Os desafios após os 50: Está preparado?


50Quem está ou já passou dos 50 anos fatalmente já pensou em como permanecer no mercado de trabalho, e isso tem uma razão e não é das mais justas porque na hora de cortar despesas, aumentar os lucros, atingir metas invariavelmente vão demitir pessoas com mais de 50 anos. Ter experiência, conhecimento na área, muito tempo de trabalho, nada é levado em consideração, os 50 + viram alvos fáceis.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Devemos encarar como uma perseguição aos mais velhos? Na verdade, não, do ponto de vista da empresa é uma decisão meramente econômica, o famoso corte de gastos, entre elas o plano de saúde por exemplo, é muito mais usado e mais caro também a partir dos 50 anos.

O aumento da expectativa de vida que está diretamente associado à melhoria das condições de vida da população que vive muito mais, juntamente com as condições sociais como por exemplo lugares que possuem uma melhor condição, como taxas mais elevadas de saneamento básico entre as cidades, maior nível de educação, menor índice de violência e poluição, tendem a ter uma expectativa mais duradoura.

Outro fator também é a globalização, o aumento do uso da tecnologia, devemos lembrar que grande parte da população mais velha tem dificuldade do uso da tecnologia, o que ficou claro e demonstrado principalmente na pandemia, o quão é importante dominar seu uso e nas atividades mais simples do dia a dia, dada a rapidez com que podemos resolver vários problemas e atividades em minutos, inclusive uma consulta médica, olha só quanta evolução hein?

Continua após a publicidade

Lógico que não são todas as pessoas mais velhas que encontram dificuldade em usar a tecnologia, pois encontramos muitas que dominam muito bem.

Mas o que podemos fazer para evitar surpresas desagradáveis, ou ficar de fora do mercado de trabalho, ou simplesmente não parecer um ser jurássico por que não entendemos nada de tecnologia?

Temos que continuar estudando, nos qualificando, aprendendo sempre, inclusive faz muito bem para o cérebro, quanto mais aprendemos, exercitamos nossa memória, mais a mantemos ativa.

Ou então podemos nos reinventar e pensar em algo que sempre tivemos vontade fazer e nunca tivemos tempo, ou não era o momento certo. Pode ser aquele curso rápido, um curso de idiomas, de artesanato, o tempo é de se atualizar, e quem puder começar a pensar que chegou a sua vez de colocar os sonhos em prática.

É o momento de pensar em como você quer estar daqui cinco, dez e vinte anos (na verdade o ideal é sempre termos objetivos ao longo da vida, e ter planos para chegar lá), o que preciso fazer para alcançá-los, eu diria que é mais importante, porque não adianta querer e não fazer nada para ter, certo?

Temos que aceitar que a vida é um eterno aprendizado e não viemos nela a passeio, e sim para tirarmos proveito dela, e viver da melhor maneira que podemos, e o que podemos certamente está em nossas mãos e na nossa disposição também.

Eu gosto muito e acho importante aprender a conviver com várias gerações pois cada uma nos ensina coisas diferentes, inclusive a ter mais tolerância, paciência e entender que sempre podemos aprender a levar a vida mais leve.

Ter um propósito de vida também é uma forma de dar sentido a nossa existência. E não importa o que: um trabalho, um hobby, estudar, qualquer coisa que te faça feliz e realizado, e não precisa ser algo para ganhar dinheiro, mas sim algo que nos traga alguma realização. O mais importante é ter um objetivo.

Algo muito importante e que para mim é fundamental é compartilhar, sejam ideias, conhecimentos, sorrisos, amor, momentos bons e ruins também, até porque momentos ruins fazem parte do nosso crescimento, das lições que tiramos e nos direcionam para outros caminhos melhores. Mas só vamos entender e saber disso lá na frente.

Mas para chegar lá na frente é preciso ter atitude agora.

Uma dica que dou é essa:

Faça seus planos, objetivos e metas de pequeno, médio e longo prazo. Anote tudo e guarde, vá acompanhando o que for fazendo, o que já conseguiu realizar, e quando for realizando um sonho, um objetivo, já acrescente outro e assim vá fazendo, às vezes, é bom voltar lá atrás no seu caderninho de desejos e ver quanta coisa conseguiu, e muitas vezes nem lembramos de quanta estrada já percorremos, quantos sonhos já realizados e quantos faltam ainda.

E nunca esqueça de que compartilhar é importante, gratificante. E talvez uma das lições mais bonitas da vida.

Espero que gostem!

Se precisarem de uma ajudinha contem comigo sempre, pois adoro compartilhar e espalhar ideias.

Ótima semana a todos 😊

Selma Cabral

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Como se vestir bem em cada fase da vida

Como se vestir bem em cada fase da vida

estreias

Saiba como os números te ajudam

camisa de time

Camisa de time

É possível emagrecer sem ir à academia?

É possível emagrecer sem ir à academia?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Turismo & Ideias

    Turismo & Ideias

    Treinamentos, Eventos e Consultoria na área de Turismo. 10% de Desconto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezessete =

Scroll to top