Mudar comportamentos não é algo fácil, pois exige autoconhecimento, consciência e principalmente conhecimento e aceitação de situações que, muitas vezes, estão ocultas em um sistema familiar. vida
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Muitas pessoas me perguntam: “Elis, ter consciência dos fatos é suficiente para mudar uma situação?” A minha resposta é: “Depende.”.
Se uma pessoa tem dificuldade em aceitar ganhar muito dinheiro por fidelidade ou lealdade sistêmica aos pais que receberam pouco dinheiro ao longo da vida, quando ela tem consciência disso ela pode internalizar dentro dela o sentimento de aceitação e gratidão por ter esse dinheiro sem o peso de achar que não merece receber porque seus pais não tiveram. Se ela não conseguir fazer isso sozinha ela pode buscar a Constelação Familiar para fazer movimentos sistêmicos de acordo com a origem desta questão.
Se uma pessoa quer ser a salvadora da família fazendo tudo para todos e se esquecendo de cuidar dela mesma, na maioria das vezes, não basta falar para essa pessoa que esse comportamento não está sendo saudável para ela. Apesar dela ter consciência disso, há algo mais forte que a impede de mudar tais comportamentos. A Constelação Familiar pode mostrar de onde vem isso, o que a motiva para agir assim. Ela pode estar vinculada de maneira doentia a algum familiar que a impede de olhar para vida em sua plenitude.
Se uma pessoa aceita ser machucada emocionalmente por alguém, é importante olhar para isso e dizer “não” para esse indivíduo para que não a machuque, mas muitas vezes é necessário se fortalecer com seu sistema familiar para ter essa coragem, pois é realmente uma decisão desafiadora de se tomar.
Em uma Constelação Familiar o indivíduo que está sendo constelado, tem a oportunidade de colocar luz onde não conseguia ver, ou seja, de colocar mais consciência naquele sistema. Desta forma consegue ressignificar e/ou conhecer fatos e dar novas interpretações a eles. Assim, proporciona movimentos no seu sistema familiar e consequentemente mudanças e fortalecimento deste sistema.
Logo, ter consciência dos fatos, internalizar novos pensamentos e emoções, promover movimentos sistêmicos, ressignificar e mudar comportamentos são algumas ações que podem ser feitas para mudanças na vida e a Constelação Familiar, bem como a Terapia Sistêmica têm papeis fundamentais nestes aprendizados.
Para saber mais sobre meu trabalho como Terapeuta Sistêmica, Consteladora Familiar com bonecos, Autora, Praticante da PNL e Coach, acesse o site: https://www.elisborsoi.com. Atendimentos online.
Escrevo sobre Constelação Familiar e o pensamento sistêmico na minha coluna: https://40emais.com.br/colunas/elis-borsoi/. Nela há dezenas de textos que podem ser acessados gratuitamente.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|