Essa semana vou fazer uma pausa e mudar um pouco o assunto dos últimos meses em que venho fazendo uma série de matérias especiais para empreendedores e para quem pretende abrir um negócio e fazer parte desse mundo do empreendedorismo que cada vez mais tem um número maior de adeptos, mesmo que estamos sempre as voltas com a expectativa X realidade, que nem sempre caminham como imaginamos, mas que mesmo assim, nos impulsiona para ir em frente sempre, nos mantém motivados para querer e oferecer o melhor que podemos. setembro amarelo
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
E esse é o assunto que pretendo abordar hoje com vocês: Como a motivação pode ajudar a evitar a depressão e o suicídio – nesse mês que as atenções estão voltadas para esse tema com as campanhas do Setembro Amarelo, como ficou conhecido e para lembrar que todos temos opções, mas as vezes precisamos ter coragem e pedir ajuda.
|
|
Atualmente vivemos uma rotina desafiadora, maluca mesmo em que os compromissos quase não cabem em um dia e sempre temos muitas coisas para fazer, e na maioria das vezes esquecemos de nós mesmos, e que os nossos sonhos parecem cada vez mais distantes da realidade, temos que encontrar alguma força para nos manter focados e motivados.
E como percebemos que estamos apenas cumprindo a agenda? Sem realmente estarmos felizes?
Todas as vezes que fazemos as coisas apenas por fazer, sem o entusiasmo de antes, que vamos apenas levando a vida, sempre que deixamos de fazer as atividades que gostamos e vamos nos isolando, quando sentimos que a disposição e a alegria não são mais as mesmas, é sim um sinal de alerta, é hora de parar e entender por que o que nos motivava antes não está tão bacana agora, parar e nos perguntarmos o PORQUÊ.
O que nos move? O que nos deixa feliz? O que eu quero fazer daqui para a frente e por quê?
Claro que todos nós em algum momento da vida vamos nos sentir desanimados, cansados, achar que falta alguma coisa.
Eu costumo dizer que falta aquele brilho no olho, aquele tesão para realizar alguma coisa, um propósito.
E nessa hora temos que parar, analisar o que está faltando para voltar a ter aquele brilho no olho.
Temos que nos lembrar todos os dias do que nos faz feliz, nos mantém sempre motivados a ir em busca dos nossos sonhos e objetivos.
Obviamente não podemos esquecer que tem dias bons e outros nem tanto, mas precisamos buscar dentro de nós a energia necessária para seguir em frente e manter sempre o brilho no olho.
E se não der e você perceber que as suas atividades atuais não te fazem mais feliz, mude, busque o que vai te fazer bem, sempre, mesmo que tenha que recomeçar quantas vezes forem necessárias.
Com pequenas atitudes no nosso dia a dia podemos nos manter sempre motivadas:
- Nada de querer fazer tudo ao mesmo tempo agora, estabeleça metas possíveis de cumprir, de nada adianta ter metas que sabe que não vai conseguir, coisas impossíveis, não vá no achismo: acho que consigo, talvez dê conta, ao invés disso deixe espaço n sua agente para fazer pequenos mimos para você mesma, e tenha certeza de onde está e para onde quer ir, tudo isso facilita a vida e torna mais simples de alcançar os seus objetivos;
- Não existe nada mais gratificante que fazer o que amamos, então, é importante encontrar a sua paixão, é ela que vai te deixar sempre com mil motivo para correr atrás daquilo que quer, cumprir com suas t\tarefas sempre com um sorriso lindo no rosto e o mais importante de tudo: com o coração transbordando;
- Se você gosta de manter uma rotina, crie uma, mas que saiba que é a melhor para você, aquela que vai te manter focada e com disciplina, assim você saberá que está no caminho certo.
E minha última dica: Mude o cenário de vez em quando, se o seu trabalho permite faça reuniões em um café novo, ou em algum jardim bacana, ou termine tudo mais cedo a vá assistir a um belo pôr do sol: só isso já vai fazer maravilhas por você e te deixar com um bom humor incrível e com a sensação de que tudo vale a pena quando sabemos o que queremos e onde vamos chegar. Os obstáculos, ah são apenas obstáculos: é só contornar e seguir em frente!!
Sei que não é fácil e tudo é um processo, mas vale a pena e claro que se não conseguir você pode pedir ajuda sempre e o importante é saber quando pedir e ser a sua prioridade, esse é o ponto mais importante.
Uma ótima semana a todos!
Grande abraço 😊
Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|