária é um ser humano como qualquer outro. Analise se tudo o que você está pedindo que seja feito em uma segunda-feira, por exemplo, é possível de realizar. Leia o post da semana passada e crie uma planilha de tarefas em conjunto com a sua funcionária. Tenho certeza de que com o tempo tudo vai se ajeitar e seu lar estará em harmonia.
Gostou? Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários.
Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?
Bjoks e até a próxima
Tatiana França
https://linktr.ee/organizeeharmonize
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|