O que te move?


move

Você é do tipo que acorda de bom humor animado para começar um novo dia?  move

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Ou é do tipo que já acorda com preguiça de sair da cama e quando pensa em encontrar os colegas de trabalho já fica desanimado? Faz tudo no piloto automático?

A maioria das pessoas nunca refletiu sobre isso, faz tudo igual todos os dias e nunca se deu conta ou parou para avaliar se está feliz, se faz as coisas com prazer ou se simplesmente vai empurrando tudo com a barriga e não vê a hora do dia acabar.

Mas pensar sobre isso é muito importante para o nosso bem-estar e nossa saúde mental. E nos faz lembrar que sempre podemos mudar.

Continua após a publicidade

Um bom exercício é tentar lembrar se ao acordar e se preparar para mais um dia fazemos isso de uma maneira automática ou se ao contrário: preparamos um belo café da manhã, não importa se moramos sozinhos ou com a família, sorrimos algumas vezes e ficamos empolgados para mais um dia de trabalho.

Existe uma enorme diferença em fazer as coisas no automático e fazer com alegria. Isso pode nos mostrar que estamos infelizes, que já é hora de mudar, seja de trabalho, de cidade, tem alguma coisa que nos incomoda, porque o contrário quando fazemos o que nos deixa feliz, quando temos aquele brilho no olhar quando pensamos no trabalho e na nossa vida em geral quer dizer que está tudo bem, que estamos exatamente onde devemos estar?

Nem sempre, as vezes estamos nos preparando para dar mais um passo em busca daquilo que queremos e desejamos, e isso não é motivo para nos deixar tristes, chateados e de mal humor e sim nos dar a certeza de que vamos em frente em busca do nosso objetivo não importa o caminho a percorrer.

Eu sempre falo quando faço mentoria que o importante é o resultado final, e acredito muito nisso, se temos um objetivo já é meio caminho andado para alguma coisa, e vamos traçando nossas metas e tudo que temos que fazer para chegar lá. E tanto faz se é aposentar e viver bem e confortável, abrir um negócio, fazer um intercâmbio fora do país, viajar por seis meses ou ter um ano sabático, o que importa na verdade é que esse objetivo ou meta de vida, é o que nos move, é o que nos faz levantar da cama todos os dias e encarar mais um dia, mas não com mal humor, com amargura no olhar, ou pior ainda: tratando mal as pessoas, fazendo um trabalho mal feito, descontando nas outras pessoas todas as nossas frustrações. Isso é péssimo, além do fato de não levar a lugar nenhum, ainda ficarmos conhecidos como mal-humorados, sermos péssimos funcionários ou péssimo patrão se for o caso.

Mas aquela alegria de viver que nos empurra para frente, que nos leva a encarar os problemas sempre com otimismo, bom humor, aquele tesão mesmo para fazer as coisas sabe. Isso é maravilhoso e é disso que falo sempre, abrir aquele sorriso que ilumina o dia de alguém ou o lugar onde chegamos faz toda a diferença para atingir nossos objetivos.

Temos problemas? Sim todos temos. Mas como vamos resolver? O que precisamos fazer?

Essas são as perguntas que devemos fazer diante das dificuldades e ver qual a melhor forma de resolver:

Dicas pessoais que já fiz e sempre funcionam:

  • Primeiro já pegue algumas pastas para deixar tudo organizado, etiquetado e por ordem de prioridade;
  • Coloque tudo no papel;
  • Numere do mais simples ao mais complicado;
  • Resolva os mais simples e as vezes nessa resolução já podemos encontrar algumas soluções para os mais difíceis;
  • Agora os mais difíceis: separe entres esses ao mais fáceis e resolva, ou busque ajuda por exemplo se precisa de advogado, falar com o Gerente do Banco já deixe tudo organizado com os devidos papéis e documentos que já sabe que vai precisar;
  • Os muito mais difíceis com certeza são os vai precisar de ajuda para resolver (a pilha já deve estar bem menos porque na maioria das vezes o problema real é bem maior na nossa cabeça);
  • Caso precise mesmo de um advogado e não puder pagar, recorra a defensoria pública (tem alguns requisitos mas eles atendem super bem e ajudam bastante), se não for o caso, já marque hora e quando for leve a pasta com toda a documentação que claro você já organizou tudo certo?
  • Quando for conversar com o gerente do banco, mesma coisa: leve a pasta com todos os documentos necessários, e tudo mesmo, assim já resolve no dia e não fica documentação pendente;
  • Se for algo com a justiça a mesma coisa:  vá ao departamento indicado, marque horário ou audiência e leve todos os documentos da sua pasta super organizada certo?

Depois que der o primeiro passo para pôr tudo em ordem você verá que é tudo uma questão de planejamento e organização. Se for resolver dívidas e tentar acordos nunca faça um acordo que você não possa pagar ok. Corre o risco de pagar uma ou duas parcelas e não conseguir cumprir, o resultado: volta tudo a estaca zero e ainda perde o que conseguiu pagar. Por isso é muito importe organizar tudo, saber exatamente o que pode e não pode arcar.

Vai por mim que sempre deu certo.

Agora se os seus problemas são insatisfação pessoal, com o trabalho e a profissão eu recomendo fortemente que você repense algumas coisas e faça da mesma forma só que com atitudes:

  • Se conheça bem, e entenda o que está errado com você e o que quer mudar;
  • Anote todas as suas insatisfações, o que te deixa triste e sem vontade (lembra do diário que toda adolescente tem e provavelmente xinga todo mundo quando é contrariada?) esse mesmo, é um exercício de autoconhecimento muito bom, ou se preferir e puder faça terapia;
  • Pense em quais pequenas atitudes você pode tomar para t deixar menos frustrado (a) e anote ou melhor já tome;
  • Se chegar a conclusão que precisa fazer um curso de especialização, já procure;
  • Ou se quer mudar tudo e abrir um negócio também já se planeje, pesquise e veja os caminhos para chegar lá.

Perceberam que tudo na vida tem solução e é muito importante se conhecer muito bem, e isso é um exercício diário, claro que as vezes acontecem coisas que nos magoam e não estão em nosso alcance resolver, mas não precisamos entrar em depressão por isso.

O importante é estarmos de bem com a vida e saber que não existe problema sem solução. E se estivermos dispostos a resolver e mudar nós conseguimos.

E o principal: vamos ser felizes e não ficar o dia todo de mal humor?

Espero que gostem das minhas dicas, e eu uso todas elas e acreditem já resolvi muitos problemas dessa forma.

Uma ótima semana e até a próxima 😊

Selma Cabral

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

Elogie, agradeça e nada além!

Elogie, agradeça e nada além!

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • EXPERT LIFE

    EXPERT LIFE

    Hipnose Clínica. 10% de Desconto para assinantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eight + eight =

Scroll to top
Assine