Negócio próprio ou Franquia: Como escolher?


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Quando pensamos em empreender é normal ficarmos em dúvida entre começar um negócio próprio ou adquirir uma franquia. Afinal entre começar um negócio do Zero e um que já é conhecido do público é normal ficar confuso e meio perdido.  

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Para entender melhor e tomar a decisão mais acertada fui pesquisar sobre o assunto e achei essa matéria bem explicativa e dá para tirar todas as dúvidas e decidir de vez o que tem mais a ver com você, porque sim, é uma escolha muito pessoal, e que depende do seu gosto, da afinidade com a marca, e de ser algo que vai te dar prazer em trabalhar, e isso é muito particular, depende de muitos fatores e de saber e entender que as coisas e os nossos gostam mudam e as vezes ou quase sempre nem sabemos para onde a vida vai nos levar, eu mesma desde a adolescência sonhava em ter uma franquia do Boticário, não sei o porquê, mas talvez porque sempre achei as lojas bonitas, as cores, achava tudo muito suave e aconchegante, e sim desde sempre quis ter meu próprio negócio. 

Mas com sempre falo a vida me levou para outros caminhos e nunca cheguei a ter a franquia do Boticário. Fui trabalhar em uma área completamente diferente. Mas que me apaixonei assim que comecei a estudar.

Encontrei muita informação legal na Central do Franqueado: https://centraldofranqueado.com.br/franchising/franquia-ou-negocio-proprio/, que explica tudo de forma bem legal e que todos vão entender e saber tomar a melhor decisão:

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O que é franquia?

De uma forma simples e resumida, franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado). Isso permite que ele possa replicar o negócio em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. E, não é segredo para ninguém que os últimos anos têm sido difíceis. Além de toda a desconfiança do mercado já existente devido ao cenário político conturbado, a pandemia resultou em grandes quedas no faturamento.

O que analisar ao escolher entre franquia e negócio próprio?

A principal análise a se fazer é uma escolha individual. Isto é, a maior parte dos fatores a se analisar antes de abrir um negócio é da situação individual, seja financeira, perfil etc. Porém, há alguns pontos a considerar antes de optar por um dos modelos. Abaixo, iremos indicar três pontos a serem analisados antes de optar pelo modelo adequado.

1. Perfil empreendedor

Uma análise muito importante para decidir qual modelo de negócio investir está no seu perfil de empreendedor. Afinal, o mercado de franquias demanda certas características e necessidades para obter o sucesso esperado.

Por exemplo, para empreender no franchising é necessário ter capacidade de seguir padrões e facilidade para engajar. Isto é, uma franquia trabalha em rede, necessitando da dependência da franqueadora para tomada de decisões. Portanto, se você é capaz de cumprir com normas e padrões de operação, além de realizar uma gestão colaborativa, ter uma franquia é o negócio certo para você.

Além disso, se você não tem experiência em gestão, uma franquia acaba sendo um bom negócio, pois a franquia transmite todo o know-how necessário para operar a rede, além de prestar o suporte necessário para tocar o negócio. Todavia, se você é um empreendedor que tem um espírito de autonomia e liberdade, ter um negócio próprio pode ser mais adequado. Com uma franquia, é preciso seguir os padrões definidos pela franqueadora, tendo pouca liberdade para realizar mudanças no negócio.

Sendo assim, é necessário fazer essa autoavaliação para saber qual modelo será mais ideal para você. É por isso que este é um dos primeiros pontos a analisar para garantir que você se adapta ao negócio e, é claro, se conseguirá mantê-lo no longo prazo.

2. Analise seus recursos financeiros

É preciso ter uma análise financeira antes de abrir qualquer negócio. Ninguém desenvolve uma ideia se não tiver um capital preparado para dar início a um negócio.

Mesmo que iniciando um negócio como Microempreendedor Individual (MEI), é preciso ter um investimento inicial. Por este motivo, ao desenvolver uma ideia é preciso realizar um plano de negócios e ter uma previsão de custos que você terá para dar início a sua ideia.

Nesse caso, uma franquia pode ser uma opção mais viável para empreendedores que possuem pouco capital. Existem diversas opções de franquias baratas e acessíveis para iniciar um negócio. Ainda no franchising, também há uma variedade de formatos que permite até mesmo ter um negócio home based. Ou seja, a operação é feita sem necessidade de abrir um ponto comercial ou alugar um espaço.

Portanto, analise o seu orçamento. Tenha um planejamento financeiro se você deseja iniciar um negócio próprio. É preciso analisar todos os possíveis riscos que você pode correr, como gastos imprevistos etc. Se você busca uma franquia com baixo investimento inicial, é possível encontrar até mesmo franquias de até R$5mil. Oportunidades de negócio não faltam, basta decidir o tipo de negócio que mais se adequa a sua situação.

3. Adeque sua ideia ao melhor modelo 

Assim como para escolher entre franquia e negócio próprio é preciso analisar o orçamento, adequar sua ideia de negócio ao modelo também é importante. Ou seja, dependendo da ideia de negócio em que você deseja empreender, será possível optar por franquia ou negócio próprio. Se você é um empreendedor que desenvolveu uma ideia inovadora que ainda não obtém concorrência no mercado, um negócio próprio é mais adequado. Digamos que você estudou um mercado e analisou as dores que ele sofre e então desenvolveu uma solução. Neste caso, dar início ao seu próprio negócio é uma opção mais viável.

No entanto, se seu desejo é ter um negócio na área de fast-food ou sua própria farmácia, uma franquia se adequa melhor como modelo. Portanto, a decisão por estes formatos deve levar em consideração qual o objetivo da sua ideia e, assim, adequá-la ao mais favorável. Tão importante quanto estes pontos primários que citamos, é analisar também as vantagens e desvantagens de cada modelo. 

Vantagens e desvantagens de uma franquia:

Inexperiência em gestão: Um dos principais benefícios para empreendedores é não necessitar de experiência com gerenciamento. A rede oferece o know-how necessário para operar e administrar a franquia. Também vai proporcionar a prestação de suporte, que é um dos comprometimentos do franchising. Isto é, resolver as dúvidas e problemas que o franqueado possa vir a enfrentar durante a administração da unidade franqueada.

Baixo risco: Abrir uma franquia é investir em um negócio testado. Uma rede de franquias inicia seu processo de expansão e capta franqueados após ter sucesso em sua operação. Investir nesse empreendimento é ter menos riscos de falhar no negócio. Afinal, imagine abrir uma unidade franqueada do McDonald’s ou Maria Açaí? As possibilidades de dar errado são mínimas porque estas marcas são renomadas e estabelecidas no mercado de alimentação.

ROI mais rápido: O Retorno sobre o Investimento em franquias fica em média de 24 a 36 meses. Isto é considerado um período bom para recuperar o capital investido se considerado com outros modelos de negócio. Vale lembrar que cada rede de franquias apresenta uma estimativa diferente de retorno. Por isso, é importante consultar o franqueador para tirar dúvidas sobre o ROI.

Compras com baixo custo: As compras no franchising são feitas sempre em conjunto. Ou seja, por ser em grande escala, o custo acaba sendo menor para cada unidade. Franqueados, neste caso, tem menos trabalho e complicações com compras do que se tivessem um negócio próprio, pois as compras serão definidas pelo franqueador e não há necessidade de ficar comparando os melhores preços e procurando os melhores fornecedores.

Marketing facilitado: Em franquias, o marketing é feito pela rede franqueadoraAlém do investimento ser menor, a rede já tem um público-alvo definido e é responsável pela estratégia. O custo para esta área é por meio da taxa de propaganda cobrada mensalmente;

Financiamento acessível: Empréstimos são comuns para fazer negócios. Para compra de materiais, expansão ou qualquer investimento, os empreendimentos recorrem ao crédito. Existem financiamentos para franquias com linhas de crédito especiais e acessíveis.

Porém, o mercado não serve para todos os empreendedores. Existem algumas desvantagens dependendo do seu objetivo. Confira:

Lucro dividido: Uma das principais formas de remuneração de um franqueador é através dos royalties. Essa taxa é cobrada mensalmente dos franqueados por meio de uma porcentagem sobre faturamento, compras ou outro método. Isto diminui o lucro recebido pelo empreendedor, tendo que repassá-lo à rede.

Pouca autonomia: Se você busca gerenciar seu negócio da própria forma, em uma franquia não é possível. Até no ponto comercial é necessário ter a aprovação da franqueadora. Todas as mudanças são promovidas pela rede, sem liberdade do empreendedor.

Custos fixos: As taxas de franquia são uma das principais exigências do franchising. A taxa de franquia é cobrada ao adquirir o negócio, porém, é utilizada para custos de implementação e treinamentos.

Embora estas desvantagens possam impedir alguns empreendedores de optar por franquias, elas acabam sendo ótimas opções. A não ser que você realmente queira desenvolver uma ideia inovadora, abrir uma franquia continua sendo viável.

Vantagens e desvantagens de um negócio próprio:

Ter um negócio próprio pode ser uma ideia melhor para empreendedores que preferem ter liberdade e assumir riscos. Ou seja, há algumas vantagens que caracterizam este modelo, mas somente se você está disposto a encarar o mercado.

As principais vantagens de um negócio próprio são:

Inovar no mercado: Como já citamos, se você possui uma ideia que se diferencia da oferta no mercado, iniciar seu próprio negócio pode ser a melhor opção. Startups e empresas de tecnologia se encaixam muito bem neste modelo. 

Porém, para isso é preciso ter uma ideia realmente inovadora. Também, é importante investir corretamente e contar com colaboradores qualificados. Afinal, uma ideia revolucionária não se sustenta sozinha. É preciso de profissionais dedicados e especializados para que isso dê certo.

Autonomia: Além de inovar no produto, a liberdade é um dos principais benefícios de um negócio próprio. Poder experimentar novos produtos e explorar novas ideias é central nesta opção. Em uma rede de franquias, você precisará da autorização do franqueador para fazer a implantação de novos procedimentos. Mas se você for franqueador, também poderá ter dificuldades de fazer os franqueados aderirem a um tipo de inovação.

Lucro retido: Devido a não obrigação de pagar taxas e royalties, o faturamento do seu negócio é todo seu. O lucro pode ser utilizado para reinvestir no negócio, expandir ou reter para si. Como se sabe, ter um negócio próprio requer coragem e perfil autônomo. 

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Afinal, algumas desvantagens de um negócio próprio podem afastar empreendedores deste modelo. Veja:

Alto risco: Empreender por conta própria é arriscar no mercado. Ao abrir o próprio negócio precisa lidar com aceitação do produto pelo público, competir com a concorrência e enfrentar os desafios financeiros. Também é preciso estar preparado para eventuais situações desfavoráveis, como aconteceu em março de 2020, com o início da pandemia no Brasil.

Requer experiência administrativa: Para que um negócio tenha sucesso é preciso saber operar no mercadoNormalmente, é necessário ter experiência na gestão de outro negócio ou ter gerenciado uma empresa com cargo administrativo. Nesse sentido, dificilmente um empresário terá sucesso se não souber administrar um negócio. 

Longo prazo de ROI: O retorno do investimento em um negócio próprio tende a ser maior do que em franquias. O capital para desenvolver uma empresa do zero é maior do que uma franquia, e nem sempre há garantias de que o produto terá sucesso no mercado. Lembre-se também que em alguns casos o retorno pode nem acontecer, levando a empresa a fechar as portas.

Dificuldade para estruturação: Iniciar o próprio negócio demanda um alto esforço para colocar a empresa em atividade. Os processos burocráticos de abertura e adequação com a legislação tornam os esforços muito maiores. Enquanto no sistema de franquias todo o sistema está pronto. O contrato e a Circular de Oferta de Franquia (COF) preveem a Lei de Franquias e a rede entrega toda a implementação do negócio.

No entanto, se você optar por um negócio próprio, é possível obter sucesso. O processo de expansão se torna mais fácil, podendo até mesmo optar por expandir por meio do franchising.

Mas esse é o assunto da nossa próxima semana!

Espero que gostem e o objetivo sempre é ajudar você a tomar sempre a melhor decisão o obter o sucesso desejado,

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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