Vai empreender? 5 erros bobos que podem prejudicar o seu negócio


empreender

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Quem vai empreender precisa tomar alguns cuidados. É necessário avaliar o produto ou o serviço que vai oferecer ao seu público, além disso precisa ver se tem algum potencial que o difere dos demais.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Eu gosto de fazer essas perguntas:

  • Qual o meu concorrente próximo?
  • O que o meu produto tem de diferente?
  • Por que as pessoas comprariam meu produto ao invés de continuar consumindo o que já estão acostumados?
premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Dependendo das respostas que tiver, já pode identificar o seu diferencial dos demais. Por exemplo a resposta da pergunta número 3: Se você vai produzir de uma maneira mais sustentável, comprar matéria prima de pequenos produtores, aí já está o seu diferencial. Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a proteção do meio ambiente, com inclusão social, atitudes mais positivas e sustentáveis agrega valor ao seu negócio.

Mas para um negócio ter sucesso é preciso um caminho longo e as vezes não são todos os empreendedores que têm essa paciência, muitos tem a noção equivocada de achar que um negócio teve sucesso da noite para o dia, mas não imagina que ele começou bem antes, a maioria das vezes com poucos recursos, sem local definido, e depois de muito tempo obteve o sucesso tão esperado, mas só o dono sabe o quão difícil e longo foi o seu caminho.

Continua após a publicidade

Empreender é um desafio diário, é preciso estudar sempre, pois precisamos aprender cada vez mais, acompanhar todas as mudanças de mercado, de tecnologia, sempre é tempo para coisas novas e quanto mais preparados e atualizados melhores empreendedores seremos.

É preciso acreditar no que você faz, pois quando gostamos e acreditamos no negócio tudo flui melhor e nossa satisfação pessoal também, e isso reflete em nossa postura, da maneira de trabalhar e até na forma com que tratamos nossa família e amigos.

Temos que assumir muitos riscos, calculados ou não -sim as vezes temos algumas surpresas no caminho, e só vamos saber se tentarmos e não importa quantas vezes, se não deu certo na primeira, tente a segunda, a terceira, o mais importante é aprender com os erros e não desistir por causa deles, tem que acreditar em você mesmo. Tem um exercício muito simples: repita na frente do espelho o que é o seu negócio, como você vai começar, qual a projeção de crescimento, investimento necessário, se você gostar das respostas e ficou entusiasmado, já está pronto para começar, pois quando falar para as pessoas, os amigos ou investidores elas vão sentir o mesmo entusiasmo que você viu na frente do espelho: uma pessoa confiante, que acredita no seu negócio.

Continua após a publicidade

Diante disso é preciso agir para tudo sair como o planejado, porque nada que fica só no papel ou na nossa cabeça tem sucesso. Não tenha pressa, tudo leva tempo e tudo tem seu tempo, o importante aqui é AGIR.

Com o seu produto ou serviço todo pronto e planejado é hora de conhecer o seu cliente: Para quem você vai vender? Se você conhecer muito bem os seus clientes, saber do que eles gostam, dos seus hábitos, poderá oferecer exatamente o que eles querem e precisam.

Algo muito importante que eu mesma costumo levar muito em conta e a maioria dos empreendedores não gostam muito de ouvir são as reclamações dos clientes, eu gosto porque assim dá para identificar onde estão nossas falhar e onde podemos melhorar.

Conhecer a fundo o seu negócio também é outro fator primordial, dessa maneira você pode oferecer um serviço ou produto de excelência, então aprenda tudo sobre ele e faça tudo dentro da sua empresa: da limpeza ao cafezinho, vai que um dia você precise fazer?

Continua após a publicidade

É minha gente vida de empreendedor não é fácil: temos que estar atento a todos os detalhes, todas as mudanças, estar preparado para imprevistos e sempre procurar um diferencial. Vou dar um exemplo bem simples: Salão de cabeleireiro, costumamos falar que tem quase um em cada esquina certo? E por que uns estão sempre cheios e outros não?

Eu conheço um especificamente que quando foi se instalar num bairro, tinha no entorno vários salões, uns até antigos, e muitas pessoas perguntavam: nossa, mas tem tanto salão aqui e você foi escolher esse bairro?

Continua após a publicidade

De repente, o salão se tornou referência porque muitas pessoas trabalham e chegam tarde e não tem tempo durante o dia para ir ao salão de beleza e esse especificamente não tem hora para fechar. Dá para ir tranquilamente depois do trabalho, na hora do almoço, feriados.

Ela descobriu que a maioria das pessoas do bairro não iam regularmente nos salões porque eles fechavam cedo e elas simplesmente não tinham como ir.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

Entenderam como é descobrir um nicho, um diferencial. Eu mesma tenho horários malucos e as vezes preciso fazer tudo em uma hora apenas e ela consegue me atender perfeitamente e olha que nem é no meu bairro, mas o fato dela priorizar as clientes faz toda a diferença. A questão é exatamente o que falamos no começo do texto: observar a concorrência.

São coisas simples que as vezes vai nos levar ao sucesso ou ao fracasso.

Espero que gostem e se tiverem dúvidas ou sugestões estou à disposição.

Boa semana e até a próxima 😊

Selma Cabral

Fotos colunistas selmacabral2 - 40EMAIS

Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

abril

Abril

Sonoridades

Explorando Sonoridades 09 – Giovani Cidreira, Melly, Little Simz, Tassia Reis, Ney Matogrosso & Hecto e Céu

cinemas

Estreias nos Cinemas em 27 de Março

Empreendedor: quanto você deve pagar por um logo?

Empreendedor: quanto você deve pagar por um logo?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • IAP Propaganda

    IAP Propaganda

    Design e Marketing Digital. 20% de Desconto para assinantes.

Receba nossas novidades direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos do 40EMAIS. Cadastre-se!


Crie uma conta grátis para se juntar aos Comentários.

Criar Conta

Já tem uma conta? Faça login

Scroll to top
Assine