Semana passada nos conversamos aqui sobre planejamento financeiro e entendemos a sua importância e vimos que não é um bicho de sete cabeças certo?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Essa semana vamos entender quais os indicadores financeiros que precisamos ficar de olho para que possamos tomar decisões mais assertivas e com base em informações que nos levem a implementar estratégias financeiras muto mais eficazes.
E vamos entender de uma vez por todas algo que muitos pequenos empresários confundem e se complicam que é o LUCRO LÍQUIDO – que nada mais é do que o resultado financeiro depois que tiramos todas as despesas, impostos do total de tudo que vendemos, ou seja: das receitas obtidas numa linguagem simples é o que sobra depois que pagamos tudo que é preciso para manter o negócio funcionando.
Esse é um indicador fundamental e que reflete a eficiência operacional do negócio. Também permite avaliar a rentabilidade geral e a capacidade do negócio de gerar lucro após pagar todas as obrigações financeiras.
Outro indicador importante é a MARGEM DE LUCRO que é exatamente a porcentagem de lucro que tivemos sobre as vendas.
A margem de lucro nos diz se estamos convertendo nossas vendas em lucros. É muito importante acompanhar para saber se nossos preços estão adequados, se estamos conseguindo equilibrar os custos de produção, entrega de produtos ou serviços, serve para perceber se não estamos perdendo dinheiro por falta de saber calcular o preço de vendas.
O FLUXO DE CAIXA que é o movimento de entrada e saída de dinheiro do negócio durante um período – eu particularmente gosto de olhar semanalmente, assim não sou pega de surpresa. É bem simples: compre um livro caixa para você mesma ir anotando tudo que entra e saí, assim você tem o controle. Temos que ficar de olho para ter certeza de que teremos dinheiro para cobrir as despesas, tanto do dia a dia, como pagamentos de contas, salários e fornecedores.
Manter um fluxo de caixa sempre positivo é muito importante para a saúde financeira do negócio. Quanto mais frequente for o seu acompanhamento, mas tempo vai ter para mudar alguma estratégia caso algo não vá bem.
E o que é o CICLO FINANCEIRO? O nome assusta, mas ele representa o tempo necessário você converter para investimentos em produtos ou serviços vendidos e depois em receita. Basicamente é o quanto tempo demoro para produzir, vender e recuperar o investimento da produção.
Compreender todo o esse ciclo ou tempo é muito importante para melhorar a minha eficiência operacional e se for preciso reduzir os custos associados ao ciclo de vendas. Entendendo esse tempo você pode reduzir o tempo entre a compra de insumos e a venda dos produtos acabados.
Outro índice importante é o ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO: usado para medir a relação entre o capital próprio e o capital de terceiros do seu negócio. Na real ele indica qual a proporção dos recursos financeiros da empresa vem de dívidas que podem ser empréstimos tomados para manter o negócio funcionando. É imprescindível acompanhar para garantir a sustentabilidade financeira do negócio, porque um endividamento excessivo pode te levar a custos muito altos de serviço da dívida.
RETORNO SOBRE INVESTIMENTO: o famoso (ROI) que é a porcentagem de retorno obtida em relação ao investimento inicial. É o que vai te falar se os investimentos realizados pela empresa foram ou são eficazes, esse indicador te ajuda identificar quais investimentos estão te dando retorno e a direcionar recursos para as áreas mais rentáveis do seu negócio.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: basicamente é o valor de todas as receitas somadas, tirando todos os custos e despesas variáveis. É uma parte do valor de venda que está disponível para cobrir despesas fixas e gerar lucro líquido. Entender e acompanhar esse indicador te permite uma melhor precificação dos produtos ou serviços, e vai garantir que a margem de contribuição seja suficiente para cobrir todas as despesas operacionais. Aliás a formação de preços de venda é uma grande dificuldade de muitos empreendedores, pois muitos esquecem de calcular certinho os custos de cada produto ou serviço. Por isso, atenção nos custos, coloque tudo que se refere a insumos, mas tudo mesmo.
PONTO DE EQUILÍBRIO: é o quanto eu preciso vender para cobrir todos os meus custos e despesas, e ter um lucro líquido igual a zero. É fundamental acompanhar para estabelecer metas realistas de vendas e identificar onde posso reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.
INDICE DE INADIMPLENCIA: esse índice mede a porcentagem de clientes que estão com os pagamentos atrasados. Tem muitos negócios com um alto índice de inadimplência atualmente, se esse não é o seu caso você está com sorte.
É preciso monitorar com muita atenção esse índice para ter um controle eficiente do seu fluxo de caixa e se for o caso tomar medidas para reduzir os atrasos nos pagamentos. Assim como é importante ter estratégias de cobrança, rever políticas de crédito e ainda pensar na renegociação de prazos com clientes.
TAXA DE CONVERSÃO DE VENDAS: é a porcentagem de clientes potenciais que se tornam clientes, que fizeram uma compra. É importante para saber se a sua estratégia de vendas e de marketing estão funcionando ou precisa reavaliar.
E assim vamos aumentando nosso vocabulário, entendendo e nos familiarizando com termos técnicos para entender e aplicar em nosso negócio. E o objetivo de todas essas matérias é claro que é facilitar e te tornar um empreendedor de sucesso e principalmente te incentivar a aprender e estudar sempre.
Tudo muda o tempo todo, e economia, a políticas de juros, inflação e você pode não perceber num primeiro momento, mas todas essas mudanças, inclusive o clima interfere nos seus negócios e na sua política de preços. Por isso é muito importante se capacitar sempre e ficar atualizado sobre todos os assuntos, por mais que você ache que não tem nada a ver com você ou com o seu negócio. Tudo tem e interfere.
Espero que estejam gostando, pois faço com muito carinho para todos vocês. E se precisarem também faço mentoria para Negócios aqui no 40emais.
E se perdeu alguma matéria estão todas nesse link: https://40emais.com.br/colunas/segundo-tempo-com-selma-cabral/
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|