Quem pensa em empreender sabe que vai enfrentar muitas dificuldades, burocracia, e tantos imprevistos e as vezes na pressa de começar a ganhar dinheiro, não planejam corretamente. Mas para o sucesso do negócio, não basta ter a ideia, o endereço da empresa e quanto vai gastar. Para evitar fechar antes da hora ou mesmo pôr o futuro da empresa em risco é necessário planejar o futuro da empresa e elaborar um bom plano de negócios é fundamental.
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Ele é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e as atitudes do empreendedor, através dele que você vai ter todas as informações do seu ramo de atuação, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e os pontos fortes e fracos do negócio, e tudo isso vai te ajudar a identificar se o seu negócio é viável ou não. Ele permite que você cometa erros no papel e não no mercado. Uma vez que sabemos que quando o negócio estiver funcionando não podemos cometer erros, pois seria fatal.
E ele é importante tanto para quem vai começar como para quem já está no mercado e vai ampliar o negócio por exemplo. Claro que todo esse planejamento não vai ser garantia de sucesso total e nem elimina os riscos, mas ele vai evitar que se cometa erros por falta de análises, e diminuir as incertezas do negócio. E olha quantas vantagens você tem ao fazer o seu plano de negócios:
- Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento.
- Orienta a expansão de empresas já em atividade.
- Facilita a administração do negócio, tanto em seus números, como em estratégias.
- A comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros fica muito mais simples e fácil.
- Captar recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.
Esteja preparado e reserve um bom tempo para preparar o seu plano porque não é uma tarefa fácil, exige muita persistência, comprometimento, pesquisa, muito trabalho e dedicação. Mas com certeza vai valer a pena e facilitar a sua vida de empreendedor.
Itens que não pode faltar no seu plano de negócios:
Sumário Executivo: o nome é difícil e imponente, mas ele contém todos os detalhes sobre o negócio e sua missão, o produto ou serviço que você vai vender, seus diferenciais em relação a concorrência. É uma apresentação clara e objetiva do que é a empresa. Esse item, é sempre melhor deixar por último, apesar de ser o primeiro, mas ao final do seu plano de negócios você já terá todas as informações para fazer esse.
Estudo do mercado, público-alvo, concorrência e nicho de atuação: detalhe qual o seu mercado e nicho de atuação para traçar estratégias e identificar os seus principais concorrentes. Comece fazendo uma pesquisa sobre o mercado e uma análise de concorrência.
Assim é possível entender quais são os pontos fortes e fracos dessas empresas e seus respectivos produtos, quando eu estava na faculdade, o professor sempre pedia para a gente fazer essa pergunta bem simples:
“Por as pessoas comprariam o meu produto e não da concorrência? A resposta pode ser os seus diferenciais de mercado.”
Importante detalhar quem serão os seus clientes, seus hábitos de compra e características do seu público-alvo. Exemplo bem simples: Se você quer vender produtos sustentáveis, ou produtos saudáveis, o seu público pode ser pessoas que apoiam e investem no empreendedorismo sustentável.
Dica: É muito importante fazer uma pesquisa de mercado para ter informações concretas, e não apenas a sua opinião, assim você terá mais clareza sobre a sua área de atuação e o público-alvo.
Planejamento das estratégias de marketing: Pensar na divulgação da sua marca é tão importante quando definir o produto, pois para vender é preciso que os seus clientes saibam que você existe e onde te encontrar, para isso você tem que fazer um plano de divulgação: a famosa propaganda.
De uma maneira bem simples, você pode começar com o que chamamos de os 4 Ps do Marketing que são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Essas informações bem detalhadas, já te dá estratégia de vendas bem embasada para iniciar suas ações para atrair mais cliente
Sabendo o seu público-alvo, você já pode definir as melhores redes sociais para divulgar seus produtos e serviços.
Plano operacional e financeiro: Não existe um bom plano de negócio sem esses dois itens. Ao elaborar o seu, é essencial detalhar toda a parte operacional e financeira da empresa.
Faça uma descrição detalhada do funcionamento do negócio como: Local onde vai funcionar a empresa, seja físico ou virtual, os recursos necessários para começar, tanto matéria prima, fornecedores, equipamentos se for o caso.
Financeiro: Faça uma previsão de faturamento mensal, defina qual a margem de lucro esperada e estabeleça um prazo de retorno dos investimentos iniciais.
Aqui também é importante começar a estruturar o planejamento financeiro da empresa, criar um fluxo de caixa e definir qual o capital de giro necessário para manter o negócio funcionando caso as vendas caiam, ocorra uma crise ou aconteça qualquer eventualidade que possa impactar o orçamento.
Fazer previsões para tudo que possa ocorrer nos próximos meses:
- Sobre o que fazer quando a empresa estiver indo bem;
- Qual caminho seguir caso o cenário não esteja tão positivo quanto o esperado.
Assim, o documento permitirá que você defina ações importantes de curto, médio e longo prazo e esteja preparado para as mais diversas situações.
Lembre-se de que a sua elaboração não é garantia de sucesso, mas representa um grande passo nessa direção.
Revisão e acompanhamento: São etapas que precisam ser realizadas com certa periodicidade, de modo a adaptar as dificuldades ou o crescimento da empresa aos diferentes cenários que surgem.
Como exemplo podemos citar toda a conjuntura econômica do país que sempre passa por mudanças e isso pode ter impacto sobre a empresa.
Assim como se ocorrer alguma mudança na legislação tributária e na forma de recolhimento de impostos sobre determinados produtos, pode ser que essa alteração torne inviável a comercialização daquele produto. Será necessário ajustar o plano de negócios para avaliar que outros produtos podem ser incluídos ou substituídos na sua esteira.
Outro exemplo é no caso de ser preciso de delegar tarefas ou contratar um novo funcionário com o crescimento da empresa. Logo, os custos precisam estar previstos no plano de negócios.
Além disso, pode ser que o seu principal fornecedor deixe de atuar no seu nicho ou que algum concorrente esteja com maior destaque, entre outros fatores.
Revisar o plano de negócios contribui para reduzir riscos, encontrar novas oportunidades e fazer adaptações que orientem os rumos da empresa, de forma a evitar erros que possam ser prejudiciais à organização.
Deu para entender a importância do plano de negócios?
Ele vai ser um mapa da sua empresa e vai te ajudar a tomar decisões baseadas em dados e informações que de fato refletem a realidade do mercado, por isso é muito importante que seja feito com base em estudos e em análises minuciosas do seu nicho de atuação e do seu público-alvo.
Tudo isso significa dizer que não vale inventar dados e sim pesquisar de verdade, afinal a sua empresa será um negócio real e não de mentirinha certo?
Espero que gostem e comecem a entender a importância de planejar todas as suas ações. E caso tenham alguma dúvida, estou à disposição.
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
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