Uma das perguntas que mais recebo é: “quero organizar, mas estou perdida, por onde começar?”
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Vou ensinar para você, como começar, continuar e não parar!
O primeiro passo é fazer um planejamento. Pegue papel e caneta (evite usar dispositivos eletrônicos para não se distrair) e faça uma lista de todos os ambientes da sua casa por ordem de prioridade: do que mais te incomoda para o que menos te incomoda. Alguns especialistas indicam começar pelo mais fácil, mas eu acredito que assim é mais provável a pessoa desistir no meio do caminho. Depois de muitos testes com minhas clientes e alunas, confirmei que começar pelo que mais incomoda dá um gás para organizar o restante dos ambientes, uma vez que, você conseguiu vencer o seu maior desafio. Claro que fica a seu critério, comece por onde preferir. Não existe certo ou errado, o importante é organizar!
Depois de definir por qual ambiente você vai começar, faça uma lista de todas as providências que você precisará tomar naquele ambiente: consertar, comprar, trocar ou instalar alguma coisa.
Vou usar o “quartinho da bagunça” como exemplo para ficar mais claro.
Normalmente esses ambientes não possuem móveis adequados e viram um verdadeiro depósito de tralha. Tudo jogado e socado de qualquer jeito. Neste tipo de ambiente, a primeira providência é pensar em que tipo de móvel melhor atende a sua família: armários fechados, prateleiras abertas, estantes, ganchos para pendurar bicicletas, cadeiras de praia etc. Verificar se a iluminação está adequada, se portas e gavetas estão funcionando bem e o que mais achar necessário.
O próximo passo é partir para a ação! Faça uma triagem e separe em 4 categorias: fica, doação, venda e descarte.
Agora você precisa analisar tudo o que ficou, separar em categorias e escolher as melhores formas de armazenamento. Normalmente neste espaço utilizamos muitas caixas organizadoras, mas precisa ser feita uma análise para escolher os tamanhos ideais das caixas. Atenção ao comprar caixas muito grandes, pois pode ficar muito pesado na hora de manusear seus pertences.
Terminada a organização, identifique as caixas e as prateleiras com etiquetas. Será muito mais fácil e rápido encontrar o que você precisa.
Tire fotos do antes e depois e comemore com orgulho seu trabalho!
Agora me conta? Por qual ambiente você vai começar aí na sua casa?
Deixe suas dúvidas aqui nos comentários. Quem sabe não escrevo outro artigo com exemplos sobre o ambiente que mais te incomoda?
Gostou? Compartilhe com uma amiga!
Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários.
Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?
Abraços e até a próxima
Tatiana França
https://linktr.ee/organizeeharmonize
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|
Perfeito Tatiana França! Dicas como sempre maravilhosa e parece tão simples organizar tudo do jeito que você explica.