Número de desempregados X Número de Vagas


desempregadosComo equilibrar essa equação?desempregados

Eu já havia escrito esse texto há umas semanas, mas, achei que ainda não estava bom o suficiente para publicar. Então como falo nas minhas colunas, fui em busca de mais informações, pesquisar e eis que agora está pronto.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Há anos sabemos que o mercado de trabalho está mudando, que o uso da tecnologia ia causar muito desemprego, mas que também ia abrir muitos outros, todos os dias lemos em vários meios de comunicação sobre o crescente número de desempregados e as poucas vagas preenchidas.

Na outra ponta também temos muitas empresas que possuem vagas e não conseguem preencher. E por que isso acontece? Como vamos fazer para achar o ponto de equilíbrio?

Não tem muito mistério e não é segredo para ninguém que o grande problema está na falta de qualificação adequada, que num mundo globalizado precisamos aprender lidar com muitas variáveis e começa com essas:

Continua após a publicidade
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ter jogo de cintura para resolver conflitos
  • Usar tecnologia
  • Aprender um ou mais idiomas.

Então se resume a estudar sempre, ficar sempre por dentro das novidades. E principalmente: se colocar no lugar do outro.

Procurar aprender e entender sobre a cultura de outros lugares também é muito importante atualmente, já que podemos trabalhar com pessoas de vários países.

Tive oportunidade de participar de um evento na semana passada que o tema foi justamente “Geração de empregos na Baixada Santista” e ouvi de vários profissionais das mais diversas áreas nesse assunto: Recursos Humanos, Tecnologia, Empreendedorismo, Centro Público do Trabalho e Emprego, e as opiniões que a maioria de nós já sabemos são: aprender mais, ler mais, aprender a usar a tecnologia, terminar o ensino médio, sim parece básico mas muitas pessoas não conseguem uma vaga de emprego por não terem terminado o ensino médio.

Conheço várias pessoas que simplesmente tem medo de usar a tecnologia, gente o computador não morde, não explode, é até meio intuitivo as vezes. Se esse é o seu caso, procure um curso, comece aos poucos e vá se aperfeiçoando, quem sabe consegue ser um programador dos bons e vai dar quela guinada na sua vida! Visto que o uso da tecnologia é um caminho sem volta no mundo todo e no trabalho cada vez mais.

O que fazer para não perder nenhuma oportunidade de emprego ou de uma promoção:

  • Capacitação sempre, não é porque você está empregado que não precisa estudar mais, ao contrário, temos que aprender e estudar sempre, tudo muda, e nós também temos que mudar, evoluir e aprender cada vez mais e sobre vários assuntos, assim, estaremos preparados para o que vier;
  • Faça cursos sempre, e se tiver sem dinheiro, não é desculpa, pois tem cursos grátis aos montes, em todos os municípios e até com bolsa, para não perder nenhuma aula;
  • Se puder e é muito aconselhável, faça cursos técnicos e dificilmente você ficará desempregado, também tem vários gratuitos, em quase todas as cidades;
  • Aprenda algo novo sempre, mesmo que no momento não tem nada a ver com a sua função, mas com certeza um dia será útil, vai que surja uma vaga melhor e você está apto? Nunca saberemos quando uma oportunidade bate a nossa porta…
  • Mesmo que a sua função atual não precisa de tecnologia, não se engane, uma hora ela vai bater na sua porta, ou melhor ela vai chegar na sua função e se já estiver preparado, continuará empregado;
  • Pense na frente sempre, não fique estacionado porque você não é poste para não sair do lugar, essa frase minha avó já falava para os meus tios que não queriam estudar, olha como ela era moderna;
  • Aprenda mais de um idioma, sempre vai ser útil e significa promoção, aumento de salário, aquela vaga que você sonha…
  • Nada do que aprendemos é jogado fora, uma hora aquele curso eu você não dava nada por ele vai servir para alguma coisa. Tenho certeza.

Faça uma promessa a você mesmo: Todos os dias leia um jornal, matérias sobre economia, negócios, dicas de investimentos, mesmo que você não vá investir em nada por enquanto, mas o hábito de se informar é viciante, logo, logo, não vai conseguir ficar um dia sem acompanhar as notícias e saber o que está acontecendo no mundo.

O Importante é sempre dar o primeiro passo e verá que tudo fica fácil e vai fazer parte da sua rotina, e nunca mais ficará de fora das rodas de conversas dos amigos e até dos seus superiores.

Respondendo à questão lá de cima: Só vamos conseguir equilibrar essa equação quando tivermos pessoas bem qualificadas para preencher todas as vagas de emprego disponíveis e para isso é preciso dar o primeiro passo: aprender mais e mais. E já existem empresas que disponibilizam cursos e treinamentos para seus funcionários, portanto se na sua tem esse benefício, aproveite.

Tenho certeza de que todos conseguem, a questão é começar.

Uma ótima semana 😊

Selma Cabral  

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

two + eighteen =

Scroll to top
Assine