Setembro Amarelo: Como podemos ajudar?


setembro amareloEsse mês a coluna vai estar um pouco diferente.  Muitas pessoas não sabem, mas o mês de setembro foi o mês escolhido porque desde 2003 a OMS instituiu 10 de setembro como o dia mundial da prevenção do suicídio. E nós do 40emais e os nossos colunistas na medida que podem é claro, tentamos dar a nossa contribuição para que possamos evitar que as pessoas em um momento de desespero tentem tirar sua vida. Da maneira que podemos, escrevendo sobre assuntos mais leves, formas de ver a vida e os problemas sob outros ângulos, é sem dúvida uma ótima contribuição.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Acho que todos já ouvimos falar em setembro Amarelo certo?  E para quem não sabe do que se trata é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, esse movimento foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A minha proposta aqui nesse espaço sempre foi falar sobre trabalho, mudanças, sonhos, empreendedorismo, profissões, mas esse mês vamos falar muito sobre formas de deixar a vida mais leve, de tentar ser feliz, de pensar no futuro claro, mas também, sobre como queremos viver o nosso futuro e como podemos nos preparar para termos o futuro que idealizamos, sonhamos e merecemos.

Ter objetivos claros, propósitos de vida também é uma forma que muitas pessoas encontram para dar sentido a sua existência, trabalhos voluntários ajudam e muito porque vendo a dor do outro, percebemos que a nossa não é nada e que existem problemas muito maiores que os nossos, não que os nossos não mereçam atenção, claro que sim, mas quando comparamos com outros, podemos perceber que não está tão ruim assim, e passamos a enxergar soluções que estavam bem diante dos nossos olhos e não percebemos, talvez por estarmos tão próximos e quando nos distanciamos um pouco, passamos e ver que nada é impossível, basta ter força de vontade, abrir a mente para as soluções que elas aparecem.

Continua após a publicidade

Eu costumo falar que é olhar de fora para dentro, sabe, como se o problema fosse de outra pessoa e estamos ajudando a resolver, para algumas pessoas fica mais fácil ter o controle da situação e ajuda a ver melhor, pelo simples fato de só ver o problema, achar a solução e não se envolver emocionalmente com ele. Claro que não é uma regra que se aplica para todos, mas ajuda em determinadas situações.

E como adoro poesia, romances, vou começar com um poema que para mim resume tudo que eu gostaria de falar para vocês. Eu usei na apresentação do meu TCC porque ele resumia tudo que queríamos fazer para as pessoas pensarem e refletir sobre a importância do lazer no do dia a dia, sobre andar com os pés descalços, tomar banho de chuva, e sermos menos estressados, enfim, deixar a vida nos levar de vez em quando.

Esse poema é para mim uma lição de vida, ou melhor de como devemos viver:

“INSTANTES”,

Se eu pudesse novamente viver a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido.
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, Contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata
e profundamente cada minuto de sua vida;
claro que tive momentos de alegria.
Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente
de ter bons momentos.
Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos;
não percam o agora.
Eu era um daqueles que nunca ia
a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um paraquedas e,
se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e estou morrendo. Don Herold.

Espero sinceramente que todos gostem, leiam e tentem fazer da vida algo mais divertido, não levar tudo a ferro e a fogo. Pois o viver bem é exatamente levar a vida com mais leveza e diversão.

Claro que não é fácil, mas o simples fato de tentar já faz diferença, ir aos poucos, um dia de cada vez, fazer alguma coisa diferente um a vez por semana, e ir aumentando, quando perceber já mudou muitas coisas e nem lembrará de como era antes. Que tal tentar fazer isso a partir de agora?

Me conta depois os resultados!!

Ótima semana 😊

Grande abraço

Selma Cabral

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

Como se vestir bem em cada fase da vida

Como se vestir bem em cada fase da vida

estreias

Saiba como os números te ajudam

camisa de time

Camisa de time

É possível emagrecer sem ir à academia?

É possível emagrecer sem ir à academia?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

Scroll to top