Você tem raiva de que ou de quem?


raivaA raiva é um sentimento que uma pessoa pode vivenciar em algum momento  ou em vários momentos da vida. Pode ser resultado de frustrações e decepções. Uma raiva que não é ressignificada nem administrada pode trazer consequências como excesso de ansiedade, depressão, medo, mágoa e rancor.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Quantos de nós não vira ou virou “onça” quando está com “reiva”, como acontece com a Juma Marruá da novela Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi?

Se pensarmos nos motivos que leva a Juma a ter raiva nos deparamos com mortes trágicas na família (pai, mãe e irmãos), adversidades na vida, dificuldades em confiar nos homens por pensar que todos são assassinos.

A referência que Juma tem sobre seres humanos, e principalmente com relação aos homens, é apenas o que ela ouvia da mãe Maria Marruá, pois foi a única mulher que ela teve contato até seus vinte e poucos anos de idade. O inconsciente dela age de maneira totalmente automática e enraizada quando ela se vê em perigo, mas o interessante é que ela também fica com raiva, quando é contrariada, das pessoas que a querem bem e a amam. Ela projeta nestas a raiva que sente pelo responsável pela morte de sua família.

Continua após a publicidade

Quantas vezes ficamos com raiva por algum motivo pessoal ou profissional e descontamos em uma pessoa que não tem nada a ver com a situação? E quando esta raiva vem de traumas do passado que não temos consciência e fazemos o mesmo, ou seja, projetamos em pessoas que nos querem bem ou que querem nos ajudar?

E você já pensou de onde vem a raiva que você pode ter sentido ou sente? Convido você a refletir e pensar que a raiva quando é ressignificada pode ser canalizada para coisas boas. Exemplos disso são pessoas que perdem entes queridos em mortes trágicas e se inspiram para fazer o bem para que outras pessoas não passem pelo que elas passaram.

A consciência nos mostra novas interpretações e novos significados dos fatos que aconteceram no passado e que, muitas vezes, nos assombram por meio da raiva. Por isso a importância da busca continua por autoconhecimento para entender o que nos motiva a agir de determinada forma para que não projetemos nem guardemos essa raiva dentro de nós.

Para saber mais sobre meu trabalho como Terapeuta Sistêmica Familiar, Consteladora Familiar, Autora, Praticante da PNL e Coach, acesse o site:  https://www.elisborsoi.com. Atendimentos online.

Escrevo mais sobre Constelação Familiar e o pensamento sistêmica na minha coluna neste site:  https://40emais.com.br/colunas/elis-borsoi/ . Nela há mais de 50 textos que podem ser acessados gratuitamente.

Fotos colunistas Borsoi elis - 40EMAIS

Elis Borsoi

Terapeuta Sistêmica, Consteladora Sistêmica Familiar com bonecos, Treinadora de Pessoas, Palestrante, Coach e Master Coach em Programação Neurolinguística.

Estréias nos cinemas em 21 de Novembro

Estréias nos cinemas em 21 de Novembro

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Empreendedor: transforme estratégia em ação com o Plano Operacional

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Por que os homens deixaram de usar chapéu?

Você quer dias melhores?

Você quer dias melhores?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Tabata Rubbo

    Tabata Rubbo

    Personal Trainer. 10% de Desconto para assinantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fourteen − 7 =

Scroll to top
Assine